A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO NA FUP MUDANÇAS NO MARCO REGULATÓRIO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO NO BRASIL Henrique Jäger (Subseção da FUP) Cloviomar Cararine (Subseção do SINDIPETRO-NF)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO NA FUP MUDANÇAS NO MARCO REGULATÓRIO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO NO BRASIL Henrique Jäger (Subseção da FUP) Cloviomar Cararine (Subseção do SINDIPETRO-NF)"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO NA FUP MUDANÇAS NO MARCO REGULATÓRIO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO NO BRASIL Henrique Jäger (Subseção da FUP) Cloviomar Cararine (Subseção do SINDIPETRO-NF) Técnicos do DIEESE Rio de Janeiro, 25 de agosto de 2008 De Getúlio a FH a união detinha o monopólio do petróleo ( menos comercialização ) que era exercido através da Petrobras. 1995 – é aprovada uma emenda constitucional que mantém o monopólio nas mãos da União mas permite a entrada de empresas privadas através de concessão do poder público. 1997 – Por iniciativa do gov. Federal o congresso aprova e FHC outorga a lei do Petróleo que, dentre outras coisas, cria o CNPE e a ANP, vinculada ao MME, , sendo que esta última passa a administrar o monopólio do petróleo em nome da união. Dentre as funções da ANP, cabe toda a regulamentação/fiscalização do setor assim como a definição/operacionalização das licitações para concessão dos blocos de E&P. 1998 – BR e ANP entram numa queda de braço para definir os chamados blocos azuis, aqueles que a BR tinha direito de explorar sem participar das licitações públicas. Empresa tinha que mostrar capacidade financeira para explorar as áreas – BR corre atrás de parcerias extratégicas. – questão central: Preços do Petróleo estavam lá em baixo.

2 Setor Petróleo – Histórico do Marco Regulatório Brasileiro
Contexto geral do setor no Brasil: Marco regulatório 1953 – Lei 2.004/53 – Monopólio da União e criação da Petrobras; 1995 – Emenda a Constituição nº09 – (retira da Petrobras o direito de exercer o monopólio); 1997 – Lei do Petróleo (9.478/97) – Cria o CNPE e a ANP, entrada de empresas privadas nacionais e internacionais. De Getúlio a FH a união detinha o monopólio do petróleo ( menos comercialização ) que era exercido através da Petrobras. 1995 – é aprovada uma emenda constitucional que mantém o monopólio nas mãos da União mas permite a entrada de empresas privadas através de concessão do poder público. 1997 – Por iniciativa do gov. Federal o congresso aprova e FHC outorga a lei do Petróleo que, dentre outras coisas, cria o CNPE e a ANP, vinculada ao MME, , sendo que esta última passa a administrar o monopólio do petróleo em nome da união. Dentre as funções da ANP, cabe toda a regulamentação/fiscalização do setor assim como a definição/operacionalização das licitações para concessão dos blocos de E&P. 1998 – BR e ANP entram numa queda de braço para definir os chamados blocos azuis, aqueles que a BR tinha direito de explorar sem participar das licitações públicas. Empresa tinha que mostrar capacidade financeira para explorar as áreas – BR corre atrás de parcerias extratégicas. – questão central: Preços do Petróleo estavam lá em baixo.

3 Setor Petróleo – Leilões da ANP
Leilões da ANP – alguns números Rodada Zero – 1998 – definir a participação da Petrobras; Abril de 2008 – após 8 rodadas: Mais de 600 blocos de exploração; 72 grupos econômicos; 36 de origem brasileira, incluída a Petrobras; 36 de 19 outros países (Angola, Argentina, Austrália, Canadá, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Itália, Japão, Noruega, Panamá, Portugal e Reino Unido); A Nona Rodada – retirada de 41 blocos no pré-sal. De Getúlio a FH a união detinha o monopólio do petróleo ( menos comercialização ) que era exercido através da Petrobras. 1995 – é aprovada uma emenda constitucional que mantém o monopólio nas mãos da União mas permite a entrada de empresas privadas através de concessão do poder público. 1997 – Por iniciativa do gov. Federal o congresso aprova e FHC outorga a lei do Petróleo que, dentre outras coisas, cria o CNPE e a ANP, vinculada ao MME, , sendo que esta última passa a administrar o monopólio do petróleo em nome da união. Dentre as funções da ANP, cabe toda a regulamentação/fiscalização do setor assim como a definição/operacionalização das licitações para concessão dos blocos de E&P. 1998 – BR e ANP entram numa queda de braço para definir os chamados blocos azuis, aqueles que a BR tinha direito de explorar sem participar das licitações públicas. Empresa tinha que mostrar capacidade financeira para explorar as áreas – BR corre atrás de parcerias extratégicas. – questão central: Preços do Petróleo estavam lá em baixo.

