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Maria Regina Administração de Recursos Humanos DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.

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1 Maria Regina Administração de Recursos Humanos DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

2 Conceito conjunto de experiências organizadas de aprendizagem (intencionais e propositais) proporcionadas pela organização dentro de um período específico de tempo para oferecer a oportunidade de melhoria do desempenho e/ou do crescimento humano. Inclui treinamento, educação e desenvolvimento.

3 DESENVOLVIMENTO - TREINAMENTO experiências não necessariamente relacionadas com o cargo atual, mas que proporcionam oportunidades para desenvolvimento e crescimento profissional experiências organizadas de aprendizagem centradas na posição atual da organização. Deve aumentar possibilidades do funcionário desempenhar melhor suas atuais responsabilidades. educação: experiências de aprendizagem que preparam o funcionário para desenvolver futuros deveres do cargo

4 Métodos de desenvolvimento de pessoas- cargo atual 1. Rotação de cargos 2. Posições de assessoria 3. Aprendizagem prática 4. Atribuição de comissões 5. Participação em seminários externos 6. Exercícios de simulação 7. Treinamento fora da empresa 8. Estudo de casos 9. Jogos de empresas 10.Centros de desenvolvimento internos

5 Rotação de cargos Movimentação de pessoas em várias posições na organização visando expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades Pode ser vertical (promoção provisória para posição mais complexa) ou horizontal (transferência lateral de curto prazo para absorção de conhecimentos e experiências da mesma complexidade

6 Rotação de cargos: vantagens Ampliar as exposições da pessoa às operações da organização e transformar especialistas em generalistas permitir aumento das experiências individuais e estimular desenvolvimento de novas idéias proporcionar oportunidade de avaliação do desempenho mais ampla e confiável do funcionário

7 Técnica de treinamento: treinando se dedica a trabalho em tempo integral para analisar e resolver problemas em projetos ou outros departamentos. Aplicada em conjunto com outras técnicas, trabalhos conjuntos requerem cooperação Posições de assessoria e aprendizagem prática Oportunizar pessoa com elevado potencial a trabalhar provisoriamente sob supervisão de gerente bem-sucedido em diferentes áreas da organização (assistente de staff ou em equipes de assessoria direta

8 Atribuição de comissões Oportunidade de participar de comissões de trabalho, compartilhando da tomada de decisões, aprendendo pela observação de outros e pesquisando problemas específicos da organização. Natureza temporária e efêmera - força-tarefa, aumentam exposição e ampliam compreensão

9 participação em cursos e seminários externos Forma tradicional por meio de cursos de leituras e seminários podendo ser in- house com ajuda de consultores, fornecedores, etc. Favorece aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades conceituais e analíticas. Atualmente usa tecnologia da informação

10 Exercícios de simulação Incluem estudos de casos, jogos de empresas, simulação de papéis (hole playing) etc. * Nas análises de estudos de casos: utiliza-se experiência de outras organizações para descrever e diagnosticar problemas reais, analisar causas, desenvolver soluções alternativas, selecionar a mais adequada e implementá-la * jogos de empresas e dramatizações: pessoa no papel de ator ou participando de problemas gerenciais * exercícios de simulação: criam ambiente similar às situações reais sem altos custos envolvidos em ações reais indesejáveis. Difícil simular todas as situações reais do cotidiano.

11 Treinamento outdoor - fora da empresa 1.Relacionado com busca de novos conhecimentos, atitudes e comportamentos que não existem dentro da empresa e precisam ser obtidos fora dela. 2.Geralmente oferecido por organizações especializadas em T&D e que oferecem esquemas integrados, com foco em ensinar treinandos a importância de trabalhar em equipe.

12 Estudo de casos Pessoa se defronta com descrição escrita de problema organizacional a ser analisado e resolvido. Técnica permite diagnosticar problema real e apresentar alternativas de solução, desenvolvendo habilidades de análise, comunicação e persuasão.

13 Jogos de empresas e centros de desenvolvimento internos Management games ou business games: equipes de funcionários ou gerentes competem umas com as outras tomando decisões computadorizadas sobre situações reais ou simuladas de empresas Métodos baseados em centros localizados na empresa para expor gerentes e pessoas a exercícios realísticos para desenvolver e melhorar habilidades pessoais - universidades corporativas

14 Desenvolvimento fora do cargo: tutoria e aconselhamento Gerente exerce papel ativo ao guiar e orientar pessoa em sua carreira. Mentores executivos que assistem funcionários júniores proporcionando suporte e apoio profissional e político. Vantagem: aprender fazendo Desvantagem: perpetuar estilos e práticas Gerente aconselha funcionário no desempenho do cargo ocorre quando surge problema de desempenho e o foco é relacionado com disciplina exige: identificação clara do problema e grande habilidade de ouvir e persuadir

15 Métodos de desenvolvimento de pessoas Desenvolvimento de carreiras:processo formalizado e sequencial que focaliza planejamento da carreira futura de funcionários com potencial para ocupar cargos mais elevados. É alcançado quando empresas conseguem integrar o processo com outros programas de RH, como avaliação de desempenho, T&D e planejamento de RH. Hoje: organizações atribuem essa responsabilidade aos funcionários, oportunidades de movimentos verticais são bem menores

16 Métodos de desenvolvimento de pessoas Programas de trainees:mecanismo de enriquecimento planejado de capital humano a longo prazo e melhoria contínua da qualidade do pessoal. Treinamento planejado e contínuo de profissionais de alto nível da empresa, participação em atividades com monitoramento e avaliação de seu desempenho, vinculados à empresa, sua cultura, espírito de equipe e potencial de desenvolvimento curto-circuito de antigos programas de encarreiramento profissional


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