A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula de revisão (parte I)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula de revisão (parte I)"— Transcrição da apresentação:

1 Aula de revisão (parte I)
Regionalização do Espaço Brasileiro Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz

2 A PRODUÇÃO DE IDÉIAS

3 Síntese de leituras da Divisão Regional Brasil

4 Divisão Regional de André Rebouças - 1889
zonas agrícolas Regiões humanas Divisão prática, considera os limites dos estados Chega a dez regiões.

5 Divisão Regional de Élisée Reclus 1893
Regiões naturais, que não coincidem com os limites dos estados, embora, com finalidade didática, respeite tais limites Peso importante das bacias fluviais na definição das regiões

6 Divisão Regional de Delgado de Carvalho - 1913
Divisão prática, para fins didáticos Regiões naturais (o quadro natural é que dá unidade à região) Cenário natural encarado como possibilidades Estudo das regiões sistematizado em: aspectos naturais, aspectos humanos e aspectos econômicos

7 Div. Regional segundo o CNE - 1938
Baseia-se na divisão feita pelo Ministério da Agricultura, cujos critérios são, segundo Guimarães (1941) incompreensíveis Suspeita-se ter predominado o critério de posição geográfica

8 Div. Regional do Conselho Nacional de Geografia - 1941
Primeira divisão regional do país para fins práticos Oficializada em 1945 com 5 grandes regiões, 30 regiões, 79 sub-regiões e 228 zonas fisiográficas Apoiada nas premissas: - existência de diferenciações regionais - uma divisão regional deve ser estável (melhor critério é o natural) - princípio da divisão: parte do todo

9 Uma questão de método Tal como nos lembra Vallaux citado por Bezzi (1999: 111): ...as coisas formam na realidade um todo sem solução de continuidade; elas não admitem outras demarcações nem cortes, senão as divisões imaginadas por nós para aliviar um pouco nosso espírito e para impedi-lo de se perder no imutável...Nós representamos todas as coisas como construídas por um conjunto de linhas e de figuras, ao passo que na natureza as linhas precisas não existem..

10 Novas idéias para um “novo mundo”

11 O século XX e a aceleração contemporânea
Avanço da técnica, da ciência e da informação Aprofundamento do processo de globalização/mundialização dos mercados Nova DIT/novas lógicas centro-periferia/nova DTT


Carregar ppt "Aula de revisão (parte I)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google