4 Modelos de Contrato para Exploração e Produção de Petróleo e GN
Fatores que afetam escolha do modelo de Contrato: Alto risco exploratório; Campos de tamanho pequeno/médio; Baixa capacidade de financiamento; Preço do petróleo abaixo de US$15. Modelos de Contratos para exercício das operações petrolíferas: Contratos de Concessão; Contratos de Partilha de Produção; Contratos de Serviço/Risco. De Getúlio a FH a união detinha o monopólio do petróleo ( menos comercialização ) que era exercido através da Petrobras. 1995 – é aprovada uma emenda constitucional que mantém o monopólio nas mãos da União mas permite a entrada de empresas privadas através de concessão do poder público. 1997 – Por iniciativa do gov. Federal o congresso aprova e FHC outorga a lei do Petróleo que, dentre outras coisas, cria o CNPE e a ANP, vinculada ao MME, , sendo que esta última passa a administrar o monopólio do petróleo em nome da união. Dentre as funções da ANP, cabe toda a regulamentação/fiscalização do setor assim como a definição/operacionalização das licitações para concessão dos blocos de E&P. 1998 – BR e ANP entram numa queda de braço para definir os chamados blocos azuis, aqueles que a BR tinha direito de explorar sem participar das licitações públicas. Empresa tinha que mostrar capacidade financeira para explorar as áreas – BR corre atrás de parcerias extratégicas. – questão central: Preços do Petróleo estavam lá em baixo.

5 Modelos de Contrato para Exploração e Produção de Petróleo e GN
Contratos de Concessão Estado concede direitos exclusivos de E&P à uma companhia petrolífera; Custos da produção é total da Companhia; A empresa contratante se apropria de toda a produção; Estado recebe impostos, royalties e participações especiais; Estado pode estabelecer requisitos mínimos de abastecimento interno; Ex: Brasil, EUA, Canadá e Emirados Árabes. De Getúlio a FH a união detinha o monopólio do petróleo ( menos comercialização ) que era exercido através da Petrobras. 1995 – é aprovada uma emenda constitucional que mantém o monopólio nas mãos da União mas permite a entrada de empresas privadas através de concessão do poder público. 1997 – Por iniciativa do gov. Federal o congresso aprova e FHC outorga a lei do Petróleo que, dentre outras coisas, cria o CNPE e a ANP, vinculada ao MME, , sendo que esta última passa a administrar o monopólio do petróleo em nome da união. Dentre as funções da ANP, cabe toda a regulamentação/fiscalização do setor assim como a definição/operacionalização das licitações para concessão dos blocos de E&P. 1998 – BR e ANP entram numa queda de braço para definir os chamados blocos azuis, aqueles que a BR tinha direito de explorar sem participar das licitações públicas. Empresa tinha que mostrar capacidade financeira para explorar as áreas – BR corre atrás de parcerias extratégicas. – questão central: Preços do Petróleo estavam lá em baixo.

6 Modelos de Contrato para Exploração e Produção de Petróleo e GN
Contratos de Partilha de Produção Estado celebra um contrato de partilha da produção com a companhia, que financia a exploração e desenvolvimento da área contratada; Estado se apropria de toda a produção; Em caso de sucesso, companhia recupera seus custos (“petróleo de custo”); O “petróleo de lucro” é dividido entre Estado e empresa contratante; Há pagamentos de impostos e pode haver pagamento de royalties e participações especiais; Ex: China, Rússia, Angola, Colômbia e Índia. De Getúlio a FH a união detinha o monopólio do petróleo ( menos comercialização ) que era exercido através da Petrobras. 1995 – é aprovada uma emenda constitucional que mantém o monopólio nas mãos da União mas permite a entrada de empresas privadas através de concessão do poder público. 1997 – Por iniciativa do gov. Federal o congresso aprova e FHC outorga a lei do Petróleo que, dentre outras coisas, cria o CNPE e a ANP, vinculada ao MME, , sendo que esta última passa a administrar o monopólio do petróleo em nome da união. Dentre as funções da ANP, cabe toda a regulamentação/fiscalização do setor assim como a definição/operacionalização das licitações para concessão dos blocos de E&P. 1998 – BR e ANP entram numa queda de braço para definir os chamados blocos azuis, aqueles que a BR tinha direito de explorar sem participar das licitações públicas. Empresa tinha que mostrar capacidade financeira para explorar as áreas – BR corre atrás de parcerias extratégicas. – questão central: Preços do Petróleo estavam lá em baixo.

