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(Org. por Sérgio Biagi Gregório)

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Apresentação em tema: "(Org. por Sérgio Biagi Gregório)"— Transcrição da apresentação:

1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
TÍTULO DA PALESTRA Os Três Reinos (Org. por Sérgio Biagi Gregório) 10/03/2012 Toxicomania e Espiritismo

2 Os Três Reinos Introdução
Concebeu-se dividir a natureza em: 1) seres orgânicos e seres inorgânicos; 2) reino mineral, reino vegetal e reino animal; 3) reino mineral, reino vegetal, reino animal e reino hominal. Que subsídios a Doutrina Espírita oferece-nos para enfrentarmos esta questão? 10/03/2012 Toxicomania e Espiritismo

3 Os Três Reinos Visão de Conjunto
O Progresso do Espírito De acordo com os pressupostos espíritas, Deus criou os Espíritos - simples e ignorantes -, com a determinação de se tornarem perfeitos. O progresso do Espírito é sempre compulsório: podemos estacionar por algum tempo, mas os acicates da vida nos impulsionarão para o desenvolvimento ulterior. 10/03/2012 Toxicomania e Espiritismo

4 Os Três Reinos Visão de Conjunto
O Encadeamento da Natureza O princípio inteligente ou mônada celeste estagia nesses reinos, começando no mineral e indo até o hominal, extraindo de cada um deles os subsídios necessários para a sua evolução. É por isso que tudo se encadeia na natureza, desde o átomo ao arcanjo. 10/03/2012 Toxicomania e Espiritismo

5 Os Três Reinos Visão de Conjunto
Para José Herculano Pires "a Ontogênese Espírita, ou seja, a teoria doutrinária da criação dos Seres (do grego: onto é Ser; logia é estudo, ciência) revela o processo evolutivo a partir do reino mineral até o reino hominal. Essa teoria da evolução é mais audaciosa que a de Darwin. Léon Denis a definiu numa sequência poética e naturalista: A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem. Entre cada uma dessas fases existe uma zona intermediária, como se pode verificar nos estudos científicos". (1984, p. 93) 10/03/2012 Toxicomania e Espiritismo

6 Os Três Reinos Reino Mineral
Força Mecânica Allan Kardec escreve pouco sobre esse reino. Diz-nos que ele é constituído de matéria inerte, e não possui mais do que uma força mecânica. Os minerais não têm vitalidade e nem movimentos próprios, sendo formado apenas pela agregação da matéria. São os chamados seres inorgânicos da natureza. A pedra, por exemplo, não apresenta sinal de vida. Pode-se dizer que o característico básico dessa fase é a atração, presenciado claramente no fenômeno do magnetismo. 10/03/2012 Toxicomania e Espiritismo

7 Os Três Reinos Reino Mineral
Intermediação com o Reino Vegetal Na intermediação com o reino vegetal, que lhe vem a seguir, investigações científicas descobriram a geração espontânea dos vírus nas estruturas cristalinas. Os vírus se situam na encruzilhada dos reinos mineral, vegetal e animal, como uma espécie de ensaio para ordenações futuras. 10/03/2012 Toxicomania e Espiritismo

8 Os Três Reinos Reino Vegetal
O Surgimento da Vitalidade As plantas, compostas de matéria inerte, são dotadas de vitalidade. Elas não pensam, não têm mais do que a vida orgânica. Podem ser afetadas por ações sobre a matéria, mas não têm percepções; por conseguinte, não têm a sensação de dor. Como não pensam, não podem ter vontade, e não têm consciência de si mesma; nada mais possuem que um instinto natural e cego. O próprio instinto de conservação é puramente mecânico. O característico básico dessa fase é a sensação. 10/03/2012 Toxicomania e Espiritismo

9 Os Três Reinos Reino Vegetal
Intermediação com o Reino Animal Na intermediação com o reino animal, que lhe vem a seguir, existe a zona dos vegetais carnívoros. 10/03/2012 Toxicomania e Espiritismo

