A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrutura do Olho Humano: O cristalino funciona como uma lente convergente que, aumentando ou diminuindo sua espessura (acomodação visual), tenta projetar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrutura do Olho Humano: O cristalino funciona como uma lente convergente que, aumentando ou diminuindo sua espessura (acomodação visual), tenta projetar."— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura do Olho Humano: O cristalino funciona como uma lente convergente que, aumentando ou diminuindo sua espessura (acomodação visual), tenta projetar as imagens sobre a retina.

2 Ponto Remoto (PR): Distância máxima que uma pessoa consegue enxergar com nitidez. Para uma pessoa com visão normal, o PR é o infinito. Ponto Próximo (PP): Distância mínima que uma pessoa consegue enxergar com nitidez. Para uma pessoa com visão normal, o PP é de aproximadamente 15 cm.

3 Olho Emétrope: É o olho com visão normal. No olho emétrope, as imagens são projetadas sobre a retina sem o auxílio de lentes corretivas.

4 Vergência ou Convergência de uma lente (C): São os graus das lentes. Seu valor corresponde ao inverso do valor da distância focal. Se a lente for convergente, f > 0. Se for divergente, f < 0. A unidade de vergência no SI é a dioptria (di), desde que a distância focal esteja em metros.

5 Exemplos: Lente convergente de distância focal 10 cm: Lente divergente de distância focal 20 cm:

6 Defeitos de Visão: a) Miopia: Dificuldade de enxergar com nitidez objetos distantes. As imagens são projetadas antes da retina. A correção é feita com lentes divergentes (vergência negativa).

7 b) Hipermetropia: Dificuldade de enxergar com nitidez objetos próximos. As imagens são projetadas atrás da retina. A correção é feita com lentes convergentes (vergência positiva).

8 c) Presbiopia (vista cansada): Dificuldade de enxergar com nitidez objetos próximos devido à idade (o cristalino perde seu poder de acomodação visual). As imagens são projetadas atrás da retina. A correção é feita com lentes convergentes (vergência positiva).

9 d) Astigmatismo: Dificuldade de enxergar com nitidez objetos próximos e/ou distantes devido a irregularidades na curvatura da córnea. Os raios de luz são direcionados para mais de um ponto. A correção é feita com lentes cilíndricas.

10 Atividades (pág. 251): 01. Lente convergente. Sua função é projetar as imagens sobre a retina. 02. É a capacidade que o cristalino possui de mudar a curvatura de suas faces para que as imagens sejam projetadas sobre a retina. 03. Reais, pois são projetadas.

11 04. Ponto remoto: distância máxima que uma pessoa consegue enxergar com nitidez. Ponto próximo: Distância mínima que uma pessoa consegue enxergar com nitidez. 05. Lupa: lente convergente. Logo, o amigo pode ter hipermetropia ou presbiopia.

12 Em Casa (pág. 252): 01. a) Miopia, pois tem dificuldade de enxergar objetos distantes. b) Divergentes, para afastar as imagens e posicioná-las sobre a retina. c) PR = 60 cmPP = entre 8 cm e 10 cm

13 d) Para um emétrope, o ponto remoto encontra-se a longas distâncias, e o ponto próximo, a cerca de 15 cm. e) Hipermetropia, que é corrigida com lentes convergentes. f) No míope, a imagem se forma antes da retina. No hipermétrope, atrás da retina.

14 Alternativa c Alternativa b Miopia Normal (emétrope) Hipermetropia ou presbiopia Alternativa e


Carregar ppt "Estrutura do Olho Humano: O cristalino funciona como uma lente convergente que, aumentando ou diminuindo sua espessura (acomodação visual), tenta projetar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google