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A Importância da Educação Continuada Profa. Aline Alves de Andrade.

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1 A Importância da Educação Continuada Profa. Aline Alves de Andrade

2 A Importância da Educação Continuada A educação continuada dos recursos humanos merece atenção crescente, uma vez que há necessidade de preparar as pessoas para enfrentarem as mudanças e os novos desafios, conciliando as demandas de desenvolvimento de pessoal e grupal com a organização e a sociedade (Castilho, 2000).

3 Conceitos de Educação Continuada Conjunto de práticas educacionais planejadas no sentido de promover oportunidades de desenvolvimento do funcionário, com a finalidade de ajudá-lo a atuar mais efetiva e eficazmente na sua vida institucional (Silva et al., 1989). Processo que propicia ao indivíduo a aquisição de conhecimentos para que atinja sua capacitação profissional e desenvolvimento pessoal, considerando a realidade institucional e social (Bezerra, 2003).

4 Objetivos da Educação Continuada Analisar e desenvolver competências individuais e coletivas, incentivando as pessoas ao autodesenvolvimento e conscientizando-as da própria responsabilidade pelo crescimento; Coordenar programas educacionais. Capacitar, pedagogicamente, outros profissionais para difusão do conhecimento, tais como agentes multiplicadores; Documentar ações para subsidiar reformulação da proposta assistencial e processo de trabalho; Ser agente de mudanças organizacionais.

5 Compromissos dos alunos e profissionais de Educação Continuada manterem-se integrados aos ambientes interno e externo (política); desenvolver suas próprias competências; implementar novas tecnologias de ensino.

6 A implantação do Processo de Educação Continuada Filosofia Política de Pessoal Crença do valor da educação como instrumento de crescimento e desenvolvimento de pessoal Promover estratégias para o desenvolvimento de pessoal Serviço de Educação Continuada Planejamento, organização e coordenação das atividades educacionais.

7 Estrutura Administrativa da Educação Continuada Área de Recursos Humanos da Instituição Órgão de staff

8 Áreas de atuação da Educação Continuada EC Recrutamento e Seleção Treinamento Avaliação de Desempenho Desenvolvimento

9 Recursos para Implantação do Serviço de Educação Continuada Físicos SEC Recursos Materiais e Físicos Recursos Financeiros Recursos Humanos

10 Estratégia de Ação de EC Agentes Multiplicadores Agentes Multiplicadores são os responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem dos integrantes da equipe de enfermagem do seu setor. Objetivos dos Agentes Multiplicadores buscar estratégias que favoreçam a troca de experiências e informações. estimular a motivação e a cooperação entre os membros da equipe.

11 EDUCAÇÃO A educação é, basicamente, uma contínua reconstrução de nossa experiência pessoal. Envolve aspectos pelos quais a pessoa adquire compreensão do mundo que a cerca, e a capacidade para melhor lidar com seus problemas. (Carvalho, Nascimento, 2000) CAPACITAÇÃO A capacitação é o resultado do desenvolvimento teórico e prático de conhecimento e uma ferramenta que habilita o indivíduo à execução eficiente da atividade. (Pereira Garcia, 1999)

12 Conceitos utilizados em Educação Continuada Treinamento Ação sistematizada de educação para a capacitação profissional. Educação que visa adaptar o homem a uma atuação sistemática. Desenvolvimento Educação que visa ampliar e aperfeiçoar o homem para o seu crescimento em determinada carreira ou em sua evolução pessoal. Curto prazo Médio e longo prazos

13 Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) Competências IndivíduoOrganização Situação desejadaSituação atual

14 Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Levantamento de necessidades - diagnóstico Elaboração do Programa Elaboração do relatório Aprovação do programa Execução do programa Avaliação do programa

15 Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Qual é a nossa situação? Como mediremos os resultados? Aonde queremos chegar? Diagnóstico Objetivos Metodologia Avaliação Quanto custará? Análise de recursos custo

16 Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Qual é a nossa situação? Levantamento de necessidades* Conhecimentos - Habilidades - Comportamentos Diagnóstico técnico - político - ético *Exigências X Desempenho

17 Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Qual é a nossa situação? Sondagem de interesse Entrevistas Reuniões - grupo focal Questionários Jogos Avaliação de desempenho - supervisão/observação Indicadores de qualidade Exames de conhecimento Incidentes críticos Movimentação de pessoal Alterações no método de trabalho Novos materiais ou processos de trabalho Avaliação de programas anteriores

18 Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Qual é a nossa situação? Dificuldades para o Levantamento de necessidades Resistência Receio de se expor Falta de supervisão Avaliação sem consistência Problemas no sistema de informação Meio incompatível com a finalidade

19 Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Qual é a nossa situação? Levantamento de necessidades Análise Atribuições Organização Comportamento Diagnóstico

20 Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Qual é a nossa situação? Diagnóstico Analisar as causas Problemas tratáveis por T&D

21 Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Aonde queremos chegar? Objetivos Público Alvo Conteúdo Adesão do público Recursos necessários Metodologia Cronograma Avaliação Elaboração do programa

22 Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Aonde queremos chegar? Objetivos - critérios Instrucionais Organizacionais População a ser atendida Individuais Disponibilidade Público alvo

23 Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Aonde queremos chegar? Conteúdo Metodologia Métodos vivenciais: jogos, dramatizações, dinâmica de grupo Educação a distância (e-learning), aulas expositivas. Conhecimentos por estudo: cursos, leitura dirigida, grupos de debates... Habilidades por exercício: simulações, tarefas reais... Comportamentos por decisão pessoal e feed-back

24 Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Aonde queremos chegar? Recursos necessários Recursos disponíveis X Humanos Materiais Físicos Financeiros Políticos Cronograma

25 Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Aonde queremos chegar? Aprovação Adesão do público Viabilidade política Legitimidade ético-política

26 Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Aonde queremos chegar? Execução Implementação Avaliação

27 Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Como mediremos os resultados? Objetivos propostos X Resultados alcançados Avaliação Programa Resultados Avaliação do custo benefício

28 Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Como mediremos os resultados? Avaliação do programa Pertinência do conteúdo Adequação das estratégias de ensino Adequação dos recursos utilizados Avaliação dos resultados Curto prazo - avaliação de reação; prova de conhecimento antes e após o desenvolvimento dos programas Médio prazo - mudança de comportamento: supervisão, indicadores de qualidade, avaliação de desempenho,...

29 Planejamento de Treinamento e Desenvolvimento Como mediremos os resultados? Análise dos dados Avaliação Diagnóstico

30 Educação Continuada Educação Continuada não é apenas uma função, é integrante da cadeia de valores da organização.

31 Educação Continuada Realizar uma educação continuada fundamentada na compreensão das necessidades e competências a serem desenvolvidas, na adequada aplicação dos métodos disponíveis, na conscientização e manutenção do interesse pelo aprendizado. Estratégia Organização Estratégia Educação Continuada Política de Recursos Humanos


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