A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade"— Transcrição da apresentação:

1 Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo XIV: Lei de Igualdade

2 Igualdade natural e desigualdade de aptidões
ROTEIRO 1 Igualdade natural e desigualdade de aptidões

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Esclarecer por que, perante a lei, são iguais todos os homens. Explicar a razão das desigualdades de aptidões entre os seres humanos. Justificar a necessidade da desigualdade das aptidões.

4 Perante Deus, são iguais todos os homens?
Todos os homens estão submetidos às mesmas leis da Natureza. Todos nascem igualmente fracos, acham-se sujeitos às mesmas dores e o corpo do rico se destrói como o do pobre. Deus a nenhum homem concedeu superioridade natural, nem pelo nascimento, nem pela morte: todos, aos seus olhos, são iguais. Allan Kardec: O livro dos espíritos, questão 803 – comentário.

5 Por que não outorgou Deus as mesmas aptidões a todos os homens?
Deus criou iguais todos os Espíritos, mas cada um destes vive há mais ou menos tempo, e, conseguintemente, tem feito maior ou menor soma de aquisições. A diferença entre eles está na diversidade dos graus da experiência alcançada e da vontade com que obram, vontade que é o livre-arbítrio. Daí o se aperfeiçoarem uns mais rapidamente do que outros, o que lhes dá aptidões diversas [...]. Allan Kardec: O livro dos espíritos, questão 804.

6 Necessária é a variedade das aptidões, a fim de que cada um possa concorrer para a execução dos desígnios da Providência, no limite do desenvolvimento de suas forças físicas e intelectuais. O que um não faz, fá-lo outro. Assim é que cada qual tem seu papel útil a desempenhar. Demais, sendo solidários entre si todos os mundos, necessário se torna que os habitantes dos mundos superiores, que, na sua maioria, foram criados antes do vosso, venham habitá-lo, para vos dar o exemplo. Allan Kardec: O livro dos espíritos, questão 804.

7 Muito embora a existência de igualdade entre os homens, não têm eles as mesmas aptidões. Isto porque, como ensinam os Espíritos Superiores, [...] Deus criou iguais todos os Espíritos, mas cada um destes vive há mais ou menos tempo, e, conseguintemente, tem feito maior ou menor soma de aquisições. A diferença entre eles está na diversidade dos graus da experiência alcançada e da vontade com que obram, vontade que é o livre-arbítrio. Daí o se aperfeiçoarem uns mais rapidamente do que outros, o que lhes dá aptidões diversas. KARDEC. Allan. O livro dos espíritos. Questão 804, p. 422.

8 KARDEC. Allan. O livro dos espíritos. Questão 132, p. 122.
Necessária é a variedade das aptidões, a fim de que cada um possa concorrer para a execução dos desígnios da Providência, no limite do desenvolvimento de suas forças físicas e intelectuais. O que um não faz, fá-lo outro. Assim é que cada qual tem seu papel útil a desempenhar. KARDEC. Allan. O livro dos espíritos. p. 422. Portanto, o homem à medida que progride, torna-se, segundo os desígnios de Deus, colaborador na obra da criação. KARDEC. Allan. O livro dos espíritos. Questão 132, p. 122.

9 A diversidade das aptidões entre os homens não deriva da natureza íntima da sua criação, mas do grau de aperfeiçoamento a que tenham chegado os Espíritos encarnados neles. Deus, portanto, não criou faculdades desiguais; permitiu, porém, que os Espíritos em graus diversos de desenvolvimento estivessem em contacto, para que os mais adiantados pudessem auxiliar o progresso dos mais atrasados e também para que os homens, necessitando uns dos outros, compreendessem a lei de caridade que os deve unir. KARDEC. Allan. O livro dos espíritos. Questão 805, p. 422.

10 CONCLUSÃO: Sabemos que [...] existe uma igualdade absoluta de direitos dos homens perante Deus, que concede a todos os seus filhos uma oportunidade igual nos tesouros inapreciáveis do tempo. Esses direitos são os da conquista da sabedoria e do amor, através da vida, pelo cumprimento do sagrado dever do trabalho e do esforço individual. Eis por que cada criatura terá o seu mapa de méritos nas sendas evolutivas, constituindo essa situação, nas lutas planetárias, uma grandiosa escala progressiva em matéria de raciocínios e sentimentos, em que se elevará naturalmente todo aquele que mobilizar as possibilidades concedidas à sua existência para o trabalho edificante na iluminação de si mesmo, nas sagradas expressões do esforço individual. XAVIER, Francisco Cândido. O consolador. Pelo Espírito Emmanuel. 24. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2003, questão 56, p. 46.


Carregar ppt "Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google