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Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES. Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES É IMPORTANTE dar O FEEDBACK? Reconheça a real necessidade. Pergunte a si.

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1 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES

2 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES É IMPORTANTE dar O FEEDBACK? Reconheça a real necessidade. Pergunte a si mesmo: vai construir ou destruir a harmonia, a ordem?

3 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES Forneça o FEEDBACK POSITIVO e o NEGATIVO. Avalie a real necessidade. Pergunte a si mesmo: vai construir ou destruir a harmonia, a ordem?

4 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES COMPREENDER A SITUAÇÃO perguntando ONDE ACONTECEU? COMO ACONTECEU? PORQUE? PARA QUE?

5 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES Você não sabe detalhes sobre a situação. Não puder acompanhar as consequências. A pessoa não tiver poder para mudar. O outro está de baixo astral. Não for para melhoria (aha eu te disse / te peguei). Se o ambiente, momento não forem adequados. JAMAIS faça se …

6 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES 1.Seja descritivo. Quando você (faz isso) por causa (de tal fato), eu me sinto (assim). Você pode reavaliar/reconsiderar e fazer (X) porque penso/sinto que acontecerá (Y)? O que você acha?

7 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES 2.Evite rótulos. Você é … Você age como …

8 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES 3.Evite exageros e generalizações: menos é mais! Exemplo: Você sempre…. Você nunca ….

9 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES 4.Sem julgamentos: bom, ruim, pior! Você deve…

10 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES 5.Fale por você. Evite espressões: Muitas pessoas Todos A maioria

11 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES 6.Fale primeiro sobre você, depois sobre o comportamento da outra pessoa. Fico aborrecido quando você … Aprecio a sua tolerância.

12 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES 7.Coloque a situação numa afirmação, não como pergunta. Quando você vai chegar no horário? Eu fico apreensivo quando você se atrasa.

13 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES 8.Fale quando tiver certeza. Lembre-se: fatos e dados.

14 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES 9.Ajude as pessoas a ouvir e aceitar elogios.

15 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES você sabe receber? Muitas vezes ouvimos de quem não sabe como dar FEEDBACK. Acontece de não sabermos receber elogios. Ajude-o a reformular a crítica. O que eu disse ou fiz que o desagradou?

16 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES RESPIRE

17 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES OUÇA

18 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES FAÇA PERGUNTAS PARA ESCLARECER, ENTENDER, COMPREENDER você pode me dizer ….?

19 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES Fale o que você compreendeu com suas palavras para que a pessoa perceba que você ouviu e entendeu a mensagem.

20 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES Reformule a frase para que a pessoa perceba que você estava atento e compreendeu.

21 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES Reconheça os pontos válidos.

22 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES Peça tempo (se necessário) para organizar o que ouviu, consultar outras pessoas antes de responder o feedback. Não fuja!

23 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES CINCO ATITUDES OK! Dê muitos elogios. Seja esbanjador(a)! Aceite os elogios, você merece! Todos merecem ser queridos e amados só por existir, cada um por seus atos, sem pretender a perfeição. Devemos também, saber aceitar dicas de melhoria para corrigir nossos erros e podermos crescer e melhorar cada vez mais. Peça os elogio, feedbacks positivoss que necessite. Cada pessoa sabe exatamente o que precisa e em que momento precisa. É importante que as pessoas aprendam que têm o direito de pedi-lo às pessoas que nos são importantes. Como não aprendemos a pedir atenção, alguns desde cedo já encontram um saída indireta: adoecendo, deixando de comer, portando-se mal. Dê a si mesmo elogios que merecer. Quando se é perfeccionista, com o lema "nunca é o bastante" essa ação se torna difícil. É importante que falemos bem de nós mesmos, com moderação (é claro), e nos premiemos. Podemos também nos dar um presente, um passeio, um objeto, uma conversa com alguém querido! Recuse delicadamente estímulos negativos. Cada um tem o seu valor e não tem porque se deixar humilhar, mas é bom saber se defender sem devolver a agressão.

24 Feedback construtivo BÁRBARA GUIMARÃES referências COVEY, Stephen. Os 7 hábitos das pessoas muito eficazes. São Paulo: Best Seller, SCHOLTES, Peter R. Times de qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.


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