A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo XIII: Lei de Destruição e Lei de Conservação Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo XIII: Lei de Destruição e Lei de Conservação Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo XIII: Lei de Destruição e Lei de Conservação Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

2 ROTEIRO 1 Destruição necessária e Destruição abusiva

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Indicar a finalidade da destruição existente na Natureza. Estabelecer a diferença entre destruição necessária e destruição abusiva.

4 O QUE SE DEVE ENTENDER POR LEI DE DESTRUIÇÃO?

5 A destruição necessária ocorre na Natureza tendo em vista a natural transformação biológica, a renovação e até a melhoria das espécies. Dessa forma, os Espíritos Superiores nos esclarecem: Preciso é que tudo se destrua para renascer e se regenerar. Porque, o que chamais destruição não passa de uma transformação, que tem por fim a renovação e melhoria dos seres vivos. Allan Kardec: O livro dos espíritos, questão 728

6 A destruição abusiva não está prevista na lei natural porque coloca em risco a vida no Planeta. Toda destruição antecipada obsta ao desenvolvimento do princípio inteligente. Por isso foi que Deus fez que cada ser experimentasse a necessidade de viver e de se reproduzir. Allan Kardec: O livro dos espíritos, questão 729.

7 A [...] lei de destruição é, por assim dizer, o complemento do processo evolutivo, visto ser preciso morrer para renascer e passar por milhares de metamorfoses, animando formas corporais gradativamente mais aperfeiçoadas, e é desse modo que, paralelamente, os seres vão passando por estados de consciência cada vez mais lúcidos, até atingir, na espécie humana, o reinado da Razão. CALLIGARIS, Rodolfo. As leis morais. 11. ed. Rio de Janeiro: FEB, Item: A lei de destruição, p. 90.

8 A denominada lei de destruição melhor se conceituaria, no dizer dos Instrutores Espirituais, como lei de transformação. O que ocorre, na realidade, é a transformação e não a destruição, tanto no que concerne à matéria quanto no que se refere ao Espírito. A célebre anunciação de Lavoisier * na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma foi uma antevisão científica, no campo da matéria, do que os Espíritos viriam confirmar mais tarde ao Codificador. Tomada como transformação, a norma aplica-se também ao Espírito eterno, indestrutível, mas em contínua mutação, obedecendo à evolução e ao progresso sob os processos mais variados e complexos. SOUZA, Juvanir Borges de. Tempo de transição. 3. ed. Rio de Janeiro: FEB, Cap. 35 (A lei de destruição), p. 285.

9 A destruição abusiva é, sob qualquer pretexto, um atentado à lei de Deus. Nesse sentido, o [...] homem tem papel preponderante diante dos demais seres vivos, ao dizimar, em larga escala, os demais seres da criação, seja buscando alimentar a crescente população humana, seja aproveitando os despojos animais e vegetais em inúmeras indústrias de transformação, que lhe proporcionam múltiplas utilidades. SOUZA, Juvanir Borges de. Tempo de transição. 3. ed. Rio de Janeiro: FEB, Cap. 35 (A lei de destruição), p

10 Sabemos, entretanto, que a destruição abusiva irá desaparecer, paulatinamente, da Terra, em razão do progresso moral e intelectual do ser humano. Atualmente já existe um número significativo de indivíduos e organizações, espalhados pelo mundo, seriamente trabalhando para que a vida no Planeta se desenvolva num clima de equilíbrio, o que demonstra uma conscientização mais ampla a respeito desse assunto.

11 CONCLUSÃO: Há duas formas de destruição no Planeta: uma é benéfica, a outra é abusiva. A primeira [...] não passa de uma transformação, que tem por fim a renovação e melhoria dos seres vivos. KARDEC. Allan. O livro dos espíritos. Questão 728, p A segunda, não prevista na lei de Deus, resulta da imperfeição moral e intelectual do homem, em razão da predominância [...] da bestialidade sobre a natureza espiritual. Toda destruição que excede os limites da necessidade é uma violação da lei de Deus. KARDEC. Allan. O livro dos espíritos. Questão 735, p. 391.


Carregar ppt "PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo XIII: Lei de Destruição e Lei de Conservação Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google