A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Região, Regionalização e regionalismos Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz FLG-0386: Regionalização do Espaço Brasileiro DG/FFLCH/USP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Região, Regionalização e regionalismos Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz FLG-0386: Regionalização do Espaço Brasileiro DG/FFLCH/USP."— Transcrição da apresentação:

1 Região, Regionalização e regionalismos Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz FLG-0386: Regionalização do Espaço Brasileiro DG/FFLCH/USP

2 Domingo Sangrento (30/01/1972)

3 ETA: anúncio de cessar fogo (2006) Fonte:

4 O que dizer? Da Revolução dos Alfaiates (1798)? Da Revolução dos Alfaiates (1798)? Da Revolução Pernambucana (1817)? Da Revolução Pernambucana (1817)? Da Confederação do Equador (1824)? Da Confederação do Equador (1824)? Da Sabinada (1837/1838)? Da Sabinada (1837/1838)?

5 Exemplos de regionalismo no mundo A questão Basca: A questão Basca: Região localizada no norte da Espanha e sudoeste da França; Região localizada no norte da Espanha e sudoeste da França; Povo basco supostamente ocupa a península ibérica desde c. de 2000 a.C Povo basco supostamente ocupa a península ibérica desde c. de 2000 a.C Euzkadi Ta Askatana (ETA)/Pátria Basca e Liberdade: nasce em 1959 Euzkadi Ta Askatana (ETA)/Pátria Basca e Liberdade: nasce em 1959

6 País Basco

7 República da Irlanda x Irlanda do Norte Irlanda do Norte e IRA: Irlanda do Norte e IRA: questão religiosa e política; questão religiosa e política; católicos do norte, minoria, demandam a unificação com a República da Irlanda (maioria católica). Protestantes, majoritários no Norte, são contra. católicos do norte, minoria, demandam a unificação com a República da Irlanda (maioria católica). Protestantes, majoritários no Norte, são contra. Exército Republicano Irlandês (IRA): atos terroristas até Exército Republicano Irlandês (IRA): atos terroristas até 2005.

8 Regionalismo – do que se trata...o regionalismo é um desdobramento da dialética territorial da parte versus o todo; um movimento político de base territorial....o regionalismo é um desdobramento da dialética territorial da parte versus o todo; um movimento político de base territorial. O regionalismo é gerado no contexto dos estados modernos: os estados-nacionais hoje conhecidos foram consolidados, em sua maior parte, a partir do domínio hegemônico de uma região que impôs cultura, língua, religião e sistema produtivo sobre as outras O regionalismo é gerado no contexto dos estados modernos: os estados-nacionais hoje conhecidos foram consolidados, em sua maior parte, a partir do domínio hegemônico de uma região que impôs cultura, língua, religião e sistema produtivo sobre as outras (CASTRO, 1997)

9 Natureza do regionalismo Lutas por recursos/poder simbólico/afirmação de uma identidade (mais que desejo de soberania) Lutas por recursos/poder simbólico/afirmação de uma identidade (mais que desejo de soberania)...embora identidades culturais fortes como língua, religião e etnia sejam símbolos eficientes nas disputas regionalistas, o regionalismo não se esgota neste tipo de viés cultural....embora identidades culturais fortes como língua, religião e etnia sejam símbolos eficientes nas disputas regionalistas, o regionalismo não se esgota neste tipo de viés cultural. (CASTRO, 1997)

10 Outros exemplos de regionalismo no mundo Israel e Palestina Israel e Palestina Rússia e República da Chechênia Rússia e República da Chechênia Geórgia e Ossétia do Sul Geórgia e Ossétia do Sul Sérvia e Kosovo Sérvia e Kosovo China e Tibete China e Tibete

11 Regionalismo no Brasil Capitanias isoladas criam um sentimento regional; Capitanias isoladas criam um sentimento regional; Movimentos favoráveis à independência foram regionais: Inconfidência mineira (1789), Rev. dos Alfaiates (1798) e Rev. Pernambucana (1817), p. ex. Movimentos favoráveis à independência foram regionais: Inconfidência mineira (1789), Rev. dos Alfaiates (1798) e Rev. Pernambucana (1817), p. ex. (Andrade, 2004)

12 Cont... Divisão político-administrativa e regionalismo (gaúcho, baiano, paulista, carioca etc) Divisão político-administrativa e regionalismo (gaúcho, baiano, paulista, carioca etc) No período em que se formou o Estado sem que existisse ainda a nação, as pessoas se julgavam primeiro pernambucanas, paraibanas, paulistas, mineiras, fluminenses, gaúchas etc. e depois brasileiras. A condição de brasileiro, da nacionalidade, vinha depois da naturalidade. (Andrade, 2004) No período em que se formou o Estado sem que existisse ainda a nação, as pessoas se julgavam primeiro pernambucanas, paraibanas, paulistas, mineiras, fluminenses, gaúchas etc. e depois brasileiras. A condição de brasileiro, da nacionalidade, vinha depois da naturalidade. (Andrade, 2004)

13 Exemplos de regionalismo no Brasil A adesão da Amazônia ao Brasil (1823) A adesão da Amazônia ao Brasil (1823) Confederação do Equador (1824) Confederação do Equador (1824) Sabinada (proclamação da República Baiense, ) Sabinada (proclamação da República Baiense, )

14

15 Referências Bibliográficas ANDRADE, Manuel Correia de. A questão do território no Brasil. SP: Hucitec, ª. Ed. CASTRO, Iná Elias de. Visibilidade da região e do regionalismo. A escala brasileira em questão. In: Lavinas, Lena; CARLEIAL, Lana M. da F.; NABUCO, Maria R. (orgs). Integração, região e regionalismo. RJ: Bertrand, 1994, pp ____. Imaginário político e território: natureza, regionalismo e representação. In: CASTRO; GOMES; CORRÊA (Orgs). Explorações Geográficas. RJ: Bertrand Brasil, 1997, pp


Carregar ppt "Região, Regionalização e regionalismos Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz FLG-0386: Regionalização do Espaço Brasileiro DG/FFLCH/USP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google