A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leis da Reflexão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leis da Reflexão."— Transcrição da apresentação:

1 Leis da Reflexão

2 Propriedades das Imagens em Espelhos Planos
Simetria Reversão Naturezas Opostas Objeto e Imagem – Mesmo Tamanho e Velocidades

3 Ex. 1: Um raio de luz incide no ponto I um espelho plano e, após a reflexão, passa pelo ponto P. Determine o ângulo de incidência:

4 Campo Visual O O’

5 Campo Visual O H H O’

6 Campo Visual Ponto Cego Campo Visual

7 Ex. 2: Maria posiciona-se num ponto A diante de um espelho plano
Ex. 2: Maria posiciona-se num ponto A diante de um espelho plano. Por reflexão no espelho Maria consegue ver a imagem de Pedrinho posicionado no ponto B? H H

8 Ex. 3: Quais dos Objetos abaixo o Observador “A” não pode visualizar por meio do espelho plano?
c d e f g H

9 ELEMENTOS Eixo Secundário (ES) Raio de Curvatura do espelho (R)
Plano Focal (PF) Abertura do Espelho () Eixo Principal (EP) Foco (f) Centro de Curvatura (C) Vértice (V) c Espelho Esférico

10 Resumo f V C Côncavo

11 Resumo f V C Convexo

12 Objeto Antes do Centro de Curvatura
FORMAÇÃO DE IMAGENS f V C Côncavo Objeto Antes do Centro de Curvatura Invertida; Real; Menor

13 Objeto sobre o Centro de Curvatura
FORMAÇÃO DE IMAGENS f V C Côncavo Objeto sobre o Centro de Curvatura Invertida; Real; Igual

14 Objeto entre Foco e Centro
FORMAÇÃO DE IMAGENS f V C Côncavo Objeto entre Foco e Centro Invertida; Real; Maior.

15 FORMAÇÃO DE IMAGENS Objeto sobre o Foco Não Ocorre Formação de Imagem
V C Côncavo Objeto sobre o Foco Não Ocorre Formação de Imagem Imagem Formada no infinito!

16 Objeto entre Foco e Vértice
FORMAÇÃO DE IMAGENS f V C Côncavo Objeto entre Foco e Vértice Direita; Virtual; Maior.

17 FORMAÇÃO DE IMAGENS Sempre!!
V C Convexo Uma Imagem virtual NUNCA pode ser projetada!!! Direita; Virtual; Menor; Sempre!!

18 Ex. 4: (UFRS) A imagem de um objeto real, formada por um espelho convexo, é sempre real, invertida e maior do que o objeto. rela, direita e menor do que o objeto. real, direita e maior do que o objeto. virtual, invertida e maior do que o objeto. virtual, direita e menor do que o objeto.

19 Ex. 5: (UECE) Um pequeno objeto é colocado perpendicularmente sobre o eixo principal e a 12cm do vértice de um espelho esférico côncavo, cujo raio de curvatura é 36cm. A imagem conjugada pelo espelho é: real, invertida e maior que o objeto b) virtual, direita e maior que o objeto c) virtual, direita e menor que o objeto d) real, invertida e menor que o objeto

20 Ex. 6: a) 0,30m. b) 0,15m. c) 0,45m. d) 0,60m. e) infinita.
(UFV) Um espelho esférico, cujo raio de curvatura é igual a 0,30m, tem sua face côncava voltada na direção do Sol. Uma imagem do Sol é formada pelo espelho. A distância dessa imagem até o espelho é: a) 0,30m. b) 0,15m. c) 0,45m. d) 0,60m. e) infinita.

21 Ex. 7: 2 cm. b) 3 cm. c) 4 cm. d) 5 cm. e) 6 cm.
(Mackenzie) Um objeto real é colocado sobre o eixo principal de um espelho esférico côncavo a 4cm de seu vértice. A imagem conjugada desse objeto é real e está situada a 12cm do vértice do espelho, cujo raio de curvatura é: 2 cm. b) 3 cm. c) 4 cm. d) 5 cm. e) 6 cm.

22 Refração da Luz Ocorre toda a vez que a luz atravessa a superfície de dois meios transparentes! N Ar Vidro Altera a Velocidade Muda de Direção!

23 Refração da Luz N ^ i Ar Vidro ^ r Ângulo de Ângulo de Incidência
Desvio do Raio

24 Índice de Refração Absoluto
A redução da velocidade da luz pode ser mensurada. Índice de Refração Absoluto Velocidade da Luz c = km/s É a velocidade máxima que a luz pode atingir! Índice de Refração Absoluto c ___ n = v Só é atingida no vácuo! Consideramos também no ar! Velocidade que a luz vai desenvolver no meio O índice de refração absoluto indica o grau de DIFICULDADE encontrado pela luz para propagar-se em um novo meio transparente e homogêneo.

25 Índice de Refração Relativo
^ r ^ Vidro Ar V2, 2 , f n1.sen(i) = n2.sen(r)

26 Refringência s n1 < n2 N ^ i ^ r Ar (1) Água (2)
O ângulo de refração é menor; A velocidade da luz é menor; O comprimento de Onda é menor; A refringência é maior; A frequência é constante!

27 Refringência s n1 < n2 N ^ r ^ i Ar (1) Água (2)
O ângulo de refração é maior; A velocidade da luz é maior; O comprimento de Onda é maior; A refringência é menor; A frequência é constante! r ^ i ^ Ar (1) s Água (2)

28 Refringência s n1 < n2 ou n1 > n2 N A frequência é constante!
Sendo uma incidência perpendicular, não podem ser feitas afirmativas! Ar (1) s Água (2) A frequência é constante!

29 Ex. 8: (UFF) Um raio de luz monocromática atravessa três meios ópticos de índices de refração absolutos n1, n2 e n3,  conforme a figura: Sendo paralelas as superfícies de separação do meio 2 com os outros dois meios, é correto afirmar que:         a) n1 > n2 > n3       b) n1 > n3 > n2       c) n2 > n3 > n1       d) n2 > n1 > n3       e) n3 > n1 > n2   

30 Ex. 9: (PUC) Um raio de luz, proveniente do vácuo, incide sobre a superfície de um bloco de material transparente com ângulo de incidência de 60°. Sendo o índice de refração absoluto do material de que é feito o bloco igual a 3, o ângulo formado entre os raios refletidos e refratado, vale: a) 120° b) 45° c) 75° d) 60° e) 90°  

31 Ex. 10: (Fatec-SP) Na figura, um raio de luz monocromático se propaga pelo meio A, de índice de refração 2. Com base nessas informações, determine o índice de refração do meio B. Dados: sen37º = 0,60 e sen53° = 0,80 Devemos concluir que o índice de refração do meio B é: a) 0,5. b) 1,0. c) 1,2. d) 1,5. e) 2,0.


Carregar ppt "Leis da Reflexão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google