A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regras e limites na educação de crianças

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regras e limites na educação de crianças"— Transcrição da apresentação:

1 Regras e limites na educação de crianças
Mônica Milharézi Mendonça PUC-SP 2009

2 Quais são as maneiras pelas quais aprendemos?
Imitação

3 Quais são as maneiras pelas quais aprendemos?
Interação com o meio físico e com as pessoas

4 Quais são as maneiras pelas quais aprendemos?
Regras

5 O que são limites? “São fronteiras que demarcam o que é permitido ou possível fazer e o que não é”. As três formas pelas quais aprendemos estabelecem limites, pois limites são aprendidos na interação diária com o ambiente e com as pessoas. Entretanto, quando falamos em “Dar limite” em geral nos referimos às interações que estabelecemos por Regras, do tipo “se...então..” De certa maneira, regras são a descrição dos limites.

6 Limites “da natureza” e limites sociais
Leis descritas pela física, química e biologia. Limites sociais: Leis governamentais Regras sociais

7 Porque regras são importantes?
Regras são uma das maneiras pelas quais aprendemos. Em algumas situações, levam ao aprendizado de forma mais “Mundo maior que a sua casa”. Regras auxiliam na convivência em sociedade. rápida, segura e eficaz

8 Porque limites são importantes?
Limites são a estrutura da casa. Evita ter que chamar x, implorar e principalmente acessos de raiva. Limites trazem segurança (a falta de limites leva a atitude de testar cada vez mais os limites = proporção perigosa na adolescência) A criança que cresce sem limites tem maior dificuldade de aceitar regras sociais, pois está “acostumado a ter todas suas vontades satisfeitas”.

9 O comportamento de seguir uma regra depende da consequência que lhe é dada, e pode portanto, deixar de ocorrer quando não houver mais consequência por fazê-lo. Entretanto, conforme seguimos regras aprendemos não somente a seguir aquelas regras específicas mas também aprendemos a seguir regras, de maneira geral. Isto faz com que seja mais difícil de o comportamento cessar.

10 Assim, temos que nos perguntar o que a criança está aprendendo quando:
Permitimos que ela leve um brinquedo do colega para casa e não devolva? Dizemos que não é permitido levar brinquedo do colega para casa e, no entanto, não tomamos nenhuma atitude quando ela leva um brinquedo que não seja seu para casa?

11 O que determina os limites que os pais darão aos filhos?
Expectativas que têm sobre eles. Condições momentâneas dos pais: Tempo Disposição Energia Colocar limites exige supervisão e monitoria Quão aversivo/ruim é o comportamento do filho para o pai Quão “favorecedor” de alguma situação, mesmo que “oculta”

12 Como decidir quais limites são importantes?
Cada família decide o que é negociável e o que não é. Dica é: Pense nas CONSEQUÊNCIAS do comportamento de seu filho: ..para ele mesmo ...para a família Hoje.. E no futuro! ....para a sociedade Às vezes os pais erram com o intuito de agradar demais, só pensam no prazer momentâneo da criança e não no que aprenderá a longo prazo

13 Como colocar limites?? Estabelecer regras claras e específicas
As regras devem ser coerentes e razoáveis para a idade da criança.

14 Como colocar limites?? Prever o comportamento inadequado e fazer o combinado antes que ele ocorra. Repetir as regras sempre que necessário. Explicar o motivo para a regra, de maneira breve. Verificar se a regra está sendo cumprida (supervisão) e se é adequada. Se não estiver sendo adequada, reformulá-la. Regras podem e devem ser mudadas se não surtem efeito, só não podem ser burladas!

15 Como colocar limites?? Para cada regra deve haver uma consequência (que deve ser especificada na regra). Os pais devem ser consistentes e cumprir as consequências que prometem. Se a regra for adequada e seu filho estiver “fazendo manha” não voltar atrás. Valorize sempre que seu filho seguir a regra! As consequências mais adequadas são às mais próximas do que seriam consequências “naturais” do comportamento.

16

17 A importância de ser consistente
Consistência constrói confiança. Ameaças não cumpridas perdem a razão de ser e deixam o pai/mãe sem crédito. Sua palavra não tem valor. Avisos podem ser dados, mas se forem muitos perdem a eficácia. É preciso coerência entre os pais (não pode haver competição para ver quem é o mais “bonzinho”).

18 Decifrando um simples exemplo do cotidiano:
A mãe chega em casa e o filho, que deveria estar fazendo a lição, está assitindo tv. A mãe diz: “Ah, tá bom, hoje estou contente porque me dei bem no trabalho e você está tão fofo, pode ver tv antes da tarefa”. O que esta criança aprenderá sobre do que dependem as regras??

19 Algumas questões que influenciam no comportamento das crianças
Relembrando: Imitação Não dá pra negar: crianças imitam muitos dos comportamentos que vêem nos adultos. Pais são as pessoas mais próximas da criança durante grande parte da infância. Portanto: Pais também devem seguir regras, mesmo que em alguns casos sejam diferentes da das crianças.

20 Algumas questões que influenciam no comportamento das crianças
Interação baseada em críticas e repressão Só faz na frente do pai/mãe Contra-controle: oposição marcada a pais repressores “A qualidade do vínculo é quando a criança se sente compreendida, segura e amada; os pais não devem fazer tudo o que ela quer, mas mostrar interesse em tudo o que ela faz; ela deve se sentir importante e esse sentimento ela vai levar até o fim da vida” “Enfoque as qualidades positivas de seus filhos sempre, mas ame-os porque são seus filhos e não porque se comportam bem”

21 Uma última consideração...
A última e mais preciosa regra que os pais devem ensinar a seus filhos é a de observar as consequências do comportamento, pois só assim poderá ele próprio formular as regras mais eficazes para um mundo que está em constante mudança...

22 Muito obrigada!


Carregar ppt "Regras e limites na educação de crianças"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google