A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Deus Módulo III Objetivo Geral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Deus Módulo III Objetivo Geral"— Transcrição da apresentação:

1 Deus Módulo III Objetivo Geral
Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I Módulo III Deus Objetivo Geral Apresentar Deus como a inteligência suprema e a causa primeira de todas as coisas.

2 Roteiro 1 – Existência de DEUS;
Programa Fundamental – Tomo I Módulo III – Deus - Quatro Roteiros Roteiro 1 – Existência de DEUS; Roteiro 2 – Provas da existência de Deus; Roteiro 3 – Atributos da divindade; Roteiro 4 – A providência divina.

3 Idéias Principais Estudadas
A existência de Deus é um sentimento inato em todos nós. Deus não se mostra, mas se revela pelas suas obras. Não há efeito sem causa. Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas.

4 Citar os atributos da divindade, segundo o Espiritismo, analisando-os;
Programa Fundamental – Tomo I Módulo III - Deus Roteiro 3 – Atributos da Divindade Objetivos Específicos: Citar os atributos da divindade, segundo o Espiritismo, analisando-os; Destacar a idéia de Deus ensinada por Jesus.

5 Quem, senão Deus, criou obra tamanha,
O espaço e o tempo, as amplidões e as eras, Onde se agitam turbilhões de esferas, Que a luz, a excelsa luz, aquece e banha? Quem, senão ELE fez a esfinge estranha No segredo inviolável das moneras, No coração dos homens e das feras, No coração do mar e da montanha? Deus!... somente o Eterno, o Impenetrável, Poderia criar o imensurável E o Universo infinito criaria!... Suprema paz, intérmina piedade, E que habita na eterna claridade Das torrentes da Luz e da Harmonia! Antero de Quental

6 Quais as principais idéias de Antero de Quental (espírito) nessa poesia acerca de DEUS?

7 Antero de Quental, procura em sua poesia estabelecer alguns traços entre o Criador e sua obra, identificando características de ambos, as quais revelam o poder de Deus e de suas Leis no Universo.

8 Esclarecimentos Doutrinários
Pode o homem compreender a natureza íntima de Deus? “Não; falta-lhe, para tanto, o sentido.” LE Q.10 Embora ainda não possa o ser humano compreender a natureza íntima de Deus, porque lhe falta para isso o sentido, pode formar idéia de alguns de seus atributos.

9 Esclarecimentos Doutrinários
Será dado um dia ao homem compreender o mistério da Divindade? (LE q.11) Quando seu espírito não mais estiver obscurecido pela matéria e, pela sua perfeição, se houver aproximado de Deus, então o verá e o compreenderá.” Mas, no estágio em que ele se encontra , a idéia que faz dos atributos divinos ainda é imperfeita, embora creia abranger tudo, no entanto, há coisas que estão acima da inteligência do homem mais inteligente.

10 Esclarecimentos Doutrinários
Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom, não temos uma idéia completa de seus atributos? “(...) A razão, com efeito, vos diz que Deus deve possuir essas perfeições em grau supremo, por que, se tivesse uma só de menos, ou não a tivesse em grau infinito, não seria superior a tudo e, por conseguinte, não seria Deus. Para estar acima de todas as coisas, Deus não pode achar-se sujeito a nenhuma vicissitude, nem sofrer nenhuma das imperfeições que a imaginação possa conceber.” LE Q. 13

11 Atividades dos participantes
O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.

12 Atividades dos participantes
1. Ler os subsídios do Roteiro; 2. Estudar o atributo divino indicado; 3. Elaborar um texto que analise o atributo estudado; 4. Destacar a argumentação que liga o atributo à divindade. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.

13 Conclusões O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.

14 Vamos reler a poesia, DEUS, de Antero de Quental, e identificar no texto os atributos da Divindade

15 Quem, senão Deus, criou obra tamanha,
O espaço e o tempo, as amplidões e as eras, Onde se agitam turbilhões de esferas, Que a luz, a excelsa luz, aquece e banha? Quem, senão ELE fez a esfinge estranha No segredo inviolável das moneras, No coração dos homens e das feras, No coração do mar e da montanha? Deus!... somente o Eterno, o Impenetrável, Poderia criar o imensurável E o Universo infinito criaria!... Suprema paz, intérmina piedade, E que habita na eterna claridade Das torrentes da Luz e da Harmonia! Antero de Quental

16 Atributos da Divindade
Eternidade; Imutabilidade e imaterialidade; Unicidade e Onipotência; Suprema e soberana inteligência; Soberana justiça e bondade; Perfeição infinita;

17 Argumentação Deus é eterno: Deus é imutável: Deus é imaterial:
Se tivesse tido um começo, teria saído do nada, ou, então, teria sido criado por um ser anterior. Deus é imutável: Se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo não teriam nenhuma estabilidade. Deus é imaterial: Se fosse de natureza material estaria sujeito às transformações da matéria e, portanto, não seria imutável. LE Q.13

18 Argumentação Deus é único: Deus é onipotente:
Se houvesse muitos deuses, não haveria unidade de vistas, nem unidade de poder na ordenação do Universo. Deus é onipotente: Se não tivesse o soberano poder, algo haveria mais poderoso ou tão poderoso quanto Ele, ou seja, poderia não ter feito todas as coisas e as que não tivesse feito seriam obra de outro Deus. Deus é soberanamente justo e bom: A sabedoria providencial das leis divinas, reveladas tanto nas menores com nas maiores coisas, não permite duvidar nem de sua justiça, nem de sua bondade. LE Q.13

19 Finalmente ... Jesus, ao nos apresentar Deus como nosso Pai amoroso e justo, à espera de nossa contribuição no aperfeiçoamento da Obra Divina, como irmãos de uma grande família universal, nos deu a orientação segura do nosso papel na construção de um mundo fraterno para a suprema felicidade de todos nós.

20 Fim


Carregar ppt "Deus Módulo III Objetivo Geral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google