A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

20/3/20121Conceito de Filosofia TÍTULO Sérgio Biagi Gregório Conceito de deFilosofia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "20/3/20121Conceito de Filosofia TÍTULO Sérgio Biagi Gregório Conceito de deFilosofia."— Transcrição da apresentação:

1 20/3/20121Conceito de Filosofia TÍTULO Sérgio Biagi Gregório Conceito de deFilosofia

2 Conceito de Filosofia Introdução 20/3/2012Conceito de Filosofia2 O que se entende por conceito? Há diferença entre conceito e definição? Como deve ser posto o conceito de filosofia?

3 Conceito de Filosofia Conceito e Definição 20/3/2012Conceito de Filosofia3 Do latim conceptu - representação de um objeto pelo pensamento, por meio de suas características gerais. Conceito Do latim definitione. Definir, segundo a lógica formal, é dizer o que a coisa é, com base no gênero próximo e na diferença específica. É enunciar os atributos essenciais específicos de um objeto ou o sentido de um conceito, seu conteúdo e limite, de modo que o torna inconfundível com o outro (1). Definição

4 Conceito de Filosofia Elaboração do Conceito de Filosofia 20/3/2012Conceito de Filosofia4 conceito de Filosofia O conceito de Filosofia deve ser elaborado de acordo com as características filosóficas de um determinado período de tempo, no curso de sua história. Antiguidadefilósofos Na Antiguidade, os filósofos; Idade MédiaEscolástica na Idade Média, a Escolástica; Atualidadeproblemas na Atualidade, os problemas.

5 Conceito de Filosofia O Problema do Conceito de Filosofia 20/3/2012Conceito de Filosofia5 Determinar em que termos a filosofia poderá ter assegurada sua autonomia. O verdadeiro conceito da filosofia deve atender conformemente a quatro problemas específicos: Atitude Filosófica Objeto da Filosofia Método da Filosofia fim da filosofia desinteressada A atitude desinteressada na busca do conhecimento. últimaredução do real objetivava à última redução do real, sem compromissos particulares e limitados. método demonstrativo Utilizavam o método demonstrativo não apenas aplicando a um plano lógico, mas metafísico A finalidade era favorecer a reta razão, a perfeição interior e a autoconsciência do homem. grego O pensamento grego foi quem melhor se encaminhou para esta visão completa da filosofia (2).

6 Conceito de Filosofia Definição de Filosofia 20/3/2012Conceito de Filosofia6 Filosofia amante da sabedoria Filosofia - do grego philos e sophia significa amor à sabedoria. Filósofo é, portanto, o amante da sabedoria. Com o decorrer do tempo, entretanto, a palavra filosofia foi perdendo esse seu significado etimológico. tipo especial de sabedoria Na própria Grécia Antiga o termo filosofia passou a designar não apenas o amor ou a procura da sabedoria, mas um tipo especial de sabedoria. Aquela que nasce do uso metódico da razão, da investigação racional em busca do conhecimento Aquela que nasce do uso metódico da razão, da investigação racional em busca do conhecimento (3).

7 Conceito de Filosofia Filosofia Antiga 20/3/2012Conceito de Filosofia7 Platãodoxa episteme Platão distingue a doxa, opinião, ou seja, o saber que temos sem tê-lo procurado, e a episteme, a ciência, que é o saber que temos porque o procuramos. esse saber especial que temos, que adquirimos depois de tê-lo procurado e de tê-lo procurado metodicamente Então, a filosofia já não significa amor à sabedoria, nem tampouco significa o saber em geral, qualquer saber; senão que significa esse saber especial que temos, que adquirimos depois de tê-lo procurado e de tê-lo procurado metodicamente. : lógica, física, metafísica e ética Na filosofia, distinguem-se, ainda, diferentes partes. Na época de Aristóteles, a divisão era: lógica, física, metafísica e ética (4).

8 Conceito de Filosofia Filosofia na Idade Média 20/3/2012Conceito de Filosofia8 Idade Média teologiafilosofia Durante a Idade Média o saber humano dividiu-se em dois grandes setores: teologia e filosofia. teologia A teologia é o conhecimento acerca de Deus. filosofia A filosofia são os conhecimentos humanos acerca das coisas e da Natureza e até mesmo de Deus por via racional. menos o de Deus Nesta situação a palavra filosofia continua designando todo o conhecimento, menos o de Deus. E assim adentrou muito o século XVII (4).

9 Conceito de Filosofia Filosofia na Atualidade 20/3/2012Conceito de Filosofia9 século XVII A partir do século XVII, o campo imenso da filosofia começa a partir-se. Saemciências particulares Saem do seio da filosofia as ciências particulares: as matemáticas, física, química etc. as leis mais gerais do ser, do pensamento, do conhecimento e da ação Assim, atualmente, a filosofia é uma ciência que estuda as leis mais gerais do ser, do pensamento, do conhecimento e da ação. É uma concepção científica do mundo como um todo, da qual se pode deduzir certa forma de conduta (5).

10 Conceito de Filosofia Filosofia na Atualidade 20/3/2012Conceito de Filosofia10 atitudemétodoobjetofinalidade A atitude, o método, o objeto e a finalidade da Filosofia mudam-se no decorrer de sua história. Hoje, já não comporta as cogitações metafísicas e transcendentais, divorciadas da realidade e da vida social. Há que se pensar em transformar a sociedade, oferecendo-lhe subsídios para uma vivência plena e participativa dos indivíduos que a compõem.

11 Conceito de Filosofia Conclusão 20/3/2012Conceito de Filosofia11 Desta forma, o conceito atual de Filosofia fundamenta-se no estudo da essência e do valor de todas as coisas: cosmos, vida, sociedade, natureza. É uma reflexão critica sobre o eu, o nós e a natureza, com a finalidade de tornar mais humana a vida social.

12 Conceito de Filosofia Temas para Debate 20/3/2012Conceito de Filosofia12 1) A partir da Idade Moderna, a extensão do conhecimento filosófico tendeu a reduzir-se ou a ampliar-se? 2) O método da disputa usado na Idade Média tem utilidade para a Filosofia Moderna? 3) A filosofia é uma reflexão crítica sobre o eu, o nós e a natureza. Comente.

13 Conceito de Filosofia Bibliografia Consultada 20/3/2012Conceito de Filosofia13 (1) BAZARIAN, J. Introdução à Sociologia. (2) MENDONÇA, E. P. de. O Problema do Conceito de Filosofia. (3) COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia. (4) GARCIA MORENTE, M. Fundamentos de Filosofia. (5) BAZARIAN, J. O Problema da Verdade. Texto em HTML nceito-de-filosofia.htm


Carregar ppt "20/3/20121Conceito de Filosofia TÍTULO Sérgio Biagi Gregório Conceito de deFilosofia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google