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(Org. por Sérgio Biagi Gregório)

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Apresentação em tema: "(Org. por Sérgio Biagi Gregório)"— Transcrição da apresentação:

1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
TÍTULO DA PALESTRA Sagrado e Espiritismo (Org. por Sérgio Biagi Gregório) 24/04/2012 Sagrado e Espiritismo

2 Sagrado e Espiritismo Introdução
O que se entende por sagrado? Como o sagrado se manifesta? Como explicar que o sentimento de adoração, inato no ser humano, pode ser influenciado pelas hierofanias das diversas religiões? 24/04/2012 Sagrado e Espiritismo

3 Sagrado e Espiritismo Conceito
Manifestação de uma realidade de ordem inteiramente diferente da das realidades "naturais". Tem como contrapartida a noção de profano. (Eliade, 1957, p. 24) Hierofania É o ato da manifestação do sagrado. A história das religiões tem um número considerável de hierofanias, ou seja, todas as manifestações das realidades religiosas. É isso o que explica o sagrado manifestando-se em pedras, animais, árvores etc. (Eliade, 1957, p. 25) 24/04/2012 Sagrado e Espiritismo

4 Sagrado e Espiritismo Considerações Iniciais
As ideias fundamentais do totemismo são: totem, mana e tabu. Totem – aplica-se o termo totem à espécie de seres ou de coisas que todos os membros de um clã julgam sagrados. Mana e orenda – designa uma força impessoal, ao mesmo tempo material e espiritual, difundida por todas as partes, comum aos símbolos sagrados, aos seres e aos objetos sagrados, a todos os seres, a todas as coisas. Tabu - de origem polinésica, designa a instituição em virtude da qual determinadas coisas, certos atos são proibidos. (Challaye, 1981, p ) A religião, nesse contexto, é a separação do profano e do sagrado. J. Herculano Pires, em O Espírito e o Tempo, retrata a evolução histórica das crenças em termos de horizontes: tribal (mediunismo primitivo), agrícola (animismo), civilizado (mediunismo oracular), profético (mediunismo bíblico) e espiritual (mediunidade positiva). 24/04/2012 Sagrado e Espiritismo

5 Sagrado e Espiritismo Aspectos Sagrados da Vida
Direito A arquitetura dos tribunais, a toga do juiz, o ritual das sessões dos tribunais, mesmo o uso de símbolos religiosos para o juramento, por exemplo, apontam certos aspectos da instituição do direito que têm pelo menos certo sabor de sagrado. Nos Estados Unidos, em qualquer circunstância, um juiz da Suprema Corte tem, aos olhos do homem médio, um status muitíssimo mais alto que o de um sociólogo, e um cientista social está muito mais sujeito a olhar como um servo para o tribunal do que a vê-lo como uma ameaça. 24/04/2012 Sagrado e Espiritismo

6 sagrado e Espiritismo Aspectos Sagrados da Vida
Religião É um aspecto do sistema social que poderia ser descrito como especializado no sagrado. Embora o impulso e a experiência religiosos sejam algo que pode ser praticado em caráter privado, seu maior impacto se dá sob a forma de organizações eclesiásticas. A igreja é um suplemento importante da família na educação das crianças, no estabelecimento de normas sociais, na criação de ideais e heróis e na criação de uma comunidade dentro da qual o indivíduo pode sentir-se em casa. 24/04/2012 Sagrado e Espiritismo

7 sagrado e Espiritismo Aspectos Sagrados da Vida
Ética Até hoje o sistema ético tem sido quase universalmente parte da cultura folk, com contribuição considerável da cultura literária na elaboração de documentos sagrados como os Dez Mandamentos, o Sermão da Montanha ou mesmo os Gettysburg Address e também na elaboração de uma grande quantidade de aforismos, provérbios, poemas bem conhecidos, hinos etc., que formam uma espécie de banco da memória lingüistica de um sistema ético. O princípio folk do "quem bem ama, bem castiga", que conduziu à perpetuação de gerações e gerações de crianças infelizes, agora finalmente está cedendo lugar, a um padrão mais literário e científico. (Boulding, 1974, cap. 4) 24/04/2012 Sagrado e Espiritismo

8 Sagrado e Espiritismo Revelação do Sagrado
Revelação no Sentido da Fé Religiosa No sentido especial da fé religiosa, a revelação diz-se mais particularmente das coisas espirituais que o homem não pode descobrir por meio da inteligência, nem com o auxílio dos sentidos e cujo conhecimento lhe dão Deus ou seus mensageiros, quer por meio da palavra direta, quer pela inspiração. Neste caso, a revelação é sempre feita a homens predispostos, designados sob o nome de profetas ou messias, isto é, enviados ou missionários, incumbidos de transmiti-la aos homens. 24/04/2012 Sagrado e Espiritismo

9 Sagrado e Espiritismo Revelação do Sagrado
Reveladores e Religiões Todas as religiões tiveram seus reveladores e estes, embora longe estivessem de conhecer todas as verdades, tinham uma razão de ser providencial, porque eram apropriados ao tempo e ao meio em que viviam, ao caráter particular dos povos a quem falavam e aos quais eram relativamente superiores. Buda, Maomé, Confúcio são alguns dos inúmeros exemplos. 24/04/2012 Sagrado e Espiritismo

10 Sagrado e Espiritismo Revelação do Sagrado
Revelação Espírita Por sua natureza, a revelação espírita tem duplo caráter: participa ao mesmo tempo da revelação divina e da revelação científica. O que caracteriza a revelação espírita é o ser divina a sua origem e da iniciativa dos Espíritos, sendo a sua elaboração fruto do trabalho do homem. (Kardec, 1975, p.14-20) 24/04/2012 Sagrado e Espiritismo

11 Sagrado e Espiritismo Racionalização do Sagrado
Catolicismo Deus está distante. A comunicação é feita através dos santos — os trabalhadores — que operam milagres e ajudam em coisas pessoais, tais como casamento e vida familiar. 24/04/2012 Sagrado e Espiritismo

12 Sagrado e Espiritismo Racionalização do Sagrado
Umbanda Na Umbanda, o Olorum, Deus Supremo, está distante. Os Orixás, mais próximos, são os verdadeiros trabalhadores. O relacionamento com o sagrado é pessoal. No Brasil, o Olorum é esquecido e, pouco a pouco, os orixás passaram, nos cultos afro-brasileiros, a ser identificados com os santos católicos. Oxalá identifica-se com Jesus Cristo, Xangô com São João Batista e São Jerônimo, Iansã com Santa Bárbara, Ogum com São Jorge etc. 24/04/2012 Sagrado e Espiritismo

13 Sagrado e Espiritismo Racionalização do Sagrado
no Espiritismo, a postura deve ser outra, pois quando Allan Kardec codificou a Doutrina dos Espíritos, fê-lo com o intuito de criar uma nova ordem no relacionamento com as coisas sagradas. Não mais peditórios para resolução de problemas pessoais, mas a absorção de conhecimentos superiores, a fim de que possamos nos tornar herdeiros da felicidade celeste. 24/04/2012 Sagrado e Espiritismo

14 Sagrado e Espiritismo Conclusão
Precisamos ir ao Espiritismo isentos de ideias preconcebidas. Paulatinamente, sem correrias, buscar a identificação com os princípios básicos codificados por Allan Kardec. Aplicar o bom senso e a razão em tudo que empreendermos no campo do sagrado. À medida que o conhecimento técnico aumenta, a adoração mágica diminui. Com isso, vamos aumentando a nossa percepção do mundo espiritual e melhorando a nossa conduta junto aos nossos semelhantes. 24/04/2012 Sagrado e Espiritismo

15 Sagrado e Espiritismo Bibliografia Consultada
BOULDING, K. E. O Impacto das Ciências Sociais. Rio de Janeiro, Zahar,  CHALLAYE, F. As Grandes Religiões. São Paulo, IBRASA,  ELIADE, M. O Sagrado e o Profano: A Essência das Religiões. Lisboa, Livros do Brasil, 1957?  KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1976 Texto em HTML espiritismo.htm 24/04/2012 Sagrado e Espiritismo


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