A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regionalização do Espaço Brasileiro e o lugar da Amazônia Geografia Regional IV - Amazônia Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz 1ª aula - 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regionalização do Espaço Brasileiro e o lugar da Amazônia Geografia Regional IV - Amazônia Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz 1ª aula - 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Regionalização do Espaço Brasileiro e o lugar da Amazônia Geografia Regional IV - Amazônia Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz 1ª aula

2 Pressupostos de análise Região: não é um dado da natureza, mas uma construção intelectual; Regionalizar: ato de construir, intelectualmente, regiões; Regionalização: pode ser motivada pelas mais diversas razões (mais comuns: finalidade didática, estatística;planejamento territorial)

3 Pressupostos históricos O conceito de região está historicamente vinculado à idéia de diferenciação entre áreas, sendo esta primeiramente resultante das diferenças naturais entre os lugares. A humanização do conceito de região (iniciada por La Blache e seus seguidores) se dá ao largo do século XX. Apesar de o capitalismo, na sua fase mais recente, de mundialização dos mercados, produzir uma certa homogeneização entre lugares, é necessário reconhecer que as diferenças entre esses não deixam de existir.

4 Regionalizações do espaço brasileiro Primeiras regionalizações: século XIX; Regionalização x paradigmas: Geografia Tradicional x Geografia Crítica

5 Paradigmas da Geografia Tradicional Positivismo (corrente de pensamento mais importante do século XIX e início do século XX); Determinismo, espaço vital e região natural Possibilismo, gênero de vida e região humana/geográfica Neo-positivismo

6 A divisão regional de Delgado de Carvalho

7 A divisão regional do Conselho Nacional de Estatística

8 A divisão Regional do Conselho Nacional de Estatística – 1941/1945

9 Divisão geo-econômica (Pedro Pinchas Geiger, 1967)

10 A divisão regional do IBGE

11 Geografia crítica – novos paradigmas Transformação da realidade social Crítica ao empirismo exacerbado Politização do discurso Influência do marxismo (materialismo histórico e dialético)

12 Divisão Regional do Brasil (Pedro Pinchas Geiger, 1967, e Roberto Lobato Corrêa, 1989) Fonte: 1 Amazonia, 2 Centro-Sul, 3 Nordeste

13 Brasil – Divisão regional segundo Milton Santos Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva O mapa dos quatro Brasis foi apresentado em 2000 por Milton Santos no XII Encontro Nacional de Geógrafos. Disponível em

14 Amazônia Legal – história jurídica Lei 1.806, de : criação da SPVEA; nasce o conceito de Amazônia Legal: e stados do Pará e do Amazonas + territórios federais do Acre, Amapá, Guaporé (atual Rondônia) e Rio Branco (atual Roraima), e ainda, a parte do Estado de Mato Grosso a norte do paralelo 16º, a do Estado de Goiás a norte do paralelo 13º (atual Tocantins) e do Maranhão, a oeste do meridiano de 44º. Lei de : extinção da SPVEA e criação da SUDAM; o conceito de Amazônia Legal é revisto: Estados do Pará, Amazonas e Acre + Territórios Federais do Amapá, Roraima (1962) e Rondônia (1956) + MT a norte do paralelo 16º, GO a norte do paralelo 13º e MA a oeste do meridiano de 44º. artigo 45 da Lei complementar nº 31, de , a Amazônia Legal tem seus limites ainda mais estendidos: passa a compreender toda a área do MT. Constituição Federal de , é criado o Estado do Tocantins e os territórios federais de Roraima e do Amapá são transformados em Estados Federados (Disposições Transitórias art. 13 e 14).

15 Região Norte-Amazônia-Amazônia Legal – Pan-Amazônia Amazônia = Região Norte (forte conteúdo natural) Amazônia Legal: surge em 1953 para definir a área de atuação da SPVEA Pan-Amazônia: Amazônia internacional (Brasil, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname).

16 Amazônia Legal

17 Amazônia Legal – imagem de satélite

18 Amazônia Legal - localização

19 Pan- Amazônia

20 Bibliografia Básica BEZZI, Meri Lourdes. Região: uma revisão historiográfica – da gênese aos novos paradigmas (Tese) Doutorado em Geografia. UNESP. CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias geográficas. RJ: Bertrand Brasil, GOLDENSTEIN, Léa & SEABRA, Manoel. Divisão territorial do trabalho e nova regionalização. Revista do Depto. de Geografia, separata n. 1, MORAES, Antônio Carlos Robert. Geografia – pequena história crítica. 15ª ed.São Paulo: Hucitec, SANTOS, Milton & SILVEIRA, Maria Laura. Brasil, território e sociedade no início do século XXI. RJ: Record, 2000.


Carregar ppt "Regionalização do Espaço Brasileiro e o lugar da Amazônia Geografia Regional IV - Amazônia Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz 1ª aula - 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google