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MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.

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1 MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente Especialista em Ciência Política Especialista em Pedagogia Empresarial Especialista em Recursos Humanos Administrador de Empresas

2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Responsabilidade Social Educação Ambiental Gestão Ambiental Empresarial Padrões Normativos

3 VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO Qualidade de vida Saúde Meio ambiente Segurança no trabalho

4 ESTRATÉGIAS DE MARKETING SOCIAL Endomarketing Comunicação Empreendedorismo Social Marketing Socioambiental

5 ADMINISTRAÇÃO DOS SETORES EMPRESAS PÚBLICAS EMPRESAS PRIVADAS ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS 4º SETOR 5º SETOR 6º SETOR 7º SETOR 8º SETOR

6 PADRÕES NORMATIVOS NBR acessibilidade NBR classificação dos resíduos sólidos NBR projetos de aterros sanitários SA responsabilidade social interna Instituto Ethos - responsabilidade social ISO gestão da qualidade ISO gestão ambiental ISO responsabilidade socioambiental

7 EXCLUSÃO SOCIAL Indicadores sociais: Aumento do desemprego Índice de analfabetismo Déficit de moradias Sucateamento da saúde

8 PRIMEIRA FASE DA EXCLUSÃO SOCIAL Atribuída aos níveis de: Renda Escolaridade Raça

9 SEGUNDA FASE DA EXCLUSÃO SOCIAL Os novos excluídos: Jovens com elevada escolaridade Pessoas com mais de 50 anos Homens e mulheres Pessoas com maior escolaridade

10 INCLUSÃO SOCIAL PERVERSA Ausência de qualidade: No trabalho Na formação Na assistência médica Segurança Consumo de bens materiais e serviços

11 MARKETING CONTEMPORÂNEO Pessoal Social Ambiental Internacional Religioso Cultural Educacional Digital Virtual Viral Esportivo Político

12 MARKETING SOCIETÁRIO Nova ótica dos 5 P´s do marketing: Preço Produto Promoção Praça Pessoas

13 DIVERSIDADES NAS EMPRESAS O papel do administrador... Condição socioeconômica dos empregados Estilo de trabalho Idade Estado civil Nacionalidade Orientação sexual Condições de saúde Raça Religião

14 LOGÍSTICA REVERSA DE RESÍDUOS SÓLIDOS Uma alternativa sustentável... Instrumento de desenvolvimento econômico e social Caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta Restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial Reaproveitamento de ciclos produtivos Destinação final ambientalmente adequada Pós-consumo (reciclagem, reuso e disposição final). Fluxo reverso de produtos e materiais depois de finalizada a sua utilidade original. Disposição final segura ou controlada e sem poluição dos produtos

15 LOGÍSTICA DE TRANSPORTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS Uma alternativa sustentável... Domiciliar Comercial Varrição e feiras livres Serviços de saúde Portos, aeroportos e terminais rodoviários e ferroviários Industriais Agrícolas Resíduos de construção civil

16 BRASIL – ABNT – ISO QUALIDADE AMBIENTAL A adoção da rotulagem ambiental resulta em benefícios para as empresas: Aumento da competitividade das exportações Atendimento ao consumidor verde Atendimento da pressão de organizações ambientalistas Conformidade com a política social da empresa Melhoria da imagem perante a sociedade Construção da marca mais forte Redução de custos dos processos industriais Reforço da motivação e o comprometimento dos colaboradores

17 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Uma alternativa socioambiental... Natureza Meio ambiente humano e político Mercado de trabalho Qualidade de Vida

18 SUSTENTABILIDADE Investir em educação ambiental Investir em educação ambiental Valorizar os clientes internos e externos Valorizar os clientes internos e externos Permitir a transformação social por meio do efeito multiplicador dos projetos sociais auto-sustentáveis Permitir a transformação social por meio do efeito multiplicador dos projetos sociais auto-sustentáveis Utilizar veículos de comunicação da atualidade para divulgar as atitudes socialmente responsáveis Utilizar veículos de comunicação da atualidade para divulgar as atitudes socialmente responsáveis Agregar valor à marca com ações cuja teoria corresponda com à prática Agregar valor à marca com ações cuja teoria corresponda com à prática Permitir que o lucro socioambiental esteja sempre acima do financeiro Permitir que o lucro socioambiental esteja sempre acima do financeiro


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