A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA"— Transcrição da apresentação:

1 ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
13/05/2013

2 ENERGIA AS PRINCIPAIS PRODUTOS ENERGÉTICOS MUNDIAIS SÃO: PETRÓLEO;
CARVÃO MINERAL E GÁS NATURAL; ENERGIA ELÉTRICA; TERMELETRICIDADE; ENERGIA ATÔMICA; ENERGIA SOLAR; ENERGIA EÓLICA; BIOMASSA.

3 1. PETRÓLEO CARACTERÍSTICAS: HIDORCARBONETO
É ENCONTRADO EM TERRENOS SEDIMENTARES PRINCIPAIS SUBPRODUTOS: SÓLIDO: asfalto, plásticos etc. LÍQUIDO: óleos lubrificantes, gasolina etc. GASOSO: GLP, gás de nafta etc.

4 1. PETRÓLEO FASES ECECONÔMICAS DA EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO: EXTRAÇÃO;
TRANSPORTE; REFINO e; DISTRIBUIÇÃO.

5 1. PETRÓLEO OPEP(Organização dos Países Exportadores de Petróleo)
ANO DE CRIAÇÃO: 1960 PAÍSES FUNDADORES: Irã, Iraque, Kwait, Arábia Saudita e Venezuela A CRISE DO PETRÓLEO: Em 1973, os países da opep promoveram um drástico aumento no preço do barril de petróleo(159 ls) – passando de 2,70 para 11, 20 dólares -, aproveitando-se da guerra do Yom Kippur(guerra árabe-israelense). Entre 1979 e 1980, com a revolução islâmica no Irã e a eclosão da guerra com o Iraque, o barril de petróleo passo para 34 dólares.

6 1. PETRÓLEO Essa brusca elevação no preço do barril de petróleo agravaram a crise econômica do mundo desenvolvido. A crise, porém, atingiu de forma mais severa os países importadores de petróleo, notadamente os mais pobres, que tiveram sua balança comercial seriamente comprometida. Para enfrentar essa crise e diminuir a dependência energética, muitos países importadores estabeleceram 02(duas) estratégias: Aumento da produção interna e; Substituição do petróleo por outras fontes de energia.

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16 2. CARVÃO MINERAL E GÁS NATURAL
CARVÃO MINERAL: É uma rocha metamórfica de origem sedimentar. Sua origem deriva de florestas fanerógamas do pleistoceno. Foi amplamente utilizado na primeira revolução industrial como fonte de energia. Esta fonte de energia é muito poluente. UTILIZAÇÃO: É utilizado nos altos-fornos de siderúrgicas, para fazer a calefação durante o inverno nas regiões temperadas e, principalmente para gerar eletricidade: é a principal fonte em países como os EUA, China, Austrália e Índia.

17 CARVÃO MINERAL FAZES DO CARVÃO: No Brasil o carvão mineral tem as seguintes fases: TURFA LINHITO HULHA(carvão propriamente dito) ANTRACITO

18 CARVÃO MINERAL MAIORES PRODUTORES DE CARVÃO DO MUNDO: 1º - CHINA
2º - ESTADOS UNIDOS 3º - ÍNDIA NO HEMISFÉRIO SUL OS MAIORES PRODUTORES SÃO: AUSTRÁLIA ÁFRICA DO SUL

19

20

21

22

23

24

25 GÁS NATURAL É encontrado frequentemente associado ao petróleo, mas também pode ser encontrado de maneira isolada.

26 3. ENERGIA ELÉTRICA É o tipo de energia gerada em termelétricas, hidrelétricas e termonucleares através de turbinas, portanto, a energia cinética(de movimento) é transformada em energia elétrica.

27 HIDRELÉTRICA É uma usina que produz energia a partir da água. Para isso são utilizados, principalmente, rios de planalto que apresentam desníveis, onde são construidas barragens para a formação de um lago que irão suprir de água as turbinas para a produção de energia elétrica. É uma forma não poluente, barata e renovável de obtenção de energia. MAIORES PRODUTORES DE HIDRELÉTRICIDADE: China, Brasil, Canadá, EUA, Rússia etc.

28

29

30 4.TERMELETRICIDADE É a obtenção de energia elétrica a partir da queima do carvão, óleo combustível, gás, petróleo que aquecem uma caldeira contendo água e vapor para mover a turbina. VANTAGENS: Os custos com sua construção são menores que uma hidrelétrica; o local da usina é determinada pelo mercado consumidor e não pelo relevo da hidrografia DESVANTAGENS: A obtenção de energia é feita com maiores custos e os impactos ambientais são maiores.

31

32

33 5. ENERGIA NUCLEAR OU ATÔMICA
MINERAL UTILIZADO: Urânio PRODUTOR DE ENERGIA: Reator nuclear COMO É PRODUZIDA A ENERGIA: A energia produzida nas usinas nucleares é deriva da fissão nuclear(quebra do átomo). O calor aquece a água que circula em torno das barras de urânio; Isso gera vapor para a turbina, e esta, por sua vez, move o gerador produzindo energia elétrica.

34 ENERGIA ATÔMICA MAIORES PRODUTORES MUNDIAIS: ESTADOS UNIDOS FRANÇA
JAPÃO ALEMANHA RÚSSIA

35

36

37

38

39

40

41

42 FIM


Carregar ppt "ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google