A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Região, regionalização e território-rede

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Região, regionalização e território-rede"— Transcrição da apresentação:

1 Região, regionalização e território-rede
FLG 0386-Regionalização do Espaço Brasileiro Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz DG/FFLCH/USP

2 Brasil – rede urbana (IBGE, 2007)

3 Brasil – redes de transportes (malha aérea, rodovias federais e ferrovias)
Fonte:

4 Brasil (energia) – Sistema interligado nacional/ Rede de operação
Fonte:

5 Brasil (energia): rede de bacias

6 Brasil: rede de telefonia móvel
Fonte: SILVA E TOLEDO JÚNIOR, 2010.

7 Redes – o que são Castells define rede como sendo “um conjunto de nós interconectados”, sendo o nó “o ponto no qual uma curva se entrecorta”.Segundo o autor, “o que um nó é depende do tipo de redes concretas de que falamos” (1999: 498). Redes constituem a nova morfologia social de nossas sociedades , e a difusão da lógica de redes modifica de forma substancial a operação e os resultados dos processos produtivos e de experiência, poder e cultura. (Castells, 1999: 497)

8 Redes - origem Segundo Haesbaert, o conceito de rede nasce com o capitalismo e, ao longo do tempo, a sociedade moderna foi-se tornando cada vez mais “resificada” ou reticulada...(2002: 122). Para Corrêa, todavia, as redes já existiam nos circuitos de troca de presentes das comunidades primitivas, assim como na organização espacial centralizada pela cidade cerimonial e suas aldeias tributárias e na organização comercial dos centros do mundo mediterrâneo (Corrêa: 2001, 107-8).

9 O mundo resificado Uma das características do mundo atual é a exigência de fluidez para a circulação de idéias, mensagens, produtos ou dinheiro... A fluidez contemporânea é baseada nas redes técnicas, que são um dos suportes da competitividade. (Santos, 1996: 218).

10 Redes, territórios e território-rede
“...a relação entre redes e territórios é permanente e indissociável.” (Haesbaert, 2002: 133) “...a estrutura social em rede pode atuar como um elemento fortalecedor do território (vide as redes de infra-estrutura no interior de um Estado-nação)...” (Haesbaert, 2002: 132)

11 Território-rede: fim das regiões?
“...novas concepções, como as de territórios-rede e de redes regionais indicam não a simples superação de antigas realidades (que em muitos casos ainda permanecem) e dos conceitos que procuravam traduzí-las, mas a emergência concomitante de situações mais complexas e, em parte, ambivalentes (BAUMAN, 1999 apud HAESBAERT, 2002), em que o controle e os enraizamentos convivem numa mesma unidade com a mobilidade, a fluidez e os desenraizamentos. (Haesbaert, 2002: 137)

12 Referências Bibliográficas
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede.SP: Paz e Terra, 1999. CORRÊA, Roberto L. Trajetórias geográficas.RJ: Bertrand Brasil, 1999. HAESBAERT, Rogério. Territórios alternativos. SP/RJ: Contexto/EdUFF, 2002. SANTOS, Milton. A natureza do espaço. SP: Hucitec, 1996. SILVA. Felipe S. da & TOLEDO JÚNIOR, Rubens de.Lógicas territoriais das redes de telefonia móvel no Brasil. In: Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos. Porto Alegre, 2010.


Carregar ppt "Região, regionalização e território-rede"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google