A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

15/12/2010Atitude e Comportamento1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) Título da Palestra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "15/12/2010Atitude e Comportamento1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) Título da Palestra."— Transcrição da apresentação:

1 15/12/2010Atitude e Comportamento1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) Título da Palestra

2 15/12/2010Atitude e Comportamento2 Introdução O objetivo deste estudo é fornecer subsídios para uma possível mudança comportamental. Para isso, estudaremos a percepção, a formação das atitudes e comportamentos e a progressão do nosso modo de pensar e de agir.

3 15/12/2010Atitude e Comportamento3 Atitude – É uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a pessoas e acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante. Comportamento – É o conjunto organizado das operações selecionadas em função das informações recebidas do ambiente através das quais o indivíduo integra as suas tendências. Atitude e Comportamento Conceito

4 15/12/2010Atitude e Comportamento4 A Percepção é uma atividade do espírito que organiza os dados sensoriais pelo qual conhecemos a presença atual de um objeto exterior. Atitude e Comportamento Percepção Explicação: as informações nos chegam através das percepções sensoriais e das extra-sensoriais. Passam, primeiramente, pelo corpo físico; depois, pelo corpo perispiritual, e, por último, chegam ao Espírito propriamente dito. O senso crítico está localizado no Espírito, que faz a seleção de tudo o que lhe chega, enviando de volta, como crítica conceituada.

5 15/12/2010Atitude e Comportamento5 Personalidade. Para os psicólogos, representa aquilo que caracteriza o indivíduo. É a consistência das reações que uma pessoa tem em diversas situações. Autoconceito. Cada um de nós tem uma imagem de si mesmo que influencia tudo o que dizemos ou fazemos ou percebemos em relação ao mundo. Valores, crenças, e objetivos que temos em mente. Atitude e Comportamento Personalidade e Autoconceito

6 15/12/2010Atitude e Comportamento6 Estereotipagem - É usar uma impressão padronizada de um grupo para influenciar a nossa percepção de um indivíduo em particular. Efeito Halo - Deixar que uma característica de um indivíduo ou grupo encubra todas as demais características daquele indivíduo ou grupo. Expectativas - Consiste em "vermos" e "ouvirmos" o que esperamos ver e ouvir e não o que realmente está acontecendo. Atitude e Comportamento Distorção Perceptiva

7 15/12/2010Atitude e Comportamento7 Cognitivo (pensamentos e crenças); Afetivo (sentimentos e emoções); Comportamental (tendências para reagir). A atitude está formada quando esses componentes se encontram de tal maneira inter- relacionados que os sentimentos e tendências reativas específicas ficam coerentemente associadas com uma maneira particular de pensar em certas pessoas ou acontecimentos. Atitude e Comportamento Componentes das Atitudes

8 15/12/2010Atitude e Comportamento8 A aquisição de atitudes pode ser resumida: 1) pelos resultados de nossa própria experiência; 2) nossas tendências e preconceitos perceptivos; 3) nossas observações das reações de uma outra pessoa a uma situação específica; 4) nossa observação dos resultados das experiências de outra pessoa. Pavlov Herança e Automatismo no Espiritismo Atitude e Comportamento Formação de nossas Atitudes e Comportamentos

9 15/12/2010Atitude e Comportamento9 Diferença entre Atitude e Comportamento Atitude é intenção Comportamento é ação.

10 15/12/2010Atitude e Comportamento10 Atitude e Comportamento Mudança de Atitudes e Comportamentos (1) Como a atitude é uma intenção de se comportar de certa maneira, a intenção pode ou não ser consumada, dependendo da situação ou das circunstâncias. Mudanças nas atitudes de uma pessoa podem demorar muito para causar mudanças de comportamento que, em alguns casos, podem nem chegar a ocorrer. No meio espírita, diz-se que no umbral há uma multidão de espíritas de boa intenção.

11 15/12/2010Atitude e Comportamento11 Embora as tentativas de modificar ou substituir atitudes assentem nos mesmos princípios de aprendizagem, é evidentemente muito mais difícil mudar ou esquecer atitudes do que aprendê- las. Atitude e Comportamento Mudança de Atitudes e Comportamentos (2)

12 15/12/2010Atitude e Comportamento12 Basicamente, as pessoas buscam uma sensação de equilíbrio entre suas crenças, atitudes e comportamentos. A isso damos o nome de dissonância cognitiva. A teoria da dissonância cognitiva procura explicar como as pessoas reduzem os conflitos internos quando enfrentam um choque entre seus pensamentos e seus atos. Atitude e Comportamento Mudança de Atitudes e Comportamentos (3)

13 15/12/2010Atitude e Comportamento13 Atitude e Comportamento Mudança de Atitudes e Comportamentos (4) Os investigadores sociais descobriram que, quando um componente da atitude é experimentalmente modificado, os outros parecem sofrer um realinhamento coerente.

14 15/12/2010Atitude e Comportamento14 Atitude e Comportamento Mudança de Atitudes e Comportamentos (5) O Espiritismo, para auxiliar a mudança comportamental, prescreve leituras evangélicas, preces, vibrações e diálogos em sessões espíritas. Informa-nos também que a reforma íntima esquematizada não nos leva muito longe. Importa desenvolver o Espírito, fazê-lo crescer em conhecimento e moral.

15 15/12/2010Atitude e Comportamento15 Atitude e Comportamento Conclusão Empenhemo-nos na autoconsciência. Quem sabe se essa busca de nós mesmos não seja o principal estímulo de nossa evolução espiritual, das mudanças para o bem que o nosso Espírito imortal almeja?

16 15/12/2010Atitude e Comportamento16 Atitude e Comportamento Bibliografia Consultada ÁVILA, F. B. de S.J. Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo. Rio de Janeiro, M.E.C., BOWDITCH, J. L. e BUONO, A. F. Elementos de Comportamento Organizacional. São Paulo, Pioneira, KARDEC. A. A Obsessão. 3. Ed., São Paulo, O Clarim, Polis - Enciclopédia Verbo da Sociedade e do Estado. Lisboa/São Paulo, Verbo, XAVIER, F. C. e VIEIRA, W. Evolução em Dois Mundos, pelo Espírito André Luiz, 4. ed., Rio de Janeiro, FEB, Texto em HTML:HTML comportamento.htm


Carregar ppt "15/12/2010Atitude e Comportamento1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) Título da Palestra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google