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PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

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Apresentação em tema: "PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS"— Transcrição da apresentação:

1 PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
“Primeiro árbitro: ‘Pode ser falta ou pênalti, e digo o que realmente é”. Segundo árbitro: ‘Pode ser falta ou pênalti, e digo o que vejo que é’. Terceiro árbitro: ‘Pode ser falta ou pênalti, mas não é nada até que eu diga o que é’.” (H. Cantril)

2 PERCEPÇÃO Processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais, com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente. O que uma pessoa percebe pode ser substancialmente diferente da realidade objetiva.

3 PERCEPÇÃO Importante para o estudo do comportamento organizacional. COMPORTAMENTO HUMANO PERCEPÇÃO DA REALIDADE

4 PERCEPÇÃO Fatores que operam para moldar / distorcer a percepção: OBSERVADOR ALVO CONTEXTO

5 PERCEPÇÃO OBSERVADOR: Quando uma pessoa observa um alvo e tenta interpretar o que está percebendo, esta interpretação é fortemente influenciada pelas características pessoais do observador.

6 PERCEPÇÃO ALVO: As características do alvo que está sendo observado também podem afetar a percepção. Os alvos não são observados isoladamente, a sua relação com o cenário influencia a percepção, como nossa tendência a agrupar coisas próximas ou parecidas.

7 PERCEPÇÃO CONTEXTO: O contexto dentro do qual percebemos os objetos ou eventos é muito importante.

8 PERCEPÇÃO PERCEPÇÃO DA PESSOA TEORIA DA ATRIBUIÇÃO:
Tenta explicar a forma como julgamos diferentemente as pessoas, dependendo do sentido que damos a um dado comportamento. Quando observamos o comportamento tentamos determinar se sua causa é: Interna – visto sob controle do indivíduo. Externa – resultante de estímulos de fora.

9 PERCEPÇÃO PERCEPÇÃO DA PESSOA TEORIA DA ATRIBUIÇÃO:
Modo como determinamos a causa do comportamento é função de três fatores: Diferenciação (distintividade): comportamentos diferentes em situações diferentes. Consenso: todas as pessoas respondem de maneira semelhante a uma mesma situação. Coerência: o que o observador busca nas ações de uma pessoa.

10 PERCEPÇÃO PERCEPÇÃO DA PESSOA TEORIA DA ATRIBUIÇÃO: ERRO FUNDAMENTAL:
Quando julgamos o comportamento das outras pessoas, tendemos a subestimar a influência dos fatores externos e superestimar a influência de fatores internos.

11 PERCEPÇÃO PERCEPÇÃO DA PESSOA TÉCNICAS DESENVOLVIDAS:
Percepção Seletiva: Tendência das pessoas em destacar os aspectos de uma situação com base em seus próprios interesses, experiências passadas e atitudes.

12 PERCEPÇÃO PERCEPÇÃO DA PESSOA TÉCNICAS DESENVOLVIDAS: Efeito de Halo:
Acontece quando a impressão geral sobre uma pessoa é feita com base em uma única característica (inteligência, sociabilidade, aparência, etc.).

13 PERCEPÇÃO PERCEPÇÃO DA PESSOA TÉCNICAS DESENVOLVIDAS:
Efeito de Contraste: A avaliação das características de uma pessoa é afetada pela comparação com outras pessoas encontradas recentemente, que têm estas mesmas características avaliadas como melhores ou piores.

14 PERCEPÇÃO PERCEPÇÃO DA PESSOA TÉCNICAS DESENVOLVIDAS: Projeção:
É a tendência a atribuir características pessoais a outros indivíduos. É mais fácil julgar os outros se assumirmos que eles são parecidos conosco.

15 PERCEPÇÃO PERCEPÇÃO DA PESSOA TÉCNICAS DESENVOLVIDAS: Estereotipagem:
Acontece quando o julgamento de uma pessoa é feito com base na percepção que temos sobre o grupo do qual ela faz parte .

16 PERCEPÇÃO APLICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: Entrevista de Seleção Expectativas sobre desempenho Avaliação de desempenho

17 São afirmações avaliadoras ou julgamentos
ATITUDES São afirmações avaliadoras ou julgamentos que dizem respeito a objetos pessoas ou eventos. Refletem como um indivíduo se sente em relação a alguma coisa.

18 ATITUDES SATISFAÇÃO COM O TRABALHO:
Atitude geral de uma pessoa em relação ao trabalho que realiza. Uma pessoa que tem um alto nível de satisfação com seu trabalho apresenta atitudes positivas em relação a ele, enquanto aquela insatisfeita apresenta atitudes negativas.

19 ATITUDES ENVOLVIMENTO COM O TRABALHO:
Grau em que uma pessoa se identifica psicologicamente com seu trabalho, participa ativamente dele e considera seu desempenho como uma coisa valiosa para si. Os altos índices de envolvimento com o trabalho mostraram estar ligados a um menor absenteísmo e índices mais baixos de demissões voluntárias. No entanto, parecem prever melhor a rotatividade do que o absenteísmo.

20 ATITUDES COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL:
Definido como a situação em que o trabalhador se identifica com uma empresa e seus objetivos, desejando manter-se parte dessa organização. Deste modo, o comprometimento com o trabalho significa a identificação com as tarefas realizadas, enquanto que o comprometimento organizacional significa a identificação com a organização na qual se trabalha.

21 ATITUDES E CONSISTÊNCIA
TEORIA DA DISSONÂNCIA COGNITIVA: Busca explicar o vínculo existente entre atitudes e comportamentos. Dissonância = inconsistência. A dissonância cognitiva - qualquer incompatibilidade que um indivíduo percebe entre duas ou mais de suas atitudes, ou entre suas atitudes e seu comportamento. As pessoas buscam um estado de estabilidade, no qual exista um mínimo possível de dissonância.

22 ATITUDES E CONSISTÊNCIA
TEORIA DA DISSONÂNCIA COGNITIVA: APLICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: Ajuda na previsão da propensão às mudanças de atitudes e de comportamento

23 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Leitura do texto “As diferenças individuais explicam o comportamento organizacional”.


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