A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

13/11/2007Curso Básico de Espiritismo1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "13/11/2007Curso Básico de Espiritismo1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO."— Transcrição da apresentação:

1 13/11/2007Curso Básico de Espiritismo1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO

2 13/11/2007Curso Básico de Espiritismo2 Há Vida em outros Planetas? Podemos comprovar? O que significa dizer que há muitas moradas na Casa do Pai? Elas são moradas físicas? Moradas espirituais? Questões HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI Introdução

3 13/11/2007Curso Básico de Espiritismo3 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI Texto Evangélico Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fora, eu vô-lo teria dito; pois vou aparelhar- vos o lugar. E depois de ir e vos aparelhar o lugar, virei outra vez e tornar-vos-ei para mim, para que onde eu esteja, estejais vós também. (João, cap. XIV, v. 1 a 3).

4 13/11/2007Curso Básico de Espiritismo4 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI Significado das Palavras É o Universo. Mundos que circundam o espaço infinito. Conjunto de tudo quanto existe (incluindo-se a Terra, os astros, as galáxias e toda a matéria disseminada no espaço).

5 13/11/2007Curso Básico de Espiritismo5 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI Dados do Universo O Universo é composto de estrelas. As estrelas, reunidas em agrupamento de bilhões, formam as galáxias. As galáxias, acessíveis aos nossos telescópios, são em número de 10 bilhões. Na Via Láctea, uma dessas galáxias, com anos-luz de diâmetro e contendo de 150 a 200 bilhões de estrelas, está o Sol com seu sistema planetário. O Sol gira ao redor do centro da galáxia a uma distância de a anos-luz. Estrelas Universo Galáxias Sistema Solar Terra

6 13/11/2007Curso Básico de Espiritismo6 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI Cosmogonia e Visão de Mundo Há ± anos Há ± anos Há ± 500 anos Há ± 50 anos HOJE Homem O Homem é o centro do Universo. Terra A Terra é o centro do Universo. Sol O Sol é o centro do Universo. Galáxia A Galáxia é o centro do Universo. Universo O Universo não tem centro.

7 13/11/2007Curso Básico de Espiritismo7 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI Vida em Outros Planetas As modernas teorias heliocêntricas deslocaram o centro do Universo para além da Terra. Hipótese de vida em outros planetas Reforçada pelo fato de nossa química ser universal Kardec afirma que a vida existe em outros planetas e que o processo de geração espontânea continua nos planetas em formação da mesma maneira pela qual aqui se processou.

8 13/11/2007Curso Básico de Espiritismo8 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI A Casa do Pai Os Espíritos nos ensinam que estão em condições diferentes uns dos outros. São, foram ou serão habitados. A Terra deve ser tomada como ponto de referência. Há os que estão mais atrasados, mais adiantados e no mesmo grau de evolução do que a Terra. HÁ DIVERSOS MUNDOS

9 13/11/2007Curso Básico de Espiritismo9 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI Classificação dos Mundos Primeiras encarnações. O Mal predomina sobre o Bem. O Mal e o Bem se equivalem. O Bem predomina sobre o Mal. Só há o Bem.

10 13/11/2007Curso Básico de Espiritismo10 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI Mundos Primitivos I I nteligência rudimentar. F F orma humana sem beleza. I I nstintos sem a têmpera da sensibilidade. S S em indústria. S S em comércio.

11 13/11/2007Curso Básico de Espiritismo11 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI Mundos de Expiações e Provas S S uperioridade de inteligência em grande número de Espíritos difere da do mundo primitivo. J J á realizaram progressos anteriores. Os Os vícios são em grande número. E E xpiar faltas, mas nem todos (os selvagens) S S ão como estrangeiros, expulsos de outros mundos. V V ieram por causa da obstinação no mal (Exilados de Capela).

12 13/11/2007Curso Básico de Espiritismo12 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI Mundos Regeneradores T T ransição entre os mundos de expiação e os mundos felizes. A A inda estão sujeitos às leis que regem a matéria, mas livre da paixão desordenada. O O rgulho, inveja, ódio já não mais existem. H H á ainda provas a suportar.

13 13/11/2007Curso Básico de Espiritismo13 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI Mundos Felizes A A Forma do corpo ainda é humana, embelezada, aperfeiçoada, purificada. S S em doenças e sem as vicissitudes da matéria. L L eveza dos corpos torna mais fácil a locomoção dos Espíritos. A A infância é curta ou nula. N N ão há guerra entre os povos.

14 13/11/2007Curso Básico de Espiritismo14 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI Mundos Celestes M M orada dos Espíritos puros. N N a terra temos necessidade do mal para realçar o bem. N N os mundos celestes, tudo é harmonia, tudo é amor, tudo é caridade, tudo é justiça. C C omo estamos num mundo inferior, temos dificuldade de concebê-lo plenamente.

15 13/11/2007Curso Básico de Espiritismo15 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI Progressão dos Mundos Segundo Santo Agostinho, "A Terra está classificada no mundo de provas e expiações. Esteve material e moralmente num estado inferior ao que está hoje, e atingirá sob esse duplo aspecto, um grau mais avançado. Ela atingiu um dos seus períodos de transformação, em que, de mundo expiatório, tornar-se-á mundo regenerador; então os homens serão felizes, porque a lei de Deus nela reinará". (Kardec, 1984, p. 57)

16 13/11/2007Curso Básico de Espiritismo16 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI Conclusão O mal ainda predomina sobre o planeta Terra porque o bem está retraído. Quando todos os homens de bem resolverem colocar em prática as suas virtudes, e quando isso for um apanágio da maioria, o mal se esconderá com medo de ser visto.

17 13/11/2007Curso Básico de Espiritismo17 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI Bibliografia CURTI, R. Espiritismo e Evolução. São Paulo, FEESP, Enciclopédia Combi Visual. Barcelona (Espanha), Ediciones Danae, FERREIRA, A. B. de H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, s/d/p. KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 39. ed., São Paulo, IDE, KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed., São Paulo, FEESP, Texto em HTML:HTML muitas-moradas.htm


Carregar ppt "13/11/2007Curso Básico de Espiritismo1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google