A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E.E profª. Nair Palácio de Souza Geografia Energia elétrica e Fontes de energia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E.E profª. Nair Palácio de Souza Geografia Energia elétrica e Fontes de energia."— Transcrição da apresentação:

1 E.E profª. Nair Palácio de Souza Geografia Energia elétrica e Fontes de energia

2 O que é energia? O que não pode ser criado nem destruído apenas transformado.

3 ENERGIA ELÉTRICA Pode ser obtida pela força da água, pelo vapor da queima do carvão e também pela força do vento.Quando ligamos algo a tomada ou quando acendemos uma luz, essa energia armazenada chega até a nossa casa, escola, rua, etc. através de cabos e fios que transportam eletricidade.

4 Ações da energia elétrica:surgimento e avanço A primeira usina elétrica brasileira foi instalada em 1883, na cidade de Campos (RJ). O panorama só começou a mudar realmente à partir da 1.a Guerra Mundial. Pois ficou muito difícil importar, e por isso, muitos bens passaram a ser feitos aqui. O governo resolveu então dar incentivos para as empresas de energia elétrica que quisessem vir para o Brasil. A mais importante foi a band and Share.

5 Em 1930, o Brasil já possuía 891 usinas, sendo 541 hidrelétricas, 337 térmicas e 13 mistas. Com a 2.a Guerra Mundial voltou o problema de importação e de racionamento de carvão e petróleo. O governo decidiu intervir para aumentar a taxa de crescimento e disciplinar melhor a produção e distribuição de energia elétrica que até então estava nas mãos das empresas estrangeiras. Um dos primeiros passos foi a criação da Companhia Hidrelétrica de São Francisco (CHESF) Em 1952 foram organizadas as centrais de Minas Gerais (CEMIG) com cinco empresas regionais e suas subsidiárias. Em 1957, crio-se as centrais elétricas de Furnas. Em 1966, foram reunidas as centrais elétricas do Rio Pardo CHERP as usinas elétricas de Paranapanema (USEIPA) e as centrais elétricas de Urubupunbá (CELUSA), para formar as centrais elétricas de São Paulo (CESPE).

6 Produção de Energia Elétrica Quase toda a nossa energia elétrica é produzida por enormes geradores em centrais elétricas. Uma típica usina de eletricidade pode ter uma capacidade de mais de um milhão de quilowatts. A quantidade de energia que uma usina pode produzir é medida em quilowatts hora.

7 Turbinas acionam os geradores elétricos Turbinas a gás : As turbinas a gás podem ser postas em movimento mais fácil e rápido que as turbinas a vapor. Turbinas a água: As usinas mundiais com turbinas a água são denominadas usinas hidrelétricas, essas produzem 92,4% da potência de energia no Brasil.

8

9 AS FONTES DE ENERGIA PODEM SER

10 O que são fontes de energia? Por exemplo:a energia é a capacidade de fazer trabalho. A água tem energia, força, e por isso pode realizar trabalho, movendo as turbinas de uma usina. Um pedaço de carvão tem energia, quando ele é queimado pode forçar a máquina a puxar um trem numa estrada de ferro.

11 Renováveis ou não renováveis Que se esgotarão e não serão repostas pela natureza. Podemos citar o petróleo, o carvão, o gás natural etc... São fontes de energia que não se esgotam, a natureza sempre faz novamente (Iuri). Podemos citar algumas como, a energia solar, das águas, do vento e a biomassa.

12 Respectivamente:

13 Energia Solar Energia Solar, Energia Hídrica, Biomassa, Energia Eólica,

14 HIDRELEÉTRICAS E TERMOELÉTRICAS HIDRELÉTRICAS: é a energia que se faz com as águas dos rios. TERMOELÉTRICAS: é a energia elétrica se faz quando se queima carvão, ou óleo, ou gás natural e aquece a água que fica dentro de um tambor bem grande.

15 Principais hidrelétricas do Brasil são: 1) Itaipú (Rio Paraná) 2) Tucuruí (Rio Tocantins) 3) Ilha Solteira (Rio Paraná) 4) Xingó (Rio São Francisco) 5) Paulo Afonso IV (São Francisco) 6) Itumbiara (Rio Paranaíba) 7) São Simão (Rio Paranaíba) 8) Fóz do Areia (Rio Iguaçú) 9) Jupiá (Rio Paraná) 10) Itaparica (Rio São 11) Itá (Rio Uruguai) 12) Marimbondo (Rio Grande) - 13) Porto Primavera (Rio Paraná) 14) Salto Santiago (Rio Iguaçú) 15) Água Vermelha (Rio Grande) 16) Corumbá (Rio Corumbá) 17) Segredo (Rio Iguaçú) 18) Salto Caxias (Rio Iguaçú) 19) Furnas (Rio Grande) 20) Emborcação (Rio Paranaíba) 21) Salto Osório (Rio Iguaçú) 22) Estreito (Rio Grande) 23) Sobradinho (Rio São Francisco) (*) Itaipú é considerada usina binacional (Brasil/Paraguai). Assim, inteiramente nacional, a maior é a de Tucuruí, no Pará.

16


Carregar ppt "E.E profª. Nair Palácio de Souza Geografia Energia elétrica e Fontes de energia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google