A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2.2.4- Regionalização mundial e o conflito norte-sul.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2.2.4- Regionalização mundial e o conflito norte-sul."— Transcrição da apresentação:

1 Regionalização mundial e o conflito norte-sul

2 Durante a Guerra Fria, classificavam-se os países da Terra em um dos três mundos: - Primeiro Mundo: países capitalistas desenvolvidos.

3 Segundo Mundo: países socialistas.

4 - Terceiro Mundo: países capitalistas subdesenvolvidos. As diferenças de desenvolvimento entre os países do Terceiro Mundo são grandes. Enquanto o Brasil tem uma estrutura econômica mais avançada outros países vivem grande desestruturação socioeconômica.

5 Os três mundos da Guerra Fria. De azul o primeiro mundo, de vermelho o segundo mundo e de verde o terceiro mundo.

6 Com o fim da Guerra Fria, cujo marco foi a queda do Muro de Berlim em 1989 e, posteriormente, a desagregação da URSS em 1991, iniciou-se uma nova ordem mundial, e outra regionalização mundial foi apresentada, observe-a no mapa a seguir: Nessa divisão os países do Norte são os desenvolvidos e os do Sul são os países em desenvolvimento.

7 A divisão dos países em três mundos expressa o conflito Leste-Oeste, ideológico, entre o Socialismo e o Capitalismo. A divisão N-S expressa um conflito socioeconômico, em que os países do Sul apresentam graves problemas, como concentração de riquezas, fragilidade de políticas públicas, elevadas dívidas externas, deficiências educacionais, fome, carência de moradia, saneamento básico, etc.

8 Os países do Norte apresentam problemas, como, por exemplo, concentração de riquezas e desemprego, porém as condições de vida de suas populações são muito mais favoráveis. O conflito N-S expressa-se pela extrema desigualdade entre os dois blocos e pela intensa exploração dos países do N sobre os países do S.


Carregar ppt "2.2.4- Regionalização mundial e o conflito norte-sul."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google