A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Carol - Geografia. Toda a produção e comercialização de bens e serviços.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Carol - Geografia. Toda a produção e comercialização de bens e serviços."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Carol - Geografia

2 Toda a produção e comercialização de bens e serviços

3 Grupos de pessoas que falam a mesma língua e possuem as mesmas tradições. Ex: Povo brasileiro, povo inglês

4 1. Nação = Povo 2. Povo com território, governo e leis próprias.

5 Povo que vive num território próprio, tendo um governo que o representa.

6 Pode indicar as divisões territoriais de um país. Em alguns países essas divisões territoriais recebem o nome de províncias, cantões ou departamentos.

7

8 Soma da produção de bens e serviços do país + os recursos que entram (exterior). Não conta o dinheiro que saiu (dinheiro remetido ao exterior, pagamento de dívida, pagamento das importações, etc.)

9 PNB = Produção interna + os recursos vindos do exterior – os que saem do país. O valor anual do PNB corresponde à renda nacional de um país.

10 É a soma de todas as riquezas produzidas dentro de um território durante um período (anual, mensal, trimestral, etc.) Refere-se apenas a produção interna – nacional.

11 É o nome de um indicador que auxilia o conhecimento sobre o grau de desenvolvimento de um país. É o valor da renda nacional ou do PNB divido pelo número de habitantes.

12 Censo ou recenseamento demográfico. Crescimento da população: imigrantes/emigrantes; crescimento natural ou vegetativo.

13 Relação entre o total de habitantes de uma dada região e a quantidade de nascimentos, em um determinado período. Declínio na taxa de natalidade: quedas nas taxas de mortalidade, processo de urbanização.

14 Quedas nas taxas de mortalidade Processo de urbanização: altos custos, planejamento familiar, popularização dos métodos contraceptivos, inserção da mulher no mercado de trabalho.

15

16 Complementar a renda familiar Desemprego ou ausência do homem Independência financeira Dupla jornada de trabalho

17

18

19 O propósito da produção era simplesmente o de satisfazer as necessidades domésticas. Não havia uma divisão de trabalho. O artesanato depende basicamente da capacidade de trabalho do artesão e de suas qualidades ou habilidades.

20 Tem como principal característica o uso de máquinas simples e a divisão social do trabalho.

21 Resultou da Revolução Industrial – Inglaterra – Século XVII. Tornou a fabricação de bens ou objetos materiais a atividade econômica mais importante da sociedade. Sua principal característica é uso intenso de máquinas cada vez mais complexas.

22 Indústria de transformaçãoIndústria ExtrativaIndústria de construção

23 Indústria de Transformação Indústrias de bens de produção: siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas, etc. Indústrias de bens intermediários: máquinas e equipamentos para outras indústrias Indústrias de bens de consumo Duráveis: eletro, automóveis, etc. Não duráveis: alimentos, remédios, roupas, etc.

24 Extrativismo tornou-se uma atividade industrial nos setores que têm importância fundamental para o crescimento econômico. Exemplo: mineração – ferro bauxita, petróleo

25 Indústria da construção naval – fabricação naval; Indústria da construção civil – casas e edifícios residenciais, comerciais, ou de serviços; Indústria da construção pesada – rodovias, aeroportos, usinas hidrelétricas.


Carregar ppt "Profª Carol - Geografia. Toda a produção e comercialização de bens e serviços."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google