A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil

2 Regionalização e Planejamento regional
O que é regionalização? Entende-se por regionalização, a divisão de um espaço ou território em unidades de área que apresentam características que as individualizam. A regionalização pode ser estabelecida segundo diferentes critérios (físicos, socioeconômicos) e tendo em vista diferentes objetivos, como políticos, econômicos, administrativo, de divulgação de dados estatísticos, planejamento entre outros.

3 Regionalizar espaço mundial
Dividi-lo Em nível de desenvolvimento Em continentes - América - Ásia - África - Europa - Oceania - Antártida Desenvolvidos Subdesenvolvidos Assim, a regionalização é a divisão do espaço geográfico em regiões, em partes menores, com aspectos naturais, culturais e socioeconômicos comuns.

4 A divisão regional oficial do IBGE
Primeira divisão regional oficial do Brasil Em 1942, pelo IBGE Desde então diferentes classificações foram elaboradas pelo IBGE, inicialmente, adotando como critério os aspectos naturais, e, posteriormente, a integração entre os aspectos naturais e socioeconômicos.

5 Evolução das divisões regionais do Brasil
Em 1942 o IBGE estabeleceu a 1ª divisão regional oficial do Brasil. Delimitando 5 grandes regiões. Norte; Nordeste; Leste; Sul; Centro-oeste.

6 Em 1945 embora tenha conservado as mesmas regiões, uma nova divisão acrescentou um sistema hierárquico como: Grandes regiões; Regiões; Sub-regiões; Zonas fisiográficas. As divisões estabelecidas em 1945 basearam-se no conceito de região natural.

7 Evolução das divisões regionais do Brasil

8 Evolução das divisões regionais do Brasil

9 Brasil divisão regional oficial (IBGE)
Fonte: Anuário estatístico do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, p A divisão oficial do IBGE estabelece cinco macroregiões. Os limites de cada uma delas acompanham as divisas entre os estados.

10 Os três complexos regionais
1967 Geógrafo Pedro Pinchas Geiger Outra forma de divisão Não oficial Três áreas extensas Classificação que leva em conta a formação histórico-econômica do país. Considera também a recente modernização econômica que ocorreu no espaço urbano e no campo e estabeleceu novas formas de vínculo entre os lugares do território brasileiro. Amazônia Nordeste Centro-Sul

11 Observe o mapa. Mário Yoshida
Fonte: Pedro Pinchas Geiger. Organização regional do Brasil. Revista Geográfica. Rio de Janeiro, n. 61, jul./dez p.51. Em: Angélica Alves Magagno. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, v.57, n.4, out./dez p. 77 (adaptado).

12 Conversa Os limites entre as regiões coincidem totalmente com os limites entre os estados? Qual foi o principal critério adotado para a divisão do Brasil em complexos regionais? É possível afirmar que as delimitações da divisão regional em complexos regionais é definitiva? Por quê?

13 Brasil – Divisão regional segundo Milton Santos - 1999
Fonte: Milton Santos e María Laura Silveira. O Brasil: teritório e sociedade no inicio do século XXI, Rio de Janeiro/São Paulo: Record, p (adaptado). O mapa dos quatro Brasis foi apresentado em 2000 por Milton Santos no XII Encontro Nacional de Geógrafos.

14 Outra proposta de regionalização
Os quatro Brasis Outra proposta de regionalização Geógrafo Milton Santos Levando em consideração: Baseada nas características do território brasileiro Quantidade de recursos tecnológicos avançados. Número de atividades econômicas modernas nas áreas financeira, comercial, de serviços, industrial e agropecuária altamente.

15 Região concentrada: composta de um denso sistema de relações, em função dos elevados índices de urbanização e do alto padrão de consumo das empresas e de parte das famílias. O centro da tomada de decisões. Região Centro-Oeste: presentes algumas características da modernização, em particular a agropecuária mecanizada. Produção de mercadorias agrícolas destinadas à exportação. Também está integrada à globalização.

16 Amazônia: região de baixa densidade populacional e com poucos recursos tecnológicos. São raras as áreas reservadas à agricultura mecanizada e a outras atividades mais modernas. Nordeste: mais antiga área de povoamento do Brasil. De modo geral sempre teve precária circulação de pessoas, produtos, informação e dinheiro, em razão da agricultura pouco intensiva e da urbanização irregular. A prática de atividades econômicas modernas e o uso de recursos tecnológicos avançados ocorrem apenas em determinadas áreas da região.

17 Conversa Com base na proposta de Milton Santos:
Quantas e quais seriam as regiões brasileiras? Quais os principais critérios utilizados para chegar a essa regionalização do Brasil?

18 Planejamento Regional
Desigualdades regionais Começaram a ser estudadas e discutidas principalmente a partir da década de 1950. Aspecto marcante do espaço geográfico brasileiro. Os estudos fornecem dados que servem de instrumento para que o Estado implante políticas de desenvolvimento regional. Em razão do desenvolvimento do processo de industrialização, que se concentrou no Centro-Sul. + O fato de as estatísticas sobre renda e produção de bens e serviços terem sido publicadas, de forma regionalizada, pela primeira vez em 1951.

19 A cidade de São Paulo, SP, é um exemplo de urbanização intensa (2006).

20 Colheita mecanizada da soja em Itiquira, MT (2001).


Carregar ppt "Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google