10 Os Três Reinos Reino Animal
Inteligência Instintiva Os animais, constituídos de matéria inerte e dotados de vitalidade, têm uma espécie de inteligência instintiva, limitada, com a consciência de sua existência e de sua individualidade. Eles não agem só por instinto. Há neles uma espécie de inteligência, mas cujo exercício é mais precisamente concentrado sobre os meios de satisfazer às suas necessidades físicas e prover à conservação. 10/03/2012 Toxicomania e Espiritismo

11 Os Três Reinos Reino Animal
O Livre-Arbítrio nos Animais Pergunta 595 de O Livro dos Espíritos - Os animais têm livre arbítrio? Não são simples máquinas, mas sua liberdade de ação é limitada pelas suas necessidades, e não pode ser comparada à do homem. Sendo muito inferiores a este, não têm os mesmos deveres. Sua liberdade é restrita aos atos da vida material. A sua escolha é mecânica, por instinto. 10/03/2012 Toxicomania e Espiritismo

12 Os Três Reinos Reino Animal
Comparando o Homem ao Animal Na comparação do homem ao animal, Allan Kardec na pergunta 597 A de O Livro dos Espíritos diz: "há, entre a alma dos animais e a do homem tanta distância quanto entre a alma do homem e Deus". A característica principal dessa fase é a elaboração do instinto. Na zona de intermediação entre o reino animal e o reino hominal estão situados os antropóides. 10/03/2012 Toxicomania e Espiritismo

13 Os Três Reinos Reino Hominal
Inteligência Especial O homem, tendo tudo o que existe nas plantas e nos animais, domina todas as outras classes por uma inteligência especial, ilimitada, que lhe dá: a consciência do seu futuro, a percepção das coisas extra materiais e o conhecimento de Deus. 10/03/2012 Toxicomania e Espiritismo

14 Os Três Reinos Reino Hominal
O Espírito André Luiz em Evolução em Dois Mundos Cita que o princípio inteligente estagiando na ameba adquire os primeiros automatismos do tato; nos animais aquáticos, o olfato; nas plantas, o gosto; nos animais, a linguagem. Hoje somos o resultado de todos os automatismos adquiridos nos vários reinos da natureza. No reino mineral adquirimos a atração; no reino vegetal, a sensação; no reino animal, o instinto; no reino hominal, o livre-arbítrio, o pensamento contínuo e a razão. (Xavier, 1977, cap. 4) Diz ainda que "nas linhas da civilização o reflexo precede o instinto, este à atividade refletida, esta à inteligência, esta, por sua vez, à razão e, finalmente, esta à responsabilidade". 10/03/2012 Toxicomania e Espiritismo

15 Os Três Reinos Reino Hominal
O Homem é um Ser a Parte A característica principal deste reino, como uma síntese de todos os anteriores, é o aparecimento do Pensamento Contínuo, Livre-Arbítrio, Responsabilidade Moral. O Espírito, encarnando-se no homem, transmite-lhe o princípio intelectual e moral, que o torna superior aos animais. O Espírito ao purificar-se liberta-se pouco a pouco da influência da matéria. 10/03/2012 Toxicomania e Espiritismo

16 Os Três Reinos Conclusão
Três reinos e o homem encerram todo o processo de evolução alcançado pelo desenvolvimento do princípio inteligente. O próximo passo é transformar-se no reino angélico, em que estaria livre de todas as influências da matéria. 10/03/2012 Toxicomania e Espiritismo

17 Os Três Reinos Bibliografia Consultada
KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed., São Paulo, FEESP,  PIRES, J. H. Mediunidade (Vida e Comunicação) - Conceituação, da Mediunidade e Análise Geral dos seus Problemas Atuais . 5. ed., São Paulo, Edicel,  XAVIER, F. C. e VIEIRA, W. Evolução em Dois Mundos, pelo Espírito André Luiz, 4. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1977. Texto em HTML 10/03/2012 Toxicomania e Espiritismo


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