7 Modelos de Contrato para Exploração e Produção de Petróleo e GN
Contratos de Serviço/Risco A Companhia paga todos os custos de exploração e desenvolvimento; Companhia recebe através de petróleo, pagamento em dinheiro ou parcela da produção; Estado se apropria de toda a produção; Ex: Kuwait, Irã e Venezuela. De Getúlio a FH a união detinha o monopólio do petróleo ( menos comercialização ) que era exercido através da Petrobras. 1995 – é aprovada uma emenda constitucional que mantém o monopólio nas mãos da União mas permite a entrada de empresas privadas através de concessão do poder público. 1997 – Por iniciativa do gov. Federal o congresso aprova e FHC outorga a lei do Petróleo que, dentre outras coisas, cria o CNPE e a ANP, vinculada ao MME, , sendo que esta última passa a administrar o monopólio do petróleo em nome da união. Dentre as funções da ANP, cabe toda a regulamentação/fiscalização do setor assim como a definição/operacionalização das licitações para concessão dos blocos de E&P. 1998 – BR e ANP entram numa queda de braço para definir os chamados blocos azuis, aqueles que a BR tinha direito de explorar sem participar das licitações públicas. Empresa tinha que mostrar capacidade financeira para explorar as áreas – BR corre atrás de parcerias extratégicas. – questão central: Preços do Petróleo estavam lá em baixo.

8 QUESTÃO CENTRAL NO DEBATE
Quem vai se apropriar do resultado da produção deste bem essencial: umas poucas famílias/empresas ou todo o povo brasileiro? De Getúlio a FH a união detinha o monopólio do petróleo ( menos comercialização ) que era exercido através da Petrobras. 1995 – é aprovada uma emenda constitucional que mantém o monopólio nas mãos da União mas permite a entrada de empresas privadas através de concessão do poder público. 1997 – Por iniciativa do gov. Federal o congresso aprova e FHC outorga a lei do Petróleo que, dentre outras coisas, cria o CNPE e a ANP, vinculada ao MME, , sendo que esta última passa a administrar o monopólio do petróleo em nome da união. Dentre as funções da ANP, cabe toda a regulamentação/fiscalização do setor assim como a definição/operacionalização das licitações para concessão dos blocos de E&P. 1998 – BR e ANP entram numa queda de braço para definir os chamados blocos azuis, aqueles que a BR tinha direito de explorar sem participar das licitações públicas. Empresa tinha que mostrar capacidade financeira para explorar as áreas – BR corre atrás de parcerias extratégicas. – questão central: Preços do Petróleo estavam lá em baixo.

9 Mudanças no Marco Regulatório Brasileiro - Debate
Proposta do IBP (200 empresas privadas) Manutenção do modelo atual (Concessão); Este modelo aumentou a concorrência no setor e possibilitou à Petrobras alcançar a auto-suficiência do país em produção de petróleo e realizar as recentes descobertas de petróleo e gás natural; Aumentar cobrança de royalties e participações especiais (criar alíquota específica sobre campos de alto potencial); Brasil precisa de ganhos de curto prazo para rápido atendimento às necessidades sociais. De Getúlio a FH a união detinha o monopólio do petróleo ( menos comercialização ) que era exercido através da Petrobras. 1995 – é aprovada uma emenda constitucional que mantém o monopólio nas mãos da União mas permite a entrada de empresas privadas através de concessão do poder público. 1997 – Por iniciativa do gov. Federal o congresso aprova e FHC outorga a lei do Petróleo que, dentre outras coisas, cria o CNPE e a ANP, vinculada ao MME, , sendo que esta última passa a administrar o monopólio do petróleo em nome da união. Dentre as funções da ANP, cabe toda a regulamentação/fiscalização do setor assim como a definição/operacionalização das licitações para concessão dos blocos de E&P. 1998 – BR e ANP entram numa queda de braço para definir os chamados blocos azuis, aqueles que a BR tinha direito de explorar sem participar das licitações públicas. Empresa tinha que mostrar capacidade financeira para explorar as áreas – BR corre atrás de parcerias extratégicas. – questão central: Preços do Petróleo estavam lá em baixo.

