A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO E COLÉGIO OBJETIVO. Espelhos esféricos são superfícies refletoras que têm a forma de calota esférica. São côncavos se a superfície refletora for.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO E COLÉGIO OBJETIVO. Espelhos esféricos são superfícies refletoras que têm a forma de calota esférica. São côncavos se a superfície refletora for."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO E COLÉGIO OBJETIVO

2 Espelhos esféricos são superfícies refletoras que têm a forma de calota esférica. São côncavos se a superfície refletora for a parte interna, ou convexos, se a superfície refletora for a parte externa."

3 Raios paralelos ao eixo principal convergem para o ponto chamado foco. Raios paralelos ao eixo principal divergem com prolongamento em direção ao ponto chamado foco.

4 1.Quando o objeto está além do centro C: A imagem é real, menor que o objeto, invertida e situada entre centro C e foco F.

5 2.Objeto sobre o centro C: A imagem é real, do mesmo tamanho que o objeto, invertida e situada sobre o centro C.

6 3.Objeto está entre o centro C e o foco F: A imagem é real, maior que o objeto, invertida e situada além do centro C.

7 4.Objeto está sobre o foco F: A imagem é imprópria. Teoricamente a imagem se forma no infinito, com tamanho infinitamente maior que o objeto.

8 5.Objeto está entre o foco F e o vértice: A imagem é virtual, maior que o objeto, direita e situada atrás do espelho.

9 1.Objeto diante de um espelho convexo: A imagem é virtual, menor que o objeto, direita e situada entre o foco e o vértice (atrás do espelho).

10 Espelho Côncavo Imagem real Menor, Igual ou Maior Invertida Imagem virtual Maior Direita Espelho ConvexoImagem virtualMenorDireita Observe o resumo da teoria: R

11 1. Pretende-se acender um cigarro, concentrando-se a luz solar através de um espelho esférico. a) O espelho deve ser côncavo ou convexo? b) Onde deve ser colocada a ponta do cigarro que se quer acender? 2.Em grandes lojas e supermercados, utilizam-se espelhos convexos estrategicamente colocados. Por que não se utilizam espelhos planos ou côncavos? 3. Vários objetos que apresentam uma superfície polida podem se comportar como espelhos. Diga se cada um dos objetos seguintes se comporta como espelho côncavo ou convexo, convergente ou divergente: a) Superfície interna de uma colher. b) Bola de árvore de Natal. c) Espelho interno do farol de um automóvel.

12 4. Constrói-se um farol de automóvel utilizando um espelho esférico e um filamento de pequenas dimensões que pode emitir luz. a) O espelho utilizado é côncavo ou convexo? b) Onde se deve posicionar o filamento? 5.Para examinar o dente de uma pessoa, o dentista utiliza um pequeno espelho (como você já de deve Ter visto). Esse espelho permite que o dentista enxergue detalhes do dente (imagem ampliada e direta). Tendo em vista essas informações, responda: a) O espelho deve ser plano, côncavo ou convexo? b) A distância do dente ao espelho deve ser maior ou menor que a sua distância focal? 6.Qual a principal diferença entre a imagem formada por um espelho plano e a imagem formada por um espelho esférico? 7.Um indivíduo encontra-se em frente de um determinado espelho e observa a sua imagem diminuída e direita. Qual é este espelho?

13 8. Complete: a) Quando você olha para um espelho esférico e vê seu rosto aumentado, isso ocorre porque o rosto se encontra b) Quando você olha para um espelho esférico e vê seu rosto diminuido e de cabeça para baixo, isso ocorre porque o rosto se encontra Um objeto luminoso de 4cm de altura encontra-se diante de um espelho esférico côncavo, de raio de curvatura R = 40cm. Determine as características da imagem conjugada e o aumento linear transversal: a) quando o objeto se encontra a 60cm do espelho; b) quando o objeto se encontra a 40cm do espelho; c) quando o objeto se encontra a 30cm do espelho; d) quando o objeto se encontra a 10cm do espelho;

14 11.Deseja-se formar, através de um espelho, a imagem de um objeto luminoso sobre uma tela. A distância do objeto à tela é de 5m; a distância do objeto ao espelho deve ser igual a 15cm e a altura do objeto é de 2cm. a) Determine o tipo de espelho e sua distância focal; b)O tamanho da imagem e identifique sua natureza. 10.Um espelho esférico convexo tem raio de curvatura 60cm. A 30cm do vértice do espelho, coloca-se um objeto luminoso de 10cm de altura. Determine as características da imagem conjugada pelo espelho e o aumento transversal.

15 1.a) Côncavo: concentra o raio de luz num ponto chamado foco. b) No foco. 2.O espelho convexo fornece imagem menor, direita e um campo visual maior que os espelhos côncavos e planos. 3.a) Espelho côncavo. b) Espelho convexo. c) Espelho côncavo. 4.a) Côncavo: os raios de luz provenientes da fonte, que deverá estar no foco, deverão sair paralelos. b) No foco: raios que passam pelo foco saem paralelos. 5.a) Côncavo: os raios de luz provenientes da fonte, que deverá estar no foco, deverão sair paralelos. b) No foco: raios que passam pelo foco saem paralelos. 6.O espelho plano sempre fornecerá imagem direita e de mesmo tamanho que o objeto. Isto não acontece com o espelho esférico. 7. Espelho convexo.

16 8.a) O rosto deve estar entre o foco e o vértice do espelho. A imagem direita e maior é virtual e é fornecida pelo espelho côncavo. b) O rosto está além do centro de curvatura. A imagem será invertida, menor e situada entre o centro de curvatura e o foco. 9.a) imagem invertida e metade do tamanho do objeto: b) imagem invertida e de mesmo tamanho: c) imagem invertida e duas vezes maior que o objeto: d) imagem direita e duas vezes maior que o objeto : 10. imagem direita e metade do tamanho do objeto: 11. a) Espelho côncavo: b) imagem real


Carregar ppt "CURSO E COLÉGIO OBJETIVO. Espelhos esféricos são superfícies refletoras que têm a forma de calota esférica. São côncavos se a superfície refletora for."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google