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Comportamento Humano nas Organizações Prof. Patrick Nunes (organizador) Colaboradores: Prof. José Augusto e Prof. Leonardo Câmara www.patricknunes.com.br.

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1 Comportamento Humano nas Organizações Prof. Patrick Nunes (organizador) Colaboradores: Prof. José Augusto e Prof. Leonardo Câmara

2 - É limitado - Não possui substituto - Não possui elasticidade - Não pode ser armazenado - Não desaparece ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO Comportamento Humano nas Organizações De todos os recursos necessários para a produção de um bem de consumo ou serviço, o tempo é o mais reduzido e o menos disponível.

3 - Nervosismo e tensão - Preocupação crônica - Uso excessivo de fumo e álcool - Atitudes não cooperadoras - Insônia - Sentimentos de incapacidade - Instabilidade emocional - Problemas digestivos - Pressão sanguínea elevada ESTRESSE - Fatores ambientais - Fatores organizacionais - Fatores individuais Comportamento Humano nas Organizações

4 - É um sentimento consciente ou inconsciente - É invisível, inaudível e intangível - Energia devotada inteiramente à destruição da bondade dos outros - Emoção particularmente perigosa e destrutiva - Um sentimento que não realça em nada nossa imagem - Equivale em admitir um sentimento de inferioridade INVEJA Comportamento Humano nas Organizações

5 - Resultado de um puro fantasma - É o amor ao qual a pessoa pensa ter direito CIÚME Comportamento Humano nas Organizações

6 - Consiste na capacidade de influenciar alguém - É a verdadeira demonstração de status - É a possibilidade de alguém impor sua vontade - Refere a relação de subordinação - Depende da estrutura hierárquica - Depende do reconhecimento das pessoas - Liderança é poder - Poder não significa liderança PODER Comportamento Humano nas Organizações

7 - Baseada na intimação - Baseada no conhecimento - Baseada na identificação LIDERANÇA Comportamento Humano nas Organizações

8 Toda tentativa, por parte do superior hierárquico (chefe), ou de quem detenha poder de obter dele favores sexuais por meio de condutas reprováveis e indesejáveis ASSÉDIO MORAL E SEXUAL Comportamento Humano nas Organizações Conseqüências do assédio sexual sobre a saúde: - Estresse emocional - Sentimento de culpa - Perda do poder de concentração - Transtornos de adaptação - Ansiedade - Insegurança - Baixa auto-estima - Perda da produtividade - Falta de motivação

9 - Inteligências múltiplas - Inteligência emocional - Inteligência corporativa - Inteligência competitiva INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS Comportamento Humano nas Organizações

10 - Individualistas - Imediatistas - Ambiciosos - Arredios a regras - Não gostam de procedimentos - Não respeitam hierarquias GERAÇÃO Y Comportamento Humano nas Organizações

11 Emoções sentidas - São aquelas genuínas para o indivíduo. Emoções demonstradas - São requeridas pela organização e consideradas apropriadas para um determinado cargo. - São emoções inatas e aprendidas. EMOÇÕES Comportamento Humano nas Organizações

12 PERCEPÇÃO - Processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente. - É a forma de enxergar o mundo. ESTEREOTIPAGEM - Quando julgamos alguém com base em nossa percepção do grupo do qual essa pessoa faz parte. PERCEPÇÃO Comportamento Humano nas Organizações

13 - Condição socioeconômica dos empregados - Estilo de trabalho - Idade - Estado civil - Nacionalidade - Orientação sexual - Condições de saúde - Raça - Religião DIVERSIDADE NAS EMPRESAS Comportamento Humano nas Organizações

14 RAZÕES PARA O BURN OUT - Má formação técnica - Salários insuficientes - Locais de trabalho inadequados - Violência - Carga de trabalho muito acima de 8 horas diárias - Falta de projeto para o futuro BURN OUT Comportamento Humano nas Organizações - FALSA INCLUSÃO SOCIAL - SÍNDROME DA DESISTÊNCIA PROFISSIONAL E PESSOAL


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