A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo XII: Lei de Sociedade e Lei do Trabalho

2 ROTEIRO 4 Limite do Trabalho e do repouso

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar o limite do trabalho e do repouso. Justificar a necessidade do repouso.

4 Sendo uma necessidade para todo aquele que trabalha, o repouso não é também uma lei da Natureza?
O repouso serve para reparação das forças do corpo e também é necessário para dar um pouco mais de liberdade à inteligência, a fim de que se eleve acima da matéria. KARDEC. Allan. O livro dos espíritos, questão 682. Qual o limite do trabalho? O das forças. Em suma, a esse respeito Deus deixa inteiramente livre o homem. KARDEC. Allan. O livro dos espíritos, questão 683.

5 Sendo o trabalho uma lei natural, o repouso é a conseqüente conquista a que o homem faz jus para refazer as forças e continuar o ritmo de produtividade. O repouso se lhe impõe como prêmio ao esforço despendido, sendo-lhe facultando o indispensável sustento nos dias da velhice, quando diminuem o poder criativo, as forças e a agilidade na execução das tarefas ligadas à subsistência. FRANCO, Divaldo Pereira. Estudos espíritas. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. 6. ed. Rio de Janeiro: FEB, Cap. 11 (Trabalho), p. 94. Assim, o limite do trabalho é o das próprias forças. [...] Em suma, a esse respeito Deus deixa inteiramente livre o homem. KARDEC. Allan. O livro dos espíritos. Questão 683, p. 371.

6 O limite do trabalho e do repouso é observado, inclusive, no plano espiritual. André Luiz nos faz inúmeras referências a respeito deste assunto em sua obra. Em Nosso Lar, por exemplo, nos informa: Aqui, em verdade, a lei do descanso é rigorosamente observada, para que determinados servidores não fiquem mais sobrecarregados que outros; mas a lei do trabalho é também rigorosamente cumprida. XAVIER, Francisco Cândido. Nosso lar. Pelo Espírito André Luiz. 1. ed. especial, Rio de Janeiro: FEB, Cap. 11 (Notícias do Plano), p

7 Em Os Mensageiros, há um relato do benfeitor Aniceto relacionado a uma específica distribuição de tarefas entre os colaboradores: Na oficina – disse-nos, bondoso – encontramos revigoramento imprescindível ao trabalho. Recebemos reforços de energia, alimentando-nos convenientemente para prosseguir no esforço, mas convenhamos que, para muito de nós, a noite representou uma série de atividades longas e exaustivas. Necessitamos de algum descanso. XAVIER, Francisco Cândido. Os mensageiros. Pelo Espírito André Luiz. 1. ed. especial, Rio de Janeiro: FEB, Cap. 40 (Rumo ao campo), p. 247.

8 TRABALHA AGORA Pondera o tempo – mar em que navegas,
Invisível apoio que te escora. Não te afundes no abismo, senda afora, Não prossigas, em vão, tateando às cegas. Glórias, delitos, lágrimas, refregas, Tudo é feito no tempo, de hora a hora... Este o amor e a paz, semeando agora As riquezas do tempo que carregas! Inda que a dor te oprima e o mal te afronte, Vive, qual novo dia no horizonte, Sem que a névoa do mundo te abastarde... Hoje! Trabalha agora em cada instante; Agora! Trilha aberta ao Sol triunfante!... Muitas vezes, depois é muito tarde!... Auta de Souza. XAVIER, Francisco Cândido & VIEIRA, Waldo. Antologia dos Imortais. Editora FEB.

9 REFLITA... Qual a relação existente entre a necessidade da vida social, da vida em família, do trabalho, bem como, do limite e repouso do mesmo?


Carregar ppt "Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google