10 Mudanças no Marco Regulatório Brasileiro - Debate
Proposta em debate na Comissão Interministerial Contratos de Partilha da Produção (respeitando os contratos em vigor); Pré-sal com baixo risco exploratório e potencial de produção é muito grande; Estado com maior controle da produção e capacidade de fazer os “ajustes finos”; Em caso de continuidade dos blocos – unitização – União aumentaria sua participação no capital social da empresa, de 40% para cerca de 60%. De Getúlio a FH a união detinha o monopólio do petróleo ( menos comercialização ) que era exercido através da Petrobras. 1995 – é aprovada uma emenda constitucional que mantém o monopólio nas mãos da União mas permite a entrada de empresas privadas através de concessão do poder público. 1997 – Por iniciativa do gov. Federal o congresso aprova e FHC outorga a lei do Petróleo que, dentre outras coisas, cria o CNPE e a ANP, vinculada ao MME, , sendo que esta última passa a administrar o monopólio do petróleo em nome da união. Dentre as funções da ANP, cabe toda a regulamentação/fiscalização do setor assim como a definição/operacionalização das licitações para concessão dos blocos de E&P. 1998 – BR e ANP entram numa queda de braço para definir os chamados blocos azuis, aqueles que a BR tinha direito de explorar sem participar das licitações públicas. Empresa tinha que mostrar capacidade financeira para explorar as áreas – BR corre atrás de parcerias extratégicas. – questão central: Preços do Petróleo estavam lá em baixo.

11 Mudanças no Marco Regulatório Brasileiro - Debate
Proposta em debate na Comissão Interministerial Contratos de Partilha da Produção (respeitando os contratos em vigor); Criação de uma empresa totalmente estatal para administrar as gigantescas reservas; Mesmo sobre o controle da União, Petrobras é uma empresa privada e os recursos do pré-sal deve ir para toda a população; Criação de Fundo para programas sociais. De Getúlio a FH a união detinha o monopólio do petróleo ( menos comercialização ) que era exercido através da Petrobras. 1995 – é aprovada uma emenda constitucional que mantém o monopólio nas mãos da União mas permite a entrada de empresas privadas através de concessão do poder público. 1997 – Por iniciativa do gov. Federal o congresso aprova e FHC outorga a lei do Petróleo que, dentre outras coisas, cria o CNPE e a ANP, vinculada ao MME, , sendo que esta última passa a administrar o monopólio do petróleo em nome da união. Dentre as funções da ANP, cabe toda a regulamentação/fiscalização do setor assim como a definição/operacionalização das licitações para concessão dos blocos de E&P. 1998 – BR e ANP entram numa queda de braço para definir os chamados blocos azuis, aqueles que a BR tinha direito de explorar sem participar das licitações públicas. Empresa tinha que mostrar capacidade financeira para explorar as áreas – BR corre atrás de parcerias extratégicas. – questão central: Preços do Petróleo estavam lá em baixo.

12 Futuro de Modelo Energético do Brasil
Posição da FUP Defesa do monopólio do Estado na exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural no Brasil, por meio de uma Petrobras 100% pública; Fim do modelo de concessão e das rodadas de licitação dos blocos exploratórios; Necessidade de amplo debate com a sociedade brasileira para discutir um novo marco regulatório do setor; Transpetro – fim da segregação imposta pela Lei 9.478/97. Petroquímica – Petrobras vai investir US$ 1,1 bilhão até 2010 Ênfase em novos projetos Conclusão do Pólo gás-químico RJ Unidade de Polipropileno Complexo Ácido Acrílico – SAP Unidade de Fenol Pólo Gás-Químico Fronteira com Bolívia Política Econômica e BR Meta Superávit BR: US$ 7 bilhões Congelamento das negociações O setor petróleo e a geração de empregos Primeirