Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNathan Pao Alterado mais de 10 anos atrás
1
ABED – 2004 - SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados
2
ABED – 2004 - SALVADOR Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento Matemática e Estatisca Eliana M. S. Soares emsoares@ucs.br Departamento de Informática Naura A. Luciano nalucian@ucs.br Formação continuada de professores no contexto das tecnologias digitais UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - RS Grupo de pesquisa LAVIA www.ucs.br/laviawww.ucs.br/lavia NEAD – Núcleo de Educação a Distância - Apoio: UCS
3
ABED – 2004 - SALVADOR Contexto Modelo pedagógico dos cursos universitários estão baseados em modelos de transmissão de conhecimento, resultando em passividade e dependência Mudar exige uma nova visão de sujeito, de mundo e de conhecimento
4
ABED – 2004 - SALVADOR PoderáPoderá contribuir para essa mudança e para a construção de um sujeito atuante crítico e cooperativo se sua utilização for associada a uma reflexão crítica e não simplesmente submeter-se às imposições técnicas da informatização. Tecnologia
5
ABED – 2004 - SALVADOR Cenário – importante r efletir criticamente os recursos digitais permeando os ambientes de atuação e de formação de profissionais; a necessidade de mudanças na visão pedagógica, a necessidade de analisar como o uso dos recursos digitais podem auxiliar nessa mudança
6
ABED – 2004 - SALVADOR não foram considerados alguns aspectos relacionados a forma como o professor transpõe o conhecimento aprendido (ou informado) ou não aconteceram mudanças internas, no sistema de estruturas cognitivas do professor, capazes de propiciar transformações que possam ser percebidas na conduta deles. Ausência de mudanças: duas hipóteses
7
ABED – 2004 - SALVADOR A contribuição desse estudo: identificar e caracterizar em que condições os professores se estruturam e se relacionam no seu/com o seu ambiente de atuação, influenciado e modificado pelas tecnologias digitais caracterizando formas de convivência capaz de efetivar mudanças estruturais
8
ABED – 2004 - SALVADOR pode ajudar no entendimento de como podem ocorrer as mudanças estruturais necessárias para a mudança de conduta dos professores; mudanças e transformações não são resultados de ações externas ao sujeito; para haver mudanças é preciso criar um espaço de convivência, de interações e de reflexões Biologia do Conhecer de Maturana
9
ABED – 2004 - SALVADOR A formação de professores: para a utilização das TCIs não é suficiente apenas ensinar o uso de novas ferramentas, mas sim desenvolver saberes que promovam o seu proprio beneficio e o da sociedade; preparar professores para a mudança: o contexto pode ser AVAs.
10
ABED – 2004 - SALVADOR que o professor interaja e reflita sobre seu próprio processo de atuação e transformação; tornando-se um observador de si mesmo, percebendo aspectos que não enxergava antes tornando-se um novo professor num novo domínio de existência O que pode ocorrer no ambiente:
11
ABED – 2004 - SALVADOR Estrutura do AVA O que são? E a interface? O que é mais importante? dinâmicos interações socio- cognitivas apropriação convivência interações são as operações que permitem
12
ABED – 2004 - SALVADOR Plano pedagógico que sustenta o processo de capacitação incentivar os professores a: descrever e analisar seu processo de capacitação, registrar suas reflexões elaborar em em co-autoria projetos colaborativos e estudo de caso EstratégiasEstratégias
13
ABED – 2004 - SALVADOR AS INTERAÇÕES Um desafio: interagir sem a presença física do outro; Exigem esforço na compreensão e no fazer-se entender pelo outro Clareza escrita alimentadas pelas discussões dos interlocutores uma e s t r a t é g i a fóruns do tipo recanto ou café-virtual,
14
ABED – 2004 - SALVADOR sistematizar as concepções que servirão de base teórica: autopoiese, acoplamento estrutural; convivência nos ambientes construídos; criar indicadores teóricos que possibilitem identificar e caracterizar as operações desenvolvidas pelos professores em seu ambiente de atuação Etapas previstas para o desenvolvimento do estudo:
15
ABED – 2004 - SALVADOR professores realizam pouca interação e atribuem esse fato ao contexto aberto e autônomo advindo da proposta pedagógica do curso. O que já percebemos Hipótese provisória: Quanto as estruturas dos professores: No ambiente do curso: não apresentam elementos que os levem a operar com autonomia e tomada de decisão Na atuação profissional normalmente operam... onde alguém dá as tarefas, decide o que fazer e dirige o processo;
16
ABED – 2004 - SALVADOR Tempo para haver o acoplamento e as mudanças advindas de operações relacionadas a pensar sobre o próprio fazer ( fazer propiciando mudanças no ser ). O utro indicativo: Tempo maior para imersão no ambiente, reflexão pessoal e individual para depois realizarem as tarefas cooperativas e as discussões com o grupo. Hipótese provisória:
17
ABED – 2004 - SALVADOR criação de estratégias que motivem o professor a refletir sobre o próprio fazer constituindo um observador de si próprio e possibilitando uma maior reflexão sobre a transposição didática Os resultados preliminares que já obtivemos e o estudo em andamento poderão dar subsídios para criação de cursos de formação de professores, no uso de recursos tecnológicos, baseados em modelos pedagógicos socio- interativos. Nosso desafio:
18
ABED – 2004 - SALVADOR O brigado pela atenção Naura nalucian@uc.brnalucian@uc.br Eliana emsoares@ucs,bremsoares@ucs,br LaVia http://www.ucs.br/laviahttp://www.ucs.br/lavia NEAD Núcleo de Educação a Distãncia da Universidade de Caxias do Sul http://www.ucs.br
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.