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O Comportamento Microorganizacional e a PERCEPÇÃO

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Apresentação em tema: "O Comportamento Microorganizacional e a PERCEPÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 O Comportamento Microorganizacional e a PERCEPÇÃO
COMP HUM NAS ORG - Aula 02_2008 O Comportamento Microorganizacional e a PERCEPÇÃO Comportamento Microorganizacional ? ... do indivíduo ao trabalhar sozinho.

2 O Comportamento Microorganizacional e a PERCEPÇÃO
Para se Explicar, Prever e Controlar o Comportamento Microorganizacional o gestor há de considerar uma série de Características Intervenientes, sejam elas Características Organizacionais, sejam elas Características Individuais....

3 Comportamento Individual nas organizações
Modelo para compreender o comportamento individual nas organizações Organizacionais ... Comportamento Individual nas organizações Individuais ...

4 E por que é importante a Percepção no Comportamento Microorganizacional?
Porque o comportamento das pessoas baseia-se principalmente na sua percepção do que é a realidade e não na própria realidade.

5 Percepção Perceber significa ... Definições...
... Percepção refere-se ao processo ativo de perceber a realidade e organizá-la em interpretações (avaliações, explicações, juízos, declarações). ... Processo ativo pelo qual as pessoas tentam dar sentido ao mundo que as cerca. Envolve as pessoas notarem de forma seletiva as diferentes partes do ambiente, analisarem o que vêem à luz de suas experiências passadas e avaliarem o que estão experimentando em função de suas necessidades e valores. Visto que as necessidades e experiências passadas das pessoas variam muito, suas percepções do ambiente também irão variar.

6 O Processo Perceptivo Nós seres humanos, dispostos de cinco sentidos pelos quais experimentamos o mundo à nossa volta, quais sejam... ... A maioria de nós “confia nos próprios sentidos”, mas às vezes essa fé cega pode nos fazer acreditar que nossas percepções são um reflexo perfeito da realidade, o que nem sempre é verdade. Esse é um problema importante, porque à medida que aumenta a diferença entre a realidade percebida e a objetiva, aumenta proporcionalmente a possibilidade de frustração e CONFLITO.

7 Fatores que influem na Percepção
Fatores Pessoais Atitudes Motivos Experiência Expectativas... Fatores da Situação Tempo Ambiente de Trabalho Ambiente Social Percepção Fatores “Alvo” Novidade Movimento Sons Tamanho Proximidade

8 Distorções da Percepção
As Percepções verdadeiramente objetivas são raras. Ainda que os “prejuízos” sejam normais e humanos, podem ser consequências consideráveis (negativas) quando os administradores e outros membros da organização atuam com base neles. 1- Percepção Seletiva As pessoas interpretam seletivamente o que vêem a partir dos seus próprios interesses, experiências... 2- Efeito Halo Quando a impressão geral de um indivíduo dá-se a partir de uma só característica 3- Projeção Atribuição das características próprias a outra pessoa. 4- Estereótipo Opinião preconcebida/ Juízo (sem critério) formado a respeito de algo/ alguém segundo o grupo a qual pertence 5- Efeito de Contraste Avaliação das características de uma pessoa afetadas pela comparação com outra

9 Quais as aplicações práticas da Percepção nas organizações?
Após análise anterior, vejamos a importância que esta (percepção) tem nas organizações, já que sempre julgamos através dela: Aplicações Específicas Nas organizações as pessoas sempre se julgam umas às outras com relação ao esforço e ao desenvolvimento nos cargos. Entrevista de Emprego O responsável deve reconhecer que os fatores de percepção influem nas pessoas que são contratadas e na qualidade da mão de obra. Avaliação de Desempenho O resultado das medições de performance poderá ser afetado pelas medidas subjetivas que o avaliador percebe como “boas ou más” em relação às características comportamentos do empregado.

10 Quais as aplicações práticas da Percepção nas organizações?
COMP HUM NAS ORG - Aula 02_2008 Quais as aplicações práticas da Percepção nas organizações? Lealdade do empregado O que alguém que toma decisões percebe como lealdade é bastante discutível. O empregado que questiona uma ordem pode ser considerado desleal por uns ou cuidadoso por outros. Esforço do empregado A avaliação do esforço de um colaborador é algo subjetivo sujeito a distorções de percepção e pode ser uma influência primária em seu futuro na organização.


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