A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIDADE III ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR. A Evolução do Desenho Infantil Compreender as fases do desenho infantil relacionando-as com a evolução do desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIDADE III ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR. A Evolução do Desenho Infantil Compreender as fases do desenho infantil relacionando-as com a evolução do desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1 UNIDADE III ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR

2 A Evolução do Desenho Infantil Compreender as fases do desenho infantil relacionando-as com a evolução do desenvolvimento humano é fundamental para o profi ssional da Educação Infantil. Seu entendimento colabora para a elaboração de atividades específicas e o respeito às capacidades de expressão do aluno. Para Read (1958), a criança exprime-se desde o nascimento. Começa com desejos instintivos e, já nas primeiras semanas da sua vida, podem ser distinguidas expressões cujo único objetivo é exteriorizar um sentimento mais generalizado, como o prazer, ansiedade ou raiva. Essa expressão é chamada expressão livre, mas que não corresponde a dizer que a expressão livre é expressão artística.

3 Desenvolvimento Emocional O grau de desenvolvimento emocional está relacionado com a intensidade com que o autor se identifica com sua obra.

4 Desenvolvimento Intelectual É geralmente apreciado na compreensão gradativa que a criança tem de si própria e do seu meio. O conhecimento, que está ativamente à disposição da criança quando desenha, demonstra seu nível intelectual. Os desenhos são utilizados como um indício da capacidade mental da criança, principalmente quando os meios verbais de comunicação não são adequados. Uma criança de cinco anos, que desenhe um homem, apenas com cabeça e pernas, não está, intelectualmente, tão desenvolvida quanto aquela que também inclua o corpo e outras características.

5 Desenvolvimento Físico No trabalho criador de uma criança, o desenvolvimento físico manifesta-se em sua capacidade de coordenação visual e motora, na maneira como controla seu corpo, orienta seu traço e dá expressão às suas aptidões. Essas mudanças podem ser facilmente observadas nas crianças em sua fase de garatujas, quando os traços no papel mudam de rabiscos à toa para um garatujar controlado, dentro de um prazo de tempo relativamente curto

6 Desenvolvimento Social Pode ser facilmente apreciado em seus esforços criadores. Os desenhos e as pinturas refletem o grau de identificação da criança com suas próprias experiências e com as de outros indivíduos. De fato, o primeiro contorno reconhecível no desenho de uma criança é, geralmente, o de uma pessoa. À medida que a criança cresce, sua arte vai refletindo sua conscientização do meio social em que vive

7 Desenvolvimento Estético É freqüentemente considerado um ingrediente básico de qualquer experiência artística. A estética pode ser definida como sendo o meio de organizar o pensamento, a sensibilidade e a percepção, numa expressão que comunica a outrem esses pensamentos e sentimentos.

8 Desenvolvimento Criador Tem início logo que a criança traça os primeiros riscos; e o faz inventando suas próprias formas e pondo nelas algo de si própria, de um modo que lhe é peculiar. As crianças não precisam ser habilidosas para serem criadoras, mas, em qualquer forma de criação, existem graus de liberdade emocional: liberdade para explorar e experimentar, e liberdade para envolver-se, emocionalmente, na criação.

9 Alfabetização Visual – Análise dos Elementos Formais e Contexto Social O ponto A linha A forma Direção Tom Movimento Cor Textura Escala Dimensão

10 A Imagem na Mídia, Artes Visuais e o Universo Escolar e a Produção de Estereótipos As mídias nos colocam próximos de culturas e conhecimentos que estão fisicamente bastante distantes de nós e possibilitam a divulgação de informações. Ao mesmo tempo, da forma como são mostradas, a diversidade e a realidade devem ser objeto de crítica e abordagem em sala de aula.

11 Questões para estudo na próxima aula: Descreva a diferença entre arte popular e arte erudita. Explique a diferença entre arte e artesanato.


Carregar ppt "UNIDADE III ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR. A Evolução do Desenho Infantil Compreender as fases do desenho infantil relacionando-as com a evolução do desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google