A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas."— Transcrição da apresentação:

1 Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas crianças maiores com dificuldades de leitura e cujo índice de frequência é de 60%. Muitos deles, como no caso da aluna Flor, os estudantes caminham até três horas para chegar à escola. Alguns alunos vivem em áreas mais longínquas e, por isso, partem de suas casas no domingo, para alojar-se na residência de algum familiar ao longo do caminho, a fim de continuar a viagem até chegar à escola na segunda-feira entre uma e três horas da tarde.

2 Como chegam cansados, muitas vezes ficam cochilando nos bancos e, assim mando-os dormir. “Modificar essa situação é algo muito complexo” – assinala Manuel. “ Ao conversar com pais e mães estes alegam que, primeiro, é preciso cuidar da fonte de subsistência e, portanto, seus filhos também tem que trabalhar”. Flor, por exemplo, aluna do 5º ano e com grande vontade de aprender e continuar seus estudos frequentemente se ausenta, pois precisa ficar em casa ajudando a cuidar de seus irmãos e realizar tarefas domésticas.

3 São 14 alunos internos na escola e muitas vezes nem todos estão presentes. Isto obriga o professor a proceder à recuperação das aulas no horário vespertino. O professor mostra-se contrariado, certo de que nada mais pode fazer: “penso que é preciso educar a criança, para que possa sair do lugar onde mora. Cada vez se torna mais difícil viver da criação de gado, além de as terras estarem muito desgastadas para o cultivo. Neste ano tiveram que sair da comunidade em busca de melhores terras.”

4 O círculo se fecha com a constatação de que apenas 50% pretendem terminar o ensino fundamental, sendo que muito poucos o concluem. As opiniões divergem diante do questionamento sobre se os professores devem educar as crianças para que não perpetuem o tipo de vida de seus pais... A professora Ana Maria pensa que não se deve coibir as crianças ou famílias que desejam migrar e que é preciso apoiar as pessoas que permanecem na área rural.

5 Para Jorge, as coisas estão claras: “Deveríamos planejar um futuro levando em consideração todos esses problemas. Por Exemplo, no caso de uma comunidade que não dispõe de água e cuja as fontes de subsistência são escassas, o que podemos fazer? Creio que teríamos de aconselhar a criança a estudar na cidade. Para tanto seria preciso que ela se familiarizasse com as normas que regem a vida em um centro urbano. Leis de Transito, saber comunicar-se bem, lidar com documentos, ter boa apresentação pessoal.

6 Com tudo, se eu sei que uma criança vai permanecer no campo, então faz-se necessário ensinar-lhe a otimizar sua maneira de viver: aprender algo sobre construção, aproveitamento de recursos hídricos, aprender a organizar-se em comunidade, utilização de fontes de energia renovável etc. Neste caso, nossa resposta pode tornar-se imensa, incomensurável.”


Carregar ppt "Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google