A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração Geral - Aula 05

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração Geral - Aula 05"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Geral - Aula 05
Teoria dos Sistemas Teoria Contingencial

2 Pensamento Sistêmico:
Complexidade: é a palavra que indica o grande número de problemas e variáveis presentes em uma situação. É a condição normal que as organizações e os administradores devem enfrentar. Quanto maior o número de problemas e variáveis, mais complexa é a situação. De acordo com o pensamento sistêmico, tudo é complexo. Qualquer situação tem inúmeras causas e produz inúmeros efeitos. Situações Complexas: A maioria dos problemas e situações é resultado de muitas causas. Problemas complexos da sociedade moderna Organizações envolvidas em problemas complexos

3 A idéia de sistema: - Sistema é um todo complexo ou organizado, é um conjunto de partes ou elementos que formam um todo unitário ou complexo. Um conjunto de partes que interagem e funcionam como todo é um sistema Estrutura dos sistemas: Entrada – processo – saída Sinergia: é a palavra que indica a noção de que o todo é maior que a simples soma de suas partes.

4 Teoria geral dos sistemas:
Foi desenvolvida pelo cientista alemão Ludwig von Bertalanffy. Ele observou, nos anos 30, que a ciência se acostumara a tratar de forma compartimentada muitos problemas que exigiam uma abordagem mais ampla ou holística - Sistemas abertos: não sobrevivem sem fazer trocas de energia com seu ambiente. Uma organização é um sistema composto de elementos ou componentes interdependentes. Dois subsistemas: técnico e social. Ambiente: é necessário entender qual o seu ambiente e qual o seu papel dentro dele. Objetivos: Qual é a finalidade do sistema? Que critérios ou indicadores se utilizam para avaliar a eficácia do sistema? Quem são os clientes ou usuários do sistema?

5 Componentes Processo Administração e Controle: o objetivo deste sistema é garantir a realização dos objetivos. O controle inspira-se no princípio do feedback, que produz a informação necessária para que o sistema seja capaz de regular seu próprio funcionamento.

6 Abordagem Contingencial:
- A teoria da contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. - Abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

7 A abordagem contingencial conclui que os fatores ambiente e tecnologia são fundamentais para o equilíbrio e ponderação dentro das organizações, podendo tais aspectos atuarem como oportunidade ou restrições.

8 AMBIENTE O ambiente é o contexto que envolve externamente a organização (ou sistema). Como a organização é um sistema aberto, ela mantém transações e intercâmbio com o seu meio. Como o ambiente é extremamente vasto e complexo, as organizações não podem absorvê-lo, conhecê-lo e compreendê-lo em sua totalidade e complexidade, o que seria inimaginável.

9 Para lidar com a complexidade ambiental as organizações selecionam seus ambientes e passam a visualizar o seu mundo exterior apenas nas partes escolhidas e selecionadas desse conjunto. As organizações percebem subjetivamente seus ambientes de acordo com suas expectativas, experiências, problemas, convicções e motivações. Cada organização percebe e interpreta de forma própria o contexto ambiental. Isso significa que um mesmo ambiente pode ser percebido e interpretado diferentemente por duas ou mais organizações.

10 AMBIENTE GERAL AMBIENTE DE TAREFA
É O AMBIENTE GENÉRICO E CONSTITUÍDO DE UM CONJUNTO DE CONDIÇÕES COMUM A TOAS AS ORGANIZAÇÕES. AMBIENTE DE TAREFA É O AMBIENTE DE OPERAÇÕES DE CADA ORGANIZAÇÃO.

11 TECNOLOGIA Ao lado do ambiente, a tecnologia constitui outra variável independente que influencia as características organizacionais. Sob o ponto de vista administrativo, a tecnologia é algo que se desenvolve nas organizações por meio de conhecimentos acumulados e desenvolvidos sobre o significado e a execução de tarefas (know-how) constituindo um complexo de técnicas usadas na transformação dos insumos recebidos pela empresa em produtos ou serviços.

12 TECNOLOGIA DEMOLIDORAS: QUE APRESENTAM CARACTERISTICAS INOVADORAS E QUE SUBSTITUEM RAPIDAMENTE AS TECNOLOGIAS EXISTENTES POR SEREM MAIS BARATAS E FÁCEIS DE USAR. TECNOLOGIA DE SUSTENTAÇÃO: QUE PROPORCIONAM UM MELHOR DESEMPENHO AOS PRODUTOS JÁ EXISTENTES


Carregar ppt "Administração Geral - Aula 05"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google