A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DESENHANDO O MAPA DO BRASIL capítulo 1 Maria Christina – 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DESENHANDO O MAPA DO BRASIL capítulo 1 Maria Christina – 2010."— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DESENHANDO O MAPA DO BRASIL capítulo 1 Maria Christina – 2010

2 A divisão regional do Brasil não foi sempre a mesma. A primeira sugestão de regionalização foi apresentada em 1913 e, depois dela, outras propostas surgiram tentando adaptar a divisão regional às novas realidades econômicas e sociais do país. A regionalização atual é de 1970, adaptada em 1990, em razão das alterações da constituição de 1988.

3 Brasil – 1913 A primeira proposta de divisão regional do Brasil surge em 1913, para ser usada no ensino da geografia. Baseada apenas nos aspectos físicos – clima, vegetação e relevo -, tinha o objetivo de reforçar a imagem da nação e por isso dividia o país em cinco Brasis: Setentrional, Norte oriental, Oriental, Central e Meridional. Na época, acreditava-se que a divisão regional deveria ser fundamentada em critérios que resistissem à ação do tempo.

4 Brasil – 1940 Em 1940, o IBGE apresenta uma nova proposta de divisão para o país que, além dos aspectos físicos, leva em consideração os socioeconômicos. A Região Norte reunia os estados do Amazonas, Pará, Maranhão e Piauí e o território do Acre. Goiás e Mato Grosso, ainda não divididos, formavam com Minas Gerais a Região Centro. Bahia, Sergipe e Espírito Santo formavam a Região Este. O Nordeste abrigava Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. São Paulo e Rio de Janeiro, então capital, pertenciam à Região Sul.

5 Brasil – 1945 O Brasil passa a ter sete regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste- Meridional e Sul. Na porção norte do Amazonas foi criado o território de Rio Branco, atual estado de Roraima; no norte do Pará foi criado o território do Amapá. Mato Grosso perde um porção a noroeste (batizada como território de Guaporé) e outra ao sul ( chamada território de Ponta Porã). No sul, Paraná e Santa Catarina são cortados a oeste e é instalado o território de Iguaçu.

6 Brasil – 1950 Os territórios de Ponta Porã e Iguaçu são extintos e os estados do Maranhão e do Piauí passam a integrar a Região Nordeste. Bahia Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro formam a Região Leste. Em 1960, Brasília é criada e o Distrito Federal, a capital do país, é transferido do Leste para o Centro-Oeste. Em 1962, o Acre vira estado e o território de Rio Branco recebe o nome d Roraima.

7 Brasil Em 1960, Brasília foi construída e o Distrito Federal, capital do país, foi transferido para o Centro- Oeste. Na região Leste, o antigo Distrito Federal tornou-se o estado da Guanabara. Em 1969, uma nova divisão regional foi proposta porque a divisão de 1942 já não era considerada útil para o ensino de geografia ou para a coleta e divulgação de dados sobre o país.

8 Brasil O Brasil ganha o desenho regional atual. Nasce o Sudeste, com São Paulo e Rio de Janeiro sendo agrupados a Minas Gerais e Espírito Santo. O nordeste recebe Bahia e Sergipe. Todo território de Goiás, ainda não dividido, pertence ao Centro-Oeste. Mato Grosso é dividido alguns anos depois, dando origem ao estado de Mato Grosso do Sul.

9 Brasil: Divisão Política Atual Atualmente, continua em vigor essa proposta em Apenas algumas alterações foram feitas. Em 1975, o estado da Guanabara foi transformado em município do Rio de Janeiro. Em 1979, Mato Grosso foi dividido, dando origem ao estado do Mato Grosso do Sul. A Constituição Federal de 1988 dividiu o estado de Goiás e criou o estado de Tocantins, que foi incluído na Região Norte. Com o fim dos territórios federais, Rondônia (1982), Roraima (1988) e Amapá (1988) tornaram-se estados e Fernando de Noronha foi anexado ao estado de Pernambuco.

10 No futuro, devem ocorrer novas mudanças na divisão regional do Brasil. Afinal, por influência do homem, o país está em constante transformação! Revista Ciência Hoje das Crianças nº 12 IBGE, Diretoria de Geociências e Departamento de Estruturas Territoriais


Carregar ppt "EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DESENHANDO O MAPA DO BRASIL capítulo 1 Maria Christina – 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google