A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 1 DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: –BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 1 DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: –BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo."— Transcrição da apresentação:

1 IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 1 DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: –BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo Vantagem Competitiva. Atlas. São Paulo, –CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro, Campus, 1999

2 IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 2 Abordagem contingencial A abordagem contingencial baseia-se na afirmação de que há uma variedade de fatores, tanto internos quanto externos à empresa, que podem afetar o desempenho da organização. Assim, existem várias maneiras de administrar uma empresa, já que as circunstâncias variam.

3 Teoria Contingencial A Teoria contingencial nasceu a partir de uma série de pesquisas feitas para verificar quais os modelos de estrutura organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias. Essas pesquisas e estudos procuravam compreender e explicar o modo pelo qual as empresas funcionavam em diferentes condições. IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 3

4 Teoria da Contingência A estrutura de uma organização e o seu funcionamento são dependentes da sua relação com o AMBIENTE EXTERNO. Com a Teoria da Contingência muda o foco da gestão de dentro para fora da organização, ou seja, a ênfase é no ambiente e nas necessidades do ambiente sobre a dinâmica das organizações. IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO

5 Teoria da Contingência Não há a melhor maneira (the best way) de se organizar, tudo depende (it depends) das características ambientais significativas para a organização. Não há NADA DE ABSOLUTO nas organizações ou na teoria administrativa. TUDO é RELATIVO. TUDO DEPENDE. Relação funcional SE-ENTÃO IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO

6 IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 6Contingências CONTINGÊNCIAS são características situacionais; é a possibilidade de que alguma coisa aconteça ou não. Entender as contingências auxilia o administrador a saber quais as circunstâncias que exigem ações administrativas. A Teoria da Contingência enfatiza que NÃO HÁ NADA DE ABSOLUTO nas organizações. TUDO é RELATIVO. TUDO DEPENDE. As variáveis AMBIENTAIS são independentes. As técnicas ADMINISTRATIVAS são dependentes.

7 IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 7AmbienteAMBIENTE –é tudo aquilo que envolve externamente uma organização; –é o contexto dentro do qual uma organização está inserida. Como a organização é um sistema aberto, ela mantém transações e intercâmbio com seu ambiente. Isto faz com que tudo o que ocorre externamente no ambiente passe a influenciar internamente o que ocorre na organização.

8 IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 8 Ambiente Geral e de Tarefas.

9 IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 9 Ambiente geral AMBIENTE GERAL é o macroambiente, ou seja, o ambiente comum a todas as organizações. Tudo o que acontece no ambiente geral afeta direta ou indiretamente todas as organizações. O Ambiente Geral é constituído de um conjunto de condições semelhantes para todas as organizações: Tecnológicas, Legais, Políticas, Econômicas, Demográficas, Ecológicas e Culturais.

10 IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 10 (1) Condições Tecnológicas O desenvolvimento que ocorre nas outras organizações provoca profundas influências nas organizações, principalmente quando se trata de tecnologia sujeita a inovações, ou seja, tecnologia dinâmica e de futuro imprevisível. As organizações precisam adaptar-se e incorporar tecnologia que provém do ambiente geral para não perderem sua competitividade.

11 IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 11 (2) Condições legais Constituem a legislação vigente e que afeta direta ou indiretamente as organizações, auxiliando-as ou impondo-lhes restrições às suas operações. São leis de caráter comercial, trabalhista, fiscal, civil etc. que constituem elementos normativos para a vida das organizações.

12 IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 12 (3) Condições políticas São as decisões e definições políticas tomadas em nível federal, estadual e municipal que influenciam as organizações e que orientam as próprias condições econômicas.

13 IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 13 (4) Condições econômicas Constituem a conjuntura que determina – o desenvolvimento econômico, de um lado, ou – a retração econômica, de outro lado, e que condicionam fortemente as organizações. A inflação, a balança de pagamentos do país, a distribuição de renda interna etc. constituem problemas econômicos que interferem nas organizações.

14 IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 14 (5) Condições demográficas São aspectos demográficos que determinam as características do mercado atual e futuro das organizações: – taxa de crescimento – população – raça – religião – distribuição geográfica – distribuição por sexo e idade etc.

15 IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 15 (6) Condições ecológicas São as condições relacionadas com o quadro demográfico que envolve a organização. O ECOSSISTEMA refere-se ao sistema de intercâmbio entre os seres vivos e seu meio ambiente. No caso das organizações, existe a chamada ecologia social: as organizações influenciam e são influenciadas por aspectos como – poluição – clima – transportes – comunicações etc.

16 IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 16 (7) Condições culturais A cultura de um povo penetra nas organizações através das expectativas de seus participantes e de seus consumidores. CULTURA = (1)conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social; (2)forma ou etapa evolutiva das tradições e valores intelectuais, morais, espirituais (de um lugar ou período específico); civilização.

17 IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 17 Ambiente de tarefas É o ambiente mais próximo e imediato de cada organização. É o ambiente de operações de cada organização, constituído por: (1) Fornecedores de entradas (2) Clientes ou Usuários (3) Concorrentes (4) Entidades reguladoras

18 IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 18 (1) Fornecedores de entradas São os fornecedores de todos os tipos de recursos de que uma organização necessita para trabalhar: – Materiais – Financeiros – Humanos – etc.

19 IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 19 (2) Clientes ou usuários São os CONSUMIDORES das saídas da organização: – produto ou serviço – lucro ou prejuízo – satisfação ou insatisfação de funcionários, clientes, fornecedores etc.

20 IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 20 (3) Concorrentes Cada organização não está sozinha e disputa com outras organizações os mesmos recursos (ENTRADAS) e os mesmos tomadores de suas SAÍDAS. Portanto, existem os concorrentes – quanto a recursos e – quanto a consumidores.

21 IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 21 (4) Entidades reguladoras Cada organização está sujeita a uma porção de outras organizações que procuram regular ou fiscalizar as suas atividades: Sindicatos, Associações de classe; Órgãos regulamentadores do governo; Órgãos protetores do consumidor etc. ORGÃOS REGULADORES: 1.Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) 2.Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) 3.Agência Nacional do Cinema (ANCINE) 4.Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) 5.Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) 6.Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) 7.Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) 8.Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) 9.Agência Nacional de Águas (ANA)

22 IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 22Incerteza O grande problema com que as organizações de hoje se defrontam é a incerteza. A incerteza NÃO está no ambiente. A incerteza está na percepção e na interpretação das organizações e não na realidade ambiental percebida. É mais correto falar-se em INCERTEZA NA ORGANIZAÇÃO, pois o mesmo ambiente pode ser percebido de maneiras diferentes por duas organizações.


Carregar ppt "IA_14_CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO 1 DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: –BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google