A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regras e limites na educação de crianças Mônica Milharézi Mendonça PUC-SP2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regras e limites na educação de crianças Mônica Milharézi Mendonça PUC-SP2009."— Transcrição da apresentação:

1 Regras e limites na educação de crianças Mônica Milharézi Mendonça PUC-SP2009

2 Quais são as maneiras pelas quais aprendemos? Imitação

3 Quais são as maneiras pelas quais aprendemos? Interação com o meio físico e com as pessoas

4 Quais são as maneiras pelas quais aprendemos? Regras

5 O que são limites? São fronteiras que demarcam o que é permitido ou possível fazer e o que não é. As três formas pelas quais aprendemos estabelecem limites, pois limites são aprendidos na interação diária com o ambiente e com as pessoas. Entretanto, quando falamos em Dar limite em geral nos referimos às interações que estabelecemos por Regras, do tipo se...então.. –De certa maneira, regras são a descrição dos limites.

6 Limites da natureza e limites sociais Limites da natureza: -Leis descritas pela física, química e biologia. Limites sociais: -Leis governamentais -Regras sociais

7 Porque regras são importantes? Regras são uma das maneiras pelas quais aprendemos. Em algumas situações, levam ao aprendizado de forma mais Mundo maior que a sua casa. Regras auxiliam na convivência em sociedade. rápida, segurae eficaz

8 Porque limites são importantes? Limites são a estrutura da casa. Evita ter que chamar x, implorar e principalmente acessos de raiva. Limites trazem segurança (a falta de limites leva a atitude de testar cada vez mais os limites = proporção perigosa na adolescência) A criança que cresce sem limites tem maior dificuldade de aceitar regras sociais, pois está acostumado a ter todas suas vontades satisfeitas.

9 O comportamento de seguir uma regra depende da consequência que lhe é dada, e pode portanto, deixar de ocorrer quando não houver mais consequência por fazê-lo. Entretanto, conforme seguimos regras aprendemos não somente a seguir aquelas regras específicas mas também aprendemos a seguir regras, de maneira geral. Isto faz com que seja mais difícil de o comportamento cessar.

10 Assim, temos que nos perguntar o que a criança está aprendendo quando: Permitimos que ela leve um brinquedo do colega para casa e não devolva? Dizemos que não é permitido levar brinquedo do colega para casa e, no entanto, não tomamos nenhuma atitude quando ela leva um brinquedo que não seja seu para casa?

11 Condições momentâneas dos pais: Tempo Disposição Energia O que determina os limites que os pais darão aos filhos? Colocar limites exige supervisão e monitoria Quão aversivo/ruim é o comportamento do filho para o pai Expectativas que têm sobre eles. Quão favorecedor de alguma situação, mesmo que oculta

12 Como decidir quais limites são importantes? Cada família decide o que é negociável e o que não é. Às vezes os pais erram com o intuito de agradar demais, só pensam no prazer momentâneo da criança e não no que aprenderá a longo prazo Dica é: Pense nas CONSEQUÊNCIAS do comportamento de seu filho:..para ele mesmo...para a família....para a sociedade Hoje.. E no futuro!

13 Como colocar limites?? Estabelecer regras claras e específicas As regras devem ser coerentes e razoáveis para a idade da criança.

14 Como colocar limites?? Prever o comportamento inadequado e fazer o combinado antes que ele ocorra. Regras podem e devem ser mudadas se não surtem efeito, só não podem ser burladas! Repetir as regras sempre que necessário. Explicar o motivo para a regra, de maneira breve. Verificar se a regra está sendo cumprida (supervisão) e se é adequada. Se não estiver sendo adequada, reformulá-la.

15 Como colocar limites?? Para cada regra deve haver uma consequência (que deve ser especificada na regra). Se a regra for adequada e seu filho estiver fazendo manha não voltar atrás. As consequências mais adequadas são às mais próximas do que seriam consequências naturais do comportamento. Os pais devem ser consistentes e cumprir as consequências que prometem. Valorize sempre que seu filho seguir a regra!

16 OqKWXirsU

17 A importância de ser consistente Consistência constrói confiança. Ameaças não cumpridas perdem a razão de ser e deixam o pai/mãe sem crédito. Sua palavra não tem valor. Avisos podem ser dados, mas se forem muitos perdem a eficácia. É preciso coerência entre os pais (não pode haver competição para ver quem é o mais bonzinho).

18 Decifrando um simples exemplo do cotidiano: A mãe chega em casa e o filho, que deveria estar fazendo a lição, está assitindo tv. A mãe diz: Ah, tá bom, hoje estou contente porque me dei bem no trabalho e você está tão fofo, pode ver tv antes da tarefa. O que esta criança aprenderá sobre do que dependem as regras??

19 Algumas questões que influenciam no comportamento das crianças Relembrando: Imitação Não dá pra negar: crianças imitam muitos dos comportamentos que vêem nos adultos. Pais são as pessoas mais próximas da criança durante grande parte da infância. Portanto: Pais também devem seguir regras, mesmo que em alguns casos sejam diferentes da das crianças.

20 Algumas questões que influenciam no comportamento das crianças Interação baseada em críticas e repressão Só faz na frente do pai/mãe Contra-controle: oposição marcada a pais repressores A qualidade do vínculo é quando a criança se sente compreendida, segura e amada; os pais não devem fazer tudo o que ela quer, mas mostrar interesse em tudo o que ela faz; ela deve se sentir importante e esse sentimento ela vai levar até o fim da vida Enfoque as qualidades positivas de seus filhos sempre, mas ame-os porque são seus filhos e não porque se comportam bem

21 Uma última consideração... A última e mais preciosa regra que os pais devem ensinar a seus filhos é a de observar as consequências do comportamento, pois só assim poderá ele próprio formular as regras mais eficazes para um mundo que está em constante mudança...

22 Muito obrigada!


Carregar ppt "Regras e limites na educação de crianças Mônica Milharézi Mendonça PUC-SP2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google