A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Região, Regionalização e regionalismos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Região, Regionalização e regionalismos"— Transcrição da apresentação:

1 Região, Regionalização e regionalismos
Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz FLG-0386: Regionalização do Espaço Brasileiro DG/FFLCH/USP

2 Regionalismo – do que se trata
...o regionalismo é um desdobramento da dialética territorial da parte versus o todo; um movimento político de base territorial. O regionalismo é gerado no contexto dos estados modernos: os estados-nacionais hoje conhecidos foram consolidados, em sua maior parte, a partir do domínio hegemônico de uma região que impôs cultura, língua, religião e sistema produtivo sobre as outras (CASTRO, 1997)

3 Natureza do regionalismo
Lutas por recursos/poder simbólico/afirmação de uma identidade (mais que desejo de soberania) ...embora identidades culturais fortes como língua, religião e etnia sejam símbolos eficientes nas disputas regionalistas, o regionalismo não se esgota neste tipo de viés cultural. (CASTRO, 1997)

4 Exemplos de regionalismo no mundo
A questão Basca: Região localizada no norte da Espanha e sudoeste da França; Povo basco supostamente ocupa a península ibérica desde c. de 2000 a.C Euzkadi Ta Askatana (ETA): nasce em 1959

5 País Basco

6 Cont.... Irlanda do Norte e IRA: questão religiosa e política;
católicos do norte, minoria, demandam a unificação com a República da Irlanda (maioria católica). Protestantes, majoritários no Norte, são contra. Exército Republicano Irlandês (IRA): atos terroristas até 2005.

7 Outros exemplos de regionalismo no mundo
Israel e Palestina Rússia e República da Chechênia Geórgia e Ossétia do Sul Sérvia e Kosovo China e Tibete

8 Regionalismo no Brasil
Capitanias isoladas criam um sentimento regional; Movimentos favoráveis à independência foram regionais: Inconfidência mineira (1789), Rev. dos Alfaiates (1798) e Rev. Pernambucana (1817), p. ex. (Andrade, 2004)

9 Cont... Divisão político-administrativa e regionalismo (gaúcho, baiano, paulista, carioca etc) No período em que se formou o Estado sem que existisse ainda a nação, as pessoas se julgavam primeiro pernambucanas, paraibanas, paulistas, mineiras, fluminenses, gaúchas etc. e depois brasileiras. A condição de brasileiro, da nacionalidade, vinha depois da naturalidade. (Andrade, 2004)

10 Exemplos de regionalismo no Brasil
Rev. Pernambucana e independência A adesão da Amazônia ao Brasil (1823) Confederação do Equador (1824) Sabinada (proclamação da República Baiense, )

11 Referências Bibliográficas
ANDRADE, Manuel Correia de. A questão do território no Brasil. SP: Hucitec, ª. Ed. CASTRO, Iná Elias de. Visibilidade da região e do regionalismo. A escala brasileira em questão. In: Lavinas, Lena; CARLEIAL, Lana M. da F.; NABUCO, Maria R. (orgs). Integração, região e regionalismo. RJ: Bertrand, 1994, pp ____. Imaginário político e território: natureza, regionalismo e representação. In: CASTRO; GOMES; CORRÊA (Orgs). Explorações Geográficas. RJ: Bertrand Brasil, 1997, pp


Carregar ppt "Região, Regionalização e regionalismos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google