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24/04/20121Sagrado e Espiritismo TÍTULO DA PALESTRA (Org. por Sérgio Biagi Gregório)

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1 24/04/20121Sagrado e Espiritismo TÍTULO DA PALESTRA (Org. por Sérgio Biagi Gregório)

2 Sagrado e Espiritismo Introdução 24/04/2012Sagrado e Espiritismo2 O que se entende por sagrado? Como o sagrado se manifesta? sentimento de adoração hierofanias Como explicar que o sentimento de adoração, inato no ser humano, pode ser influenciado pelas hierofanias das diversas religiões?

3 Sagrado e Espiritismo Conceito 24/04/2012Sagrado e Espiritismo3 Manifestação de uma realidade de ordem inteiramente diferente da das realidades "naturais". Tem como contrapartida a noção de profano. (Eliade, 1957, p. 24) Sagrado É o ato da manifestação do sagrado. A história das religiões tem um número considerável de hierofanias, ou seja, todas as manifestações das realidades religiosas. É isso o que explica o sagrado manifestando-se em pedras, animais, árvores etc. (Eliade, 1957, p. 25) Hierofania

4 Sagrado e Espiritismo Considerações Iniciais 24/04/2012Sagrado e Espiritismo4 totemismototemmanatabu As ideias fundamentais do totemismo são: totem, mana e tabu. Totem Totem – aplica-se o termo totem à espécie de seres ou de coisas que todos os membros de um clã julgam sagrados. Mana e orenda Mana e orenda – designa uma força impessoal, ao mesmo tempo material e espiritual, difundida por todas as partes, comum aos símbolos sagrados, aos seres e aos objetos sagrados, a todos os seres, a todas as coisas. Tabu Tabu - de origem polinésica, designa a instituição em virtude da qual determinadas coisas, certos atos são proibidos. (Challaye, 1981, p ) A religião, nesse contexto, é a separação do profano e do sagrado. tribal agrícolacivilizado proféticoespiritual J. Herculano Pires, em O Espírito e o Tempo, retrata a evolução histórica das crenças em termos de horizontes: tribal (mediunismo primitivo), agrícola (animismo), civilizado (mediunismo oracular), profético (mediunismo bíblico) e espiritual (mediunidade positiva).

5 Sagrado e Espiritismo Aspectos Sagrados da Vida 24/04/2012Sagrado e Espiritismo5 Direito A arquitetura dos tribunais, a toga do juiz, o ritual das sessões dos tribunais, mesmo o uso de símbolos religiosos para o juramento, por exemplo, apontam certos aspectos da instituição do direito que têm pelo menos certo sabor de sagrado. Nos Estados Unidos, em qualquer circunstância, um juiz da Suprema Corte tem, aos olhos do homem médio, um status muitíssimo mais alto que o de um sociólogo, e um cientista social está muito mais sujeito a olhar como um servo para o tribunal do que a vê-lo como uma ameaça.

6 sagrado e Espiritismo Aspectos Sagrados da Vida 24/04/2012Sagrado e Espiritismo6 Religião É um aspecto do sistema social que poderia ser descrito como especializado no sagrado. Embora o impulso e a experiência religiosos sejam algo que pode ser praticado em caráter privado, seu maior impacto se dá sob a forma de organizações eclesiásticas. A igreja é um suplemento importante da família na educação das crianças, no estabelecimento de normas sociais, na criação de ideais e heróis e na criação de uma comunidade dentro da qual o indivíduo pode sentir-se em casa.

7 sagrado e Espiritismo Aspectos Sagrados da Vida 24/04/2012Sagrado e Espiritismo7 Ética Até hoje o sistema ético tem sido quase universalmente parte da cultura folk, com contribuição considerável da cultura literária na elaboração de documentos sagrados como os Dez Mandamentos, o Sermão da Montanha ou mesmo os Gettysburg Address e também na elaboração de uma grande quantidade de aforismos, provérbios, poemas bem conhecidos, hinos etc., que formam uma espécie de banco da memória lingüistica de um sistema ético. O princípio folk do "quem bem ama, bem castiga", que conduziu à perpetuação de gerações e gerações de crianças infelizes, agora finalmente está cedendo lugar, a um padrão mais literário e científico. (Boulding, 1974, cap. 4)

8 Sagrado e Espiritismo Revelação do Sagrado 24/04/2012Sagrado e Espiritismo8 Revelação no Sentido da Fé Religiosa No sentido especial da fé religiosa, a revelação diz-se mais particularmente das coisas espirituais que o homem não pode descobrir por meio da inteligência, nem com o auxílio dos sentidos e cujo conhecimento lhe dão Deus ou seus mensageiros, quer por meio da palavra direta, quer pela inspiração. Neste caso, a revelação é sempre feita a homens predispostos, designados sob o nome de profetas ou messias, isto é, enviados ou missionários, incumbidos de transmiti-la aos homens.

