A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?"— Transcrição da apresentação:

1 A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial?
Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?

2 O petróleo e o gás natural respondem por mais de 50% da energia consumida no globo;
Em segundo lugar vem o carvão natural, com 23%, nuclear com 6,5% e a hidrelétrica com 2%. Cerca de 96% dos veículos no mundo são movidos com derivados do petróleo como gasolina, óleo diesel e querosene. Os bio-combustíves tem essa importância.

3 O Consumo e a distribuição de petróleo no mundo
Com apenas 2% das reservas mundiais e 5% da população do globo, os Estados Unidos consomem 25% de todo petróleo do mundo.

4 O Consumo e a distribuição de petróleo no mundo
As nações mais ricas são, em geral, desprovidas de recursos energéticos significativos, ou como os EUA, já exauriram a maior parte de suas riquezas. Até 1950, os EUA eram os maiores exportadores de petróleo do mundo, para tornar-se hoje importador de aproximadamente 60% de seu consumo.

5

6 O Consumo e a distribuição de petróleo no mundo
Principais exportadores de Petróleo hoje são: Arábia Saudita (maior jazida do mundo) Iraque (2ª. Maior do mundo) Kwait e demais países do Oriente Médio; OPEP dominada pelos países árabes. Daí a necessidade de aproximação com esses países, como também, a hostilização dos “rebeldes”

7 Países produtores de Petróleo que se opõem à política da Casa Branca:
Federação Russa; Irã; Venezuela. Curiosamente, os três países foram caracterizados, de alguma forma, pelo governo de Washington, como “perigosos ao mundo”. China: de auto-suficiente tornou-se importador. Tem se aliado a países produtores que se opõem aos EUA.

8 O filme Razões para a Guerra, de Eugene Jarecki discute a questão do poder bélico e do petróleo como instrumentos de poder do Império Americano.

9 Petróleo e a crise de abastecimento
Preço do óleo aumentou nas duas últimas décadas; Em 1998, o preço do barril girava em torno de 10 doláres; Foi negociado a 100,00 dólares em abril de 2008.

10

11 Petróleo e a crise de abastecimento
O aumento tem como explicações: Crise das reservas conhecidas 100 campos, sendo que os últimos foram descobertos entre 1940 e 1970 Países em desenvolvimento começam a consumir mais petróleo, como a China. Crise financeira nos EUA e enfraquecimento do dólar elevam preço mundial.

12 Brasil: da auto-suficiência à exportação.
Campo petrolífero de Tupi deve, a partir de 2013, tornar o Brasil exportador de petróleo. Potencial do campo: 5 a 8 bilhões de barris, somados aos 14 bilhões que perfazem hoje a reserva nacional.

13 Brasil: da auto-suficiência à exportação.

14 O campo está localizado há 6 mil metros abaixo da superfície; Petrobrás é líder mundial em exploração desse tipo.

15 Segundo Haroldo de Lima, da Agência Nacional de Petróleo (ANP) podem existir mais 33 bilhões de barris em Santos. O anúncio aumentou as ações da Petrobrás no mesmo dia em 7%.

16

17 O Brasil produz a quantidade de Petróleo necessária, mas não significa que não importa mais.
Parte do Petróleo extraído não é o mais adequado para nossas refinarias. Compra um petróleo melhor fora e vende para países que refinam. Auto-suficiência significa: os ganhos com a exportação são maiores que os custos com importação.


Carregar ppt "A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google