A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(Org. por Sérgio Biagi Gregório)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(Org. por Sérgio Biagi Gregório)"— Transcrição da apresentação:

1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Título da Palestra Sociologia e Espiritismo (Org. por Sérgio Biagi Gregório) 15/01/2011 Sociologia e Espiritismo

2 Sociologia e Espiritismo
Introdução O objetivo deste trabalho é estudar a Sociologia, como ciência, comparando-a com os princípios codificados por Allan Kardec. 15/01/2011 Sociologia e Espiritismo

3 Sociologia e Espiritismo
Etimologia A palavra sociologia é um vocábulo composto da palavra latina societas (sociedade, socius = companheiro) e da palavra grega logos (estudo, ciência). Sociologia é o estudo científico das formas fundamentais da convivência humana. De acordo com T. M. dos Santos em seu Manual de Sociologia, a sociologia é a ciência que tem por objeto o estudo dos fatos sociais. 15/01/2011 Sociologia e Espiritismo

4 Sociologia e Espiritismo
Objeto da Sociologia É o estudo científico dos fatos sociais. Mas o que é um fato social? Segundo Émile Durkheim, “O fato social são todas as formas de associações humanas e as maneiras de agir, sentir, e pensar, padronizados e socialmente sancionadas”. 15/01/2011 Sociologia e Espiritismo

5 Sociologia e Espiritismo Natureza da Sociologia
Não é uma ciência normativa. Limita-se a estudar os fatos sociais tais como são. Quer inteirar-se de como é a sociedade e não se propõe o problema de como deve ser. Em síntese: mostra o que é a sociedade e não como deve ser. 15/01/2011 Sociologia e Espiritismo

6 - Nicolau Copérnico (1473-1543) desloca o centro da terra para o Sol.
Sociologia e Espiritismo Mudança do Deve Ser para O Que é: Alguns Nomes - Nicolau Copérnico ( ) desloca o centro da terra para o Sol. Francis Bacon ( ) diz que a teologia deve ceder lugar à dúvida metódica. Vico ( ) expressa que o homem produz a própria história. - Montesquieu ( ) demonstrou que as instituições de sua época eram irracionais e injustas. 15/01/2011 Sociologia e Espiritismo

7 Sociologia e Espiritismo Positivismo de Augusto Comte (1798-1857)
Pretendia oferecer uma coexistência pacífica entre a ordem dos conservadores e o progresso dos revolucionários. A criação da Sociologia tem o objetivo de separar o conhecimento da teologia e da metafísica, dando-lhe um caráter "positivo". Mostra o que é a sociedade (ciência) e não o que deve ser (filosofia). 15/01/2011 Sociologia e Espiritismo

8 Sociologia e Espiritismo
Caráter Positivo Positivismo: é uma doutrina que relaciona o conhecimento aos fatos observáveis e às interdependências entre os fenômenos cuja natureza, ou origem, deve ser aceita sem indagação. Espiritismo: Allan Kardec, no capítulo I do livro A Gênese, mostra-nos o caráter científico, positivo, do Espiritismo quando nos remete ao estudo da Revelação. Faz hipóteses, observa e tira conclusões. 15/01/2011 Sociologia e Espiritismo

9 Sociologia e Espiritismo
Ordem e Progresso Positivismo: no campo da religião, o positivismo prega o amor como princípio, a ordem por base e o progresso por fim. Espiritismo: retrata tudo nas leis morais. O Cristo não nos ensinou o amor como princípio de tudo? Diferença: o positivismo encara o problema do ponto de vista material, sem perspectiva de uma vida passada ou futura. 15/01/2011 Sociologia e Espiritismo

10 Sociologia e Espiritismo
Lei dos Três Estados Positivismo: 1º) teológico ou fetichista; 2º) metafísico ou racional; 3º) científico ou positivo. Comte deu ênfase ao estado positivo, mas criou o religioso, obedecendo à hierarquia católica, com a diferença que os seus deuses são os homens célebres que se foram, tais como Sócrates, Platão, César etc. Espiritismo: aceita os três estados citados, mas nos diz que eles coexistem, inclusive, numa comunidade cientifica. 15/01/2011 Sociologia e Espiritismo

11 Sociologia e Espiritismo
O Fato Social Positivismo: a Sociologia observa, formula hipóteses, experimenta e tira conclusões dos fatos sociais. Espiritismo: amplia a visão do fato social, quando o interrelaciona com a palingenesia e a mediunidade. 15/01/2011 Sociologia e Espiritismo

12 Sociologia e Espiritismo Indissolubilidade do Casamento
Positivismo: basear-se-ia no dogma "O que Deus juntou o homem não separe", mostrando estatísticas, costumes e a desobediência humana como elementos condicionantes para o divórcio. Espiritismo: explicar-nos-ia que a constituição de uma família está conectada com "fatos" de outras existências e que o divórcio deveria ser protelado o máximo possível. 15/01/2011 Sociologia e Espiritismo

13 Sociologia e Espiritismo
Conclusão Quando a humanidade estiver sintonizada com a fraternidade universal, compreenderemos que o "fato social" tem dimensão cósmica e como tal, refletiremos melhor em nossa ação individual, procurando influenciar de maneira saudável o nosso próximo, o mundo que nos rodeia e o cosmo que nos absorve. 15/01/2011 Sociologia e Espiritismo

14 Sociologia e Espiritismo Bibliografia Consultada
AMORIM, D. O Espiritismo e os Problemas Humanos. São Paulo, USE,  KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed., Rio de Janeiro, FEB,  KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed., São Paulo, FEESP,  MARTINS, C. B. O Que é Sociologia. 16. ed., São Paulo, Brasiliense, 1987 (Coleção Primeiros Passos, n.º 57)  PIRES, J. H. Introdução à Filosofia Espírita. São Paulo, Paidéia,  SANTOS, T. M. Manual de Sociologia - Introdução Didática ao Estudo da Sociologia. 4. ed., São Paulo, Editora Nacional, 1966. Texto em HTML 15/01/2011 Sociologia e Espiritismo


Carregar ppt "(Org. por Sérgio Biagi Gregório)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google