A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
“O homem não teria alcançado o possível se repetidas vezes não tivesse tentado o impossível.” – Max Weber – Henry Ford

2 ORIGEM * Surgiu a partir de várias pesquisas feitas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. * Os resultados surpreenderam, pois indicava que não havia uma forma melhor ou única, e sim que tanto a estrutura quanto o funcionamento das organizações dependiam da relação com o ambiente externo.

3 Abordagem da Teoria Contigencial
Abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. A abordagem contingencial conclui que os fatores ambiente e tecnologia são fundamentais para o equilíbrio e ponderação dentro das organizações, podendo tais aspectos atuarem como oportunidade ou restrições. Aspectos Básicos: * Natureza sistêmica, isto é, ela é um sistema aberto; * Interação entre si e com o ambiente; * Características ambientais são variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes daquelas.

4 AMBIENTE * O ambiente é o contexto que envolve externamente a organização (ou sistema). Como a organização é um sistema aberto, ela mantém transações e intercâmbio com o seu meio. Como o ambiente é extremamente vasto e complexo, as organizações não podem absorvê-lo, conhecê-lo e compreendê-lo em sua totalidade e complexidade, o que seria inimaginável. * Para lidar com a complexidade ambiental as organizações selecionam seus ambientes e passam a visualizar o seu mundo exterior apenas nas partes escolhidas e selecionadas desse conjunto. * As organizações percebem subjetivamente seus ambientes de acordo com suas expectativas, experiências, problemas, convicções e motivações. Cada organização percebe e interpreta de forma própria o contexto ambiental. Isso significa que um mesmo ambiente pode ser percebido e interpretado diferentemente por duas ou mais organizações.

5 Condições Tecnológicas Condições Demográficas Entidades Reguladoras
Ambiente Geral Condições Tecnológicas Condições Culturais Ambiente de Tarefa Condições Legais Condições Ecológicas Empresa Fornecedores Clientes Condições Políticas Condições Demográficas Entidades Reguladoras Condições Econômicas

6 TECNOLOGIA * Ao lado do ambiente, a tecnologia constitui outra variável independente que influencia as características organizacionais. * Sob o ponto de vista administrativo, a tecnologia é algo que se desenvolve nas organizações por meio de conhecimentos acumulados e desenvolvidos sobre o significado e a execução de tarefas (know-how) constituindo um complexo de técnicas usadas na transformação dos insumos recebidos pela empresa em produtos ou serviços.

7 Saúde organizacional e desenvolvimento
A saúde organizacional caracteriza-se por um funcionamento fluido com economia energética, dentro do clima social baseando confiança, harmonia e direcionamento dos potenciais na criatividade, realização e excelência na qualidade. Ela depende das pessoas: uma organização necessariamente depende das pessoas que a compõem do grau de comprometimento, conhecimento, competência, saúde e capacidade criativa para transformar e dar soluções para situações novas e/ou rotineiras que se lhes apresentam. Dois grupos: os diversos grupos que se formam em uma empresa precisam funcionar com uma dinâmica de cooperação, coesão e relacionamentos transparentes, onde as pessoas enfrentam e tratam os conflitos de modo construtivo na busca de causas e soluções. A saúde organizacional depende da saúde e da qualidade das relações e ações das pessoas que a constituem, integrados e comprometidos com um modo de funcionar mais humano e mais ético.

8 CRÍTICA DA TEORIA CONTINGENCIAL
* Para a teoria contingencial tudo é relativo e tudo depende, nada é absoluto ou universalmente aplicável. * Enfatiza a natureza variada das organizações e tenta compreender como operam sob condições diferenciadas. * Defende um intercâmbio entre as teorias e não a aceitação de apenas uma como válida.

9 Conclusão Esta pesquisa mostra que não existe uma única maneira melhor de organizar, em vez disso, as organizações precisam ser sistematicamente ajustadas às condições ambientais. Para cada uma das "Teorias Administrativas", há uma maneira diferenciada de administrar. Não podemos dizer que uma é mais certa que a outra. As atitudes administrativas deverão ser tomadas de acordo com o momento, já que a situação é que mostrará qual o procedimento correto a ser adotado para a evolução dos problemas. Para se ter boas medidas na administração se são necessário ter além de diferentes tipos de enfoques, tarefas e organizações se analisar principalmente o ambiente o qual está inserido. Essas são as principais idéias ao enfoque contingencial da organização na moderna análise organizacional de Gareth Morgan. Concluiu que há uma estreita dependência da organização em relação ao seu ambiente e a tecnologia adotada. Essa pesquisa mostrou que as características de uma organização não dependem dela própria, mas das circunstâncias ambientais e da tecnologia que ela utiliza.

10 GRUPO 11 ADENILZA DA SILVA MELO ANA LÍDIA ANA CLAÚDIA CÉLIA ALVES IZÉLIDA SILVA JULIANA PEREIRA RAKKELMONE DIAS

11 "Se veres que seus esforços não são reconhecidos, não desanime
"Se veres que seus esforços não são reconhecidos, não desanime. Pois ao nascer do sol ele dá um de seus mais belos espetáculos e encontra a maior parte da platéia dormindo."


Carregar ppt "TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google