A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

29/02/2008Curso Básico de Espiritismo1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "29/02/2008Curso Básico de Espiritismo1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO."— Transcrição da apresentação:

1 29/02/2008Curso Básico de Espiritismo1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO

2 29/02/2008Curso Básico de Espiritismo2MATÉRIA Introdução Qual o conceito de matéria? Qual a sua origem? O que se entende por antimatéria? E imaterial? Pode o Espírito afetar a matéria e esta o Espírito? Como o Espírito se une à matéria?

3 29/02/2008Curso Básico de Espiritismo3MATÉRIA Conceito Matéria Substância Aquilo que tem extensão no espaço e no tempo. Tudo o que ocupa lugar no espaço e possui massa. Modernamente, a matéria é considerada como uma forma de energia, baseada na fórmula: E = mc 2 E (energia), m (massa) e c (velocidade da luz no vácuo).

4 29/02/2008Curso Básico de Espiritismo4MATÉRIA Conceito Antimatéria é a variedade de matéria que difere da matéria que predomina no nosso universo por ser composta de antipartículas. Imaterial é o conjunto do que existe fora da matéria; sobrenatural, espiritual. Segundo as instruções dos Espíritos, a MATÉRIA existe em estados ainda desconhecidos por nós. Ela pode ser tão sutil que não produza nenhuma impressão em nossos sentidos. Mesmo parecendo imperceptível, será sempre matéria.

5 29/02/2008Curso Básico de Espiritismo5MATÉRIA Constituição A matéria é constituída de apenas um elemento ou de vários elementos? Empédocles Aristóteles 4 ELEMENTOS terra (matéria sólida); ar (matéria gasosa); água (matéria líquida); e fogo (matéria em combustão). Allan Kardec UMA ÚNICA SUBSTÂNCIA. Em todo o Universo, há uma só substância primitiva: a matéria cósmica ou fluido etéreo, que enche o espaço e penetra os corpos.

6 29/02/2008Curso Básico de Espiritismo6MATÉRIA Origem A matéria existe desde toda a eternidade, como Deus, ou foi criada por Ele num certo momento? ( Perg. 21 de O Livro dos Espíritos). O que surgiu primeiro: a matéria ou o Espírito? Só Deus o sabe. Embora haja curiosidade sobre a origem das coisas, não é fácil penetrar na natureza íntima de Deus. Falta-nos um sentido. Quando estivermos mais evoluídos, quem sabe poderemos penetrar nos mistérios da divindade.

7 29/02/2008Curso Básico de Espiritismo7MATÉRIA O Espírito O Espírito é destituído de matéria? O Espírito é um ser real. É alguma coisa. Difere, contudo, de tudo o que conhecemos por matéria. Por isso, dizemos que ele é imaterial. Allan Kardec, na pergunta 82 de O Livro dos Espíritos, afirma que o termo INCORPÓREO seria mais apropriado.

8 29/02/2008Curso Básico de Espiritismo8MATÉRIA Relação Matéria Espírito Como pode o Espírito afetar a matéria e esta o Espírito? PELO PERISPÍRITO O que é? É o elo de ligação entre o Espírito e a matéria. A natureza do Espírito é quintessenciada. Ele não consegue se ligar diretamente à matéria, bastante bruta e grosseira. Necessita, assim, de um elemento semimaterial, que é o perispírito.

9 29/02/2008Curso Básico de Espiritismo9MATÉRIA Relação Espírito e Matéria Como se dá a união entre o Espírito e o corpo físico? Pela ligação do perispírito ao gérmen. Sob a influência do princípio vito-material do gérmen, o perispírito, que possui certas propriedades da matéria, se une, molécula a molécula, ao corpo em formação. Quando o gérmen chega ao seu pleno desenvolvimento, completa é a união; nasce então o ser para a vida exterior. (Kardec, 1975, it. 18, p. 214)

10 29/02/2008Curso Básico de Espiritismo10MATÉRIA Relação Espírito e Matéria A matéria é entrave à evolução do Espírito? A matéria é o liame que escraviza o Espírito; é o instrumento que ele usa, e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação. A matéria é o meio; o fim é a evolução do Espírito. Não é a matéria que atrapalha a evolução do Espírito, mas os atrativos da matéria, ou seja, os prazeres, as guloseimas, as diversões etc.

11 29/02/2008Curso Básico de Espiritismo11MATÉRIA Relação Espírito e Matéria Encontraram os filósofos solução para o problema da relação entre Espírito e matéria? Não. A dualidade continua. Somente quando os filósofos incluírem o conceito de perispírito em suas análises, poderão dar uma solução satisfatória ao problema.

12 29/02/2008Curso Básico de Espiritismo12MATÉRIA Materialismo Para o materialismo, a matéria é o fenômeno, a essência. O Espírito é um epifenômeno, isto é, decorrente do fenômeno. Foi a partir dessa idéia que Marx e Engels desenvolveram a teoria do materialismo histórico, segundo a qual os fatos econômicos, fundamentalmente materiais, são a base e causa determinantes de todos os fenômenos históricos e sociais.

13 29/02/2008Curso Básico de Espiritismo13MATÉRIA Desapego à Matéria O desapego à matéria não é abater o corpo, desprezá- lo e sacrificá-lo. A perfeição não consiste em martirizar o corpo. O correto é combater o orgulho, a vaidade e o egoísmo. O Espírito Georges adverte: dobrai-o, submetei-o, humilhai-o, mortificai-o: é o meio de torná-lo dócil à vontade de Deus, e o único que conduz à perfeição". (Kardec, 1984, p. 232)

14 29/02/2008Curso Básico de Espiritismo14MATÉRIA Conclusão A matéria não é o fim último da existência terrena; ela é o meio utilizado pelo Espírito para promover a sua evolução. Assim, se lhe dermos o que ela realmente merece, viveremos felizes e alcançaremos a paz de espírito.

15 29/02/2008Curso Básico de Espiritismo15MATÉRIA Bibliografia Consultada DICIONÁRIO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS. São Paulo: Meca, S.D.P. KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed., Rio de Janeiro, FEB, KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 39. ed., São Paulo, IDE, KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed., São Paulo, FEESP, Texto em HTML:HTML 1sem.htm#MAT%C3%89RIA


Carregar ppt "29/02/2008Curso Básico de Espiritismo1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google