A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tânia Franck Garcia- SOE/2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tânia Franck Garcia- SOE/2009"— Transcrição da apresentação:

1 Tânia Franck Garcia- SOE/2009
- LIMITES - DELIMITADORES DA TAREFA ESCOLAR Na relação dos pares educativos: Professor / Aluno; Pais / Filhos; Família / Escola Tânia Franck Garcia- SOE/2009

2 Professor / Aluno Limite de restrição N Ã O

3 Professor / Aluno Todos podem aprender!? S I M

4 Professor / Aluno Dar e tomar competência relacional
O brincar é ação indispensável para que a criança aprenda a viver Dar e tomar competência relacional

5 não são sempre iguais, e não são para sempre.
Limites de restrição não são sempre iguais, e não são para sempre.

6 A educação é arte, cuja prática necessita ser aperfeiçoada por
várias gerações. KANT, I. .

7 Família - mundo Aprendizagem Escola

8 Qual é o meu limite? Qual é o seu limite? Os terrenos avizinham-se, mas não são o mesmo. É preciso haver respeito mútuo.

9 A cegueira do conhecimento: o erro e a ilusão

10

11 Professores pensam que alunos são adultos, mestres, sabedores.
Alunos pensam que o professor é da turma, da galera. Alunos desrespeitam a autoridade do professor. Professores e alunos ficam mais próximos.

12 Vivemos uma crise de autoridade e
F R O N T E I A S Vivemos uma crise de autoridade e de autores; de pensamento e de ação; de responsabilidade; de compromisso...

13 F R O N T E I A S Também vivemos a possibilidade de nos aproximarmos; de nos ajudarmos; de nos entendermos em nossa igualdade humana e em nossa diversidade pessoal, cultural, e histórica.

14 LIMITE DE SUPERAÇÃO

15 De idade, de tempo, de espaço, de habilidades e outros... L I M T E S
M SUPERADOS: De idade, de tempo, de espaço, de habilidades e outros...

16 É preciso, também, criar marcas a serem superadas.

17 ...mas é muito chato !!! Todo mundo tem!!! ...eu quero agora!
Linha que marca o fim de uma extensão – superação. ...mas é muito chato !!! Todo mundo tem!!! ...eu quero agora! Geração Delivery

18 A criança explica o adulto
Limite que pode... inspirar confiança: A criança explica o adulto

19 Que tempo eu tenho de Educar?

20 Depois eu vejo... Depois eu faço... Depois te ligo...
Depois te pego... Depois eu faço... Depois eu vejo...

21 Novos Tempos... Nova Organização da Família Modelo... TV Tempo Sossego

22 A criança se constrói Em/na relação
Funcionamento Família...cada um tem uma!

23 Funcionamento Família...cada um tem uma!

24 A modernidade líquida em que
vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos – um amor líquido. A insegurança inspirada por essa condição estimula desejos conflitantes de estreitar esses laços e ao mesmo tempo mantê-los frouxos BAUMAN, Z. 2004

25 determinam a construção
O Eu e o Outro e suas diferenças e inter-relações determinam a construção do Eu e das aprendizagens wallon

26 QUEM ORGANIZA? QUEM Laura Monte Serrat Barbosa
QUEM DÁ AS REFERÊNCIAS? QUEM ORGANIZA? QUEM Laura Monte Serrat Barbosa

27 Construção da identidade

28 Expectativa da escola .

29 Tempo...atenção... Currículo Burocracia Sistema Desconhecimento
Estresse Desinteresse Planejamento Currículo Tempo...atenção...

30 A sala de aula é um espaço democrático

31 Queixa CULTO AO “LAUDO”!

32 APRENDIZAGEM “Aprender é apropriar-se da linguagem; é historiar-se, recordar o passado para despertar-se ao futuro; é deixar-se surpreender pelo já conhecido. Aprender é reconhecer-se, admitir-se...Crer e criar. Arriscar-se a fazer dos sonhos textos visíveis e possíveis..” Alícia Fernandéz, 2001.

33 Agir expressivamente favorece as aprendizagens

34 ESCUTA...ATENÇÃO! As crianças sofrem de falta de
atenção por não receberem atenção! Dr. Outeiral, 2003 ESCUTA...ATENÇÃO!

35 As crianças sofrem de falta de atenção por não receberem atenção. Dr
As crianças sofrem de falta de atenção por não receberem atenção! Dr. Outeiral, 2003

36 “Cuidado...seu filho pode acreditar em você” Nathaniel

37 LIMITEs Um organizador

38 O limite que despotencializa é diferente do limite que organiza.

39 Auto-estima é um sentimento desenvolvido durante toda a vida
e decorrente da qualidade das relações interpessoais que a pessoa estabelece

40 Os sentimentos constituem se a partir das relações afetivas que a criança estabelece

41 A falta de limites gera dificuldades COM a aprendizagem

42 A criança precisa acreditar em si mesma para aprender

43 Uma avaliação criativa
Avaliar para intervir Intervir para modificar Uma avaliação criativa

44 possibilidade de poder construir e reconstruir pessoas e formas
Ser professor é viver a possibilidade de poder construir e reconstruir pessoas e formas diferentes e competentes de viver e conviver. Isabel Parolin

45 Educar é um ato de amor e dedicação e requer tempo e disponibilidade.

46 Quem tem tempo de educar?


Carregar ppt "Tânia Franck Garcia- SOE/2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google