A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eslovênia A luta pela independência e pelo direito à liberdade marcaram a vida da Eslovênia, invadida e dominada do século VI até à última década do século.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eslovênia A luta pela independência e pelo direito à liberdade marcaram a vida da Eslovênia, invadida e dominada do século VI até à última década do século."— Transcrição da apresentação:

1

2 Eslovênia A luta pela independência e pelo direito à liberdade marcaram a vida da Eslovênia, invadida e dominada do século VI até à última década do século XX.

3 Reconhecida como estado independente em janeiro de 1992, quando se separou da antiga Iugoslávia, a Eslovênia situa- se no extremo noroeste da península dos Balcãs, banhada pelo mar Adriático.

4

5 Ocupa uma área de km2 e faz fronteira, ao norte, com a Áustria, ao sul com a Croácia, a leste com a Hungria e a oeste com a Itália. A língua oficial é o esloveno. ra resumir e discuta os detalhes verbalmente

6 O território esloveno é montanhoso e coberto de florestas, com numerosos rios e vales férteis. A parte noroeste alcança os Alpes julianos, onde se ergue o monte Triglav, com 2.864m, em meio a uma região de grande beleza. De lá parte o rio Sava, que atravessa o país.

7

8 População e cultura Antes da independência, os eslovenos constituíam menos de um décimo da população iugoslava, mas conseguiram manter uma forte coesão lingüística e cultural. cultural

9 religião A grande maioria da população é católica romana, embora o país não tenha religião oficial. Os eslovenos dominam o quadro demográfico, com mais de noventa por cento da população. O restante distribui-se entre croatas, sérvios, bósnios e magiares.

10

11 Os eslovenos dominam o quadro demográfico, com mais de noventa por cento da população. O restante distribui- se entre croatas, sérvios, bósnios e magiares.

12 ESLOvÊNIA A população tem padrão de vida mais elevado que a dos demais iugoslavos, beneficiando-se de relações econômicas privilegiadas com as vizinhas Itália e Áustria. Itália ÁustriaItália Áustria

13 industrias Ao norte, concentra- se a maior parte da população e das atividades agrícolas e industriais: extração de carvão, central nuclear, indústrias metalúrgicas, eletrônicas e têxteis.

14

15 No final dos anos 80, o colapso e a dissolução do bloco socialista e a escalada dos nacionalismos (sérvio, croata, bósnio) estimulam o separatismo esloveno. Em meio à crise no Partido Comunista Esloveno, separatistas aprovam a independência por ampla maioria em 25 de junho de 1991.

16 MILAN KUCAN

17 Tropas federais iugoslavas invadem o país, mas logo há um acordo de cessar-fogo patrocinado pela UE – União Européia, e a Eslovênia dá início à transição para a economia de mercado – sob o governo de Milan Kucan (1º presidente) eleito em 1990 e reeleito em 1993 e 1997.

18 O novo país mantém-se à margem dos conflitos na Bósnia e na Croácia. Em 1993 é admitido no Conselho Europeu, primeiro passo para ser aceito na UE. Em maio de 1996, a Eslovênia torna-se país- membro da EU Em 2003, a Eslovênia passa a fazer parte da UE (União Européia) e da Otan. No começa de 2004, passa a fazer parte também do bloco econômico europeu e parece que o euro foi adotado em janeiro de

19

20 BIBLIOGRAFIA venia.htm venia.htm lovenia.html

21 ALUNA ELAINE BORGES 3°C


Carregar ppt "Eslovênia A luta pela independência e pelo direito à liberdade marcaram a vida da Eslovênia, invadida e dominada do século VI até à última década do século."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google