A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fernando Armindo Lugo Méndez, presidente eleito do Paraguai 20abr2008, ex-bispo e adepto da Teologia da Libertação (movimento de esquerda das Igrejas cristãs.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fernando Armindo Lugo Méndez, presidente eleito do Paraguai 20abr2008, ex-bispo e adepto da Teologia da Libertação (movimento de esquerda das Igrejas cristãs."— Transcrição da apresentação:

1 Fernando Armindo Lugo Méndez, presidente eleito do Paraguai 20abr2008, ex-bispo e adepto da Teologia da Libertação (movimento de esquerda das Igrejas cristãs da América Latina).

2 Paraguai chegou a independência em relação á Espanha, sem luta em 1811, com o Dr. José Gaspar García Rodríguez de Francia ou "Dr. Francia. País conhecido, no Brasil, por ter provocado uma guerra. Por ser uma potência regional e um país auto- suficiente, com um exército poderoso, procurando buscar uma saída para o mar e concorrente dos ingleses. Atualmente alguns historiadores consideram tal visão como mito. Francia e Solano López, nada mais buscavam que se fortalecer militarmente com medo de possíveis tentativas de anexação da Argentina, bem como a busca de saída para o mar. Outro fato importante é que o Paraguai tinha uma receita de exportações baseada na madeira e na erva-mate, ao contrário do que se diz por muitos. O Paraguai naquela época não era industrializado tampouco era uma potência regional.

3 Sua recuperação só vai começar em 1947 com Partido Colorado. Este passa a ser o único partido legal e portanto, única organização que podia apresentar candidatos em qualquer processo eleitoral. Obs.: 12 de Março - Presidente estadunidense Harry Truman, anunciou a Doutrina Truman e inicia a Guerra Fria. Após a ditadura de Alfredo Stroessner ( ), volta do pluripartidarismo em 1963 e eleição do primeiro presidente civil Juan Carlos Wasmosy em 1993 o Partido começou a esvaziar-se. Nas eleições de 2008 a candidata Blanca Ovelar foi derrotada Fernando Lugo.

4 Crise: Lugo quer rever preço energia Itaipu, pago pelo Brasil. 9:51 Contra aumento 2:18

5 O Tratado de Itaipu, Assinado em Brasília em abril de 1973, abriu caminho para a construção da barragem e da Hidroelétrica de Itaipu, que foi inaugurada somente em Pelo acordo, uma revisão do tratada só aconteceria em 2023.

6 A região, que conta com um lago artificial com aproximadamente 1,4 mil km2, pouco ao norte da região de Foz do Iguaçu, tem capacidade de produzir energia suficiente para suprir 20% das necessidades de energia elétrica do Brasil e cerca de 95% das carências do Paraguai.

7 Pelo acordo, os dois países dividem igualmente o que é produzido, mas o Paraguai, que só consome 5% da energia gerada, é obrigado a vender ao Brasil os 95% restantes da sua cota.

8 Ano passado, o Brasil pagou US$ 307 milhões pela energia paraguaia de Itaipu, mas Fernando Lugo chegou a falar, durante a campanha eleitoral, em um valor anual "justo" em torno de US$ 2 bilhões. (+/- 650% de aumento)

9 Possível saída... Construção de uma linha de transmissão de Itaipu a Assunção, pelo Brasil, que aumentaria o acesso dos paraguaios à energia de Itaipu. "E um absurdo que a energia em Assunção seja ruim, mesmo o Paraguai sendo sócio da maior hidrelétrica do mundo", afirmou o Min. das Rel. Exteriores Celso Amorim.

10 É bom saber: Itaipu Binacional já chegou, em 2000, a gerar 93,4 bilhões de quilowatts-hora. Fonte: Tal marca supera em 4 mil megawatts a potência instalada da segunda maior hidrelétrica do mundo, a Usina de Guri, na Venezuela. A chinesa Três Gargantas terá uma geração da ordem de 85 bilhões de quilowatts-hora, 8,4 bilhões de quilowatts-hora a menos que a capacidade máxima já atingida por Itaipu Binacional.

11


Carregar ppt "Fernando Armindo Lugo Méndez, presidente eleito do Paraguai 20abr2008, ex-bispo e adepto da Teologia da Libertação (movimento de esquerda das Igrejas cristãs."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google