A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História do Paraguai Nomes: Lucas Perim Cazaroto n°:21 Marcelo Danilo L. dos santos n°:31 Marcelo Danilo L. dos santos n°:31 Série: 2° B Professor: Cezar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História do Paraguai Nomes: Lucas Perim Cazaroto n°:21 Marcelo Danilo L. dos santos n°:31 Marcelo Danilo L. dos santos n°:31 Série: 2° B Professor: Cezar."— Transcrição da apresentação:

1 História do Paraguai Nomes: Lucas Perim Cazaroto n°:21 Marcelo Danilo L. dos santos n°:31 Marcelo Danilo L. dos santos n°:31 Série: 2° B Professor: Cezar

2 Introdução Os primeiros colonos espanhóis chegaram ao Paraguai no inicio do século XVI. A cidade de assunção, fundada em 15 de agosto de 1537, logo se tornou centro de uma províncias colônias espanholas na América do sul.

3 Período colonial Antes da chegada dos europeus os territórios situados entre os rios Paraná e Paraguai eram ocupados pelos guaranis, que viviam da agricultura, da caça e da pesca.

4 Cabildo de assunção

5 Independência À medida que Buenos Aires tornava-se mais poderosa, os líderes paraguaios insurgiam-se contra o declínio da importância de sua província e, embora também contestassem a autoridade espanhola, recusaram-se a aceitar a declaração de independência da argentina com o extensiva ao Paraguai.

6 Casa Da independência

7 Guerra da tríplice aliança O ditador argentino Juan Manuel Rosas ergueu obstáculos ao comércio exterior paraguaio. Consciente do perigo, Antonio López, tratou de fortalecer o exército. Treinado por oficiais alemãs e equipado com armas européias.

8

9 Reconstrução e Guerra do Chaco A reconstrução econômica do pais foi perturbada pela seqüência de crises políticas, golpes de estado e guerras civis das ultimas décadas do século XIX. Após choques esporádicos, comandados pelo coronel José Félix Estigarribia, venceram a muito custo.

10

11 Movimento de reforma A guerra do Chaco permitiu o surgimento do primeiro movimento político importante destinado a reformar instituições.

12 Restauração conservadora Sob o governo do general Higino Morínigo, o Paraguai recaiu na ditadura militar, em que as liberdades civis foram suprimidas e restabelecidos os diretos dos latifundiários.

13 Governo Stroessner Em maio de 1954 o comandante do exército, general Alfredo Stroessner tomou o poder, Stroessner fez-se eleger presidente esse ano e foi reeleito em 1958, 1963, 1973, 1978, 1983 e 1988.

14

15 Tentativa de golpe A ligação de paraguaios com o narcotráfico internacional e o veto aos protestos de militares, em 1994, geram conflitos entre Wasmosy e o chefe do exército, Lino Oviedo, que tentou um golpe, frustrado por manifestações no país e dos demais membros do MERCOSUL e dos Estados Unidos.

16 Assassinato Em março de 1999, o vice-presidente eleito, Luis Maria Arganã, rival do Oviedo no partido colorado, foi morto a tiros em assunção. Manifestantes exigiram a destituição de cubas, apontando como Oviedo como mandante do crime.

17 Nicanor Duarte Frutos O colorado Nicanor Duarte Frutos foi eleito presidente em abril de 2003 com 37% dos votos.

18

19 Cooperação militar O congresso aprovou, em julho de 2005, a presença de tropas americanas no país até dezembro de 2006, como parte de acordo de cooperação militar com os Estados Unidos.

20 Protesto Em março de 2006, milhares de paraguaios saíram as ruas, na maior manifestação popular dos últimos anos, contra a tentativa de Duarte de concorrer a outro mandato.

21 Novo presidente Em 23 de abril de 2008, Fernando Lugo foi eleito o novo presidente do Paraguai dando fim a quase seis décadas de domínio ao partido colorado.

22

23 Bibliografia


Carregar ppt "História do Paraguai Nomes: Lucas Perim Cazaroto n°:21 Marcelo Danilo L. dos santos n°:31 Marcelo Danilo L. dos santos n°:31 Série: 2° B Professor: Cezar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google