9 Sagrado e Espiritismo Revelação do Sagrado 24/04/2012Sagrado e Espiritismo9 Reveladores e Religiões Todas as religiões tiveram seus reveladores e estes, embora longe estivessem de conhecer todas as verdades, tinham uma razão de ser providencial, porque eram apropriados ao tempo e ao meio em que viviam, ao caráter particular dos povos a quem falavam e aos quais eram relativamente superiores. Buda, Maomé, Confúcio são alguns dos inúmeros exemplos.

10 Sagrado e Espiritismo Revelação do Sagrado 24/04/2012Sagrado e Espiritismo10 Revelação Espírita revelação espírita revelação divinarevelação científica Por sua natureza, a revelação espírita tem duplo caráter: participa ao mesmo tempo da revelação divina e da revelação científica. O que caracteriza a revelação espírita é o ser divina a sua origem e da iniciativa dos Espíritos, sendo a sua elaboração fruto do trabalho do homem. (Kardec, 1975, p.14-20)

11 Sagrado e Espiritismo Racionalização do Sagrado 24/04/2012Sagrado e Espiritismo11 Catolicismo distante Deus está distante. santos A comunicação é feita através dos santos os trabalhadores que operam milagres e ajudam em coisas pessoais, tais como casamento e vida familiar.

12 Sagrado e Espiritismo Racionalização do Sagrado 24/04/2012Sagrado e Espiritismo12 Umbanda Umbanda Na Umbanda, o Olorum, Deus Supremo, está distante. Orixás Os Orixás, mais próximos, são os verdadeiros trabalhadores. pessoal O relacionamento com o sagrado é pessoal. No Brasil, o Olorum é esquecido e, pouco a pouco, os orixás passaram, nos cultos afro-brasileiros, a ser identificados com os santos católicos. OxaláJesus CristoXangôSão João BatistaSão JerônimoIansãSanta BárbaraOgum São Jorge Oxalá identifica-se com Jesus Cristo, Xangô com São João Batista e São Jerônimo, Iansã com Santa Bárbara, Ogum com São Jorge etc.

13 Sagrado e Espiritismo Racionalização do Sagrado 24/04/2012Sagrado e Espiritismo13 Espiritismo Espiritismo no Espiritismo, a postura deve ser outra, pois quando Allan Kardec codificou a Doutrina dos Espíritos, fê-lo com o intuito de criar uma nova ordem no relacionamento com as coisas sagradas. Não mais peditórios para resolução de problemas pessoais, mas a absorção de conhecimentos superiores, a fim de que possamos nos tornar herdeiros da felicidade celeste.

14 Sagrado e Espiritismo Conclusão 24/04/2012Sagrado e Espiritismo14 Precisamos ir ao Espiritismo isentos de ideias preconcebidas. Paulatinamente, sem correrias, buscar a identificação com os princípios básicos codificados por Allan Kardec. Aplicar o bom senso e a razão em tudo que empreendermos no campo do sagrado. À medida que o conhecimento técnico aumenta, a adoração mágica diminui. Com isso, vamos aumentando a nossa percepção do mundo espiritual e melhorando a nossa conduta junto aos nossos semelhantes.

15 Sagrado e Espiritismo Bibliografia Consultada 24/04/2012Sagrado e Espiritismo15 BOULDING, K. E. O Impacto das Ciências Sociais. Rio de Janeiro, Zahar, CHALLAYE, F. As Grandes Religiões. São Paulo, IBRASA, ELIADE, M. O Sagrado e o Profano: A Essência das Religiões. Lisboa, Livros do Brasil, 1957? KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1976 Texto em HTML espiritismo.htm


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