A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Emergências e Desastres

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Emergências e Desastres"— Transcrição da apresentação:

1 Emergências e Desastres
Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Profa. Dra. Ariane Kuhnen Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Psicologia Laboratório de Psicologia Ambiental Dimensões físicas e humanas de um evento Relação Sociedade - Natureza/Pessoa - Ambiente Sustentabilidade planetária e os Modelos de desenvolvimento Vulnerabilidades da sociedade

2 Mas afinal o que é um desastre?
Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Mas afinal o que é um desastre? SITUAÇÃO PERIGOSA DESASTRE Construção social COMPORTAMENTO E COMPREENSÃO DO LUGAR IMPLICAÇÕES PARA AS TAREFAS DE DESENHO TREINAMENTO EDUCAÇÃO

3 Trabalha-se com abordagem
Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Perigos potenciais (emergências silenciosas) Proposta teórico-metodológica - Psicologia Ambiental (PA) PA estuda a relação recíproca entre pessoas e ambientes naturais e construídos. Trabalha-se com abordagem multi-teórica, multi-método e em vários contextos

4 Associar duas linhas de investigação:
Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade Proposta teórico-metodológica - Psicologia Ambiental Associar duas linhas de investigação: Percepção Ambiental de Riscos e Comportamento Humano Orientação integradora entre níveis de explicação psicológico e social

5 Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade
Definição de Percepção Percepção consiste na captação, seleção e organização das modificações ambientais, orientada para uma tomada de decisão que torna possível uma ação inteligente (i.é dirigida a um fim) e que se expressa por ela. É a base para conhecer a Percepção Ambiental

6 As contribuições do enfoque ecológico da Percepção Ambiental
Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade As contribuições do enfoque ecológico da Percepção Ambiental A Percepção é função, mais ou menos imediata do ambiente. O significado não está na pessoa mas no ambiente percebido, devido a estrutura ecológica deste. O ecológico compõe-se de aportes recíprocos entre o indivíduo, o ambiente social e o ambiente físico. A exploração ativa do organismo faz com que a pessoa perceba propriedades (ou ofertas) do ambiente. Perceber as ofertas do ambiente é perceber como interagir com ele. Ou seja, o que tem que ser feito, como agir em um determinado ambiente. O problema perceptivo não é então determinar o que tem dentro da cabeça das pessoas mas onde está a cabeça, em que lugar ecológico.

7 Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade
Percepção Ambiental A Percepção do Ambiente adquiri-se ao mesmo tempo que se atua e, modifica-se em função dos resultados da atuação. Percepção Ação modificação O que leva à mudanças de Percepção do Ambiente depende do balanço entre perdas e benefícios advindas da modificação.

8 Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade
Percepção Ambiental Portanto Percepção Ambiental surge das intenções modificadoras que empregamos sobre o Ambiente. Esta ação esta carregada de afetos. Estão juntos neste processo tanto aspectos cognitivos quanto emocionais. Ou seja, interpretação e avaliação não estão separados nos processos de Percepção Ambiental seja da qualidade ambiental, da estética do ambiente ou do Risco Ambiental.

9 Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade
Percepção de Risco Ambiental Dificuldade de definição do que seja um risco, Não é possível chegar a uma idéia objetiva e consensual, Não é um mero estímulo físico objetivo, se trata de uma construção social, portanto subjetiva e multidimensional. Enquanto processo se mantém imbricado a ele atitudes, valores, crenças, sentimentos, normas etc influenciando na forma de entender o risco. Portanto tanto o conteúdo como o processo da percepção de risco é de natureza social. Qualifica-se então como uma percepção social, já que se está tratando de juízos, atribuições, memória, emoção, motivação, categorização.

10 Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade
Percepção de Risco Ambiental É uma percepção complexa, que excede a aprendizagem de probabilidades pois intervém dados cognitivos acerca da fonte de risco, dados espaço-temporais e muitos fatores pessoais, de experiência e motivação. As certezas individuais relativas ao estado do meio ambiente condicionam a percepção dos riscos ambientais.

11 Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade
Percepção de Risco Ambiental A Percepção de Risco é composta de fatores que influenciam as pessoas a se darem conta dos riscos e serem conscientes da vulnerabilidade da sociedade. Devido à ciência não ter alcançado um grau satisfatório de influência sobre os conhecimentos da sociedade, o que se tem é um público que não sabe avaliar o risco. A percepção de risco vai determinar cuidados/cautelas sobre a vida.

12 Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade
Para que serve este tipo de estudos psicológicos? Estudar o conjunto de características das pessoas ou grupos e ambientes em termos de sua capacidade de antecipar, lidar com, resistir e recuperar-se do impacto dos perigos, considerando contexto de gênero, tempo, espaço e escala. Ter a disposição um conjunto de fatores que influenciam a preparação e as respostas no ciclo geral de desastres. Possibilitar a relação entre percepção de risco e capacidade de reação

13 Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade
Para que servem este tipo de estudos psicológicos? Apropriar-se de conhecimentos sobre comportamentos favoráveis às advertências: evidências do meio ambiente que interagem com informações de advertência influenciando percepção e resposta. Ter a Percepção como ferramenta metodológica (análise de discurso, diagnóstico descritivo, estratégia de gestão e informação. O conhecimento acerca da percepção do risco pelos cidadãos e pelas autoridades pode se constituir em importante subsídio para planejar desde ações emergentes até políticas públicas concernentes eficazes.

14 Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade
Concluindo.... A psicologia ambiental vem, através de suas teorias e métodos, oferecer um novo olhar sobre os acontecimentos catastróficos, sustentado na hipótese de que o fenômeno oportuniza alargar a compreensão da totalidade do contexto ambiental e das interações entre a (s) pessoa (s) e seu (s) ambiente (s). Conhecimentos acerca das percepções do meio ambiente no fenômeno de apego ao território, a apropriação do espaço como um modelo explicativo dos comportamentos de pessoas que se instalam ou reinstalam em zonas de risco, o controle do espaço como expressão de poder legítimo, entre outros aportes, são bases fecundas para se compreender tais fenômenos.

15 Aspectos Psicoambientais e Vulnerabilidade
Para esta área a dinâmica do ambiente deve ser levada em conta em todas as etapas da gestão do risco, potencial ou atualizado. Muito obrigada pela atenção!


Carregar ppt "Emergências e Desastres"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google