A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Central Termoeléctrica. Central Termoeléctrica é uma instalação industrial usada para geração de energia eléctrica a partir da energia liberada em forma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Central Termoeléctrica. Central Termoeléctrica é uma instalação industrial usada para geração de energia eléctrica a partir da energia liberada em forma."— Transcrição da apresentação:

1 Central Termoeléctrica

2 Central Termoeléctrica é uma instalação industrial usada para geração de energia eléctrica a partir da energia liberada em forma de calor, normalmente por meio de uma combustão de algum tipo de combustível renovável ou não renovável. Outras formas de geração de electricidade são energia solar, energia eólica ou hidroeléctrica.

3 Nas centrais termoeléctricas ocorre a transformação da energia térmica em energia eléctrica por um processo electromagnético. 1.Funcionamento

4 A produção de energia eléctrica, a partir da queima de combustíveis fósseis (carvão ou fuel ou gás natural), obtém-se por expansão do vapor de água produzido nas caldeiras, o qual faz mover as turbinas, que, por sua vez, accionam os geradores.

5 A queima dos combustíveis fósseis é utilizada nas centrais termoeléctricas para aquecer grandes quantidades de água em enormes caldeiras. Este aquecimento origina uma grande quantidade de vapor que, quando é utilizado sob pressão, faz movimentar as pás das turbinas. Estas fazem movimentar potentes electroímanes que giram a grandes velocidades entre bobinas produzindo corrente eléctrica alternada que, nas centrais portuguesas, tem uma frequência de 50 hertz.

6 2.Tipos Há vários tipos de centrais termométricas, sendo que os processos de produção de energia são praticamente iguais porém com combustíveis diferentes. Alguns exemplos são: Central a óleo; Central gás: usa gás natural como o combustível para alimentar um turbina de gás. Porque os gases produzem uma alta temperatura através da queima, e são usados para produzir o vapor para mover uma segunda turbina, e esta por sua vez de vapor. 2.

7 Como a diferença da temperatura, que é produzida com a combustão dos gases libertados torna-se mais elevada do que uma turbina do gás e por vapor, portanto os rendimentos obtidos são superiores, da ordem de 55%; Central nuclear; Central a carvão. Assim estas podem em algumas vezes serem menos rentáveis que as hidroeléctricas.

8 Centrais termoeléctricas a carvão e nuclear

9 3.Vantagens A principal vantagem é poderem ser construídas onde são mais necessárias, economizando assim o custo das linhas de transmissão. Essas centrais podem ser encontradas na Europa e em alguns estados do Brasil. O gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, electricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgica, química, petroquímica e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão.

10 4.Desvantagens Entretanto, o alto preço do combustível é um facto desfavorável. Dependendo do combustível, os impactos ambientais, como poluição do ar, aquecimento das águas, o impacto da construção de estradas para levar o combustível até à central,etc.

11 5.Impactos Ambientais Como vários tipos de geração de energia, a energia termoeléctrica também causa impactos ambientais. Contribuem para o aquecimento global através do Efeito estufa, chuva ácida. A queima de gás natural lança na atmosfera grandes quantidades de poluentes, além de ser um combustível fóssil que não se recupera.

12 As centrais termoeléctricas apresentam um alto custo de operação, em virtude do dinheiro utilizado na compra de combustíveis: O carvão é uma substância de coloração negra e de firme consistência, amplamente utilizada como combustível. Com o choque e o alcatrão de hulha, seus subprodutos, é vital para muitas indústrias modernas. É formado pelos restos soterrados de plantas tropicais e subtropicais, especialmente durante períodos Carbonífero e Permeando. Alterações climáticas registadas no mundo explicam por que o carvão ocorre em todos os continentes, mesmo na Antárctida. Segundo a visão tradicional, os depósitos carboníferos formaram-se de restos de plantas acumuladas em pântanos, que se decompuseram, fazendo surgir as camadas de turfa.

13 Embora utilizado como combustível, em Gales, na Grã-bretanha, desde o segundo milénio a.C., o carvão só começou a ser minorado de forma mais ou menos sistemática na Europa por volta do séc. XIII, época em que já era conhecido dos índios norte-americanos. A primeira mina comercial de carvão da América foi aberta em Richmond. EUA (1745), e o antracite era extraído na Pensilvânia por volta de A revolução industrial ampliou a demanda do minério, que só reduziu no século XX, com a difusão do emprego do petróleo como combustível. As reservas mundiais de carvão são estimadas em cerca de 7 triliões de toneladas, o suficiente para atender a demanda durante alguns séculos, nas taxas de consumo actuais.

14 A queima de carvão para obtenção de energia produz efluentes altamente tóxicos como por exemplo o mercúrio e outros metais como vanádio, cádmio, arsénio, chumbo, etc.

15 Reservas de carvão na Europa

16 Trabalho realizado por: Daniela Dias Silva - nº8 Inês Sofia Malato Fernandes-nº12


Carregar ppt "Central Termoeléctrica. Central Termoeléctrica é uma instalação industrial usada para geração de energia eléctrica a partir da energia liberada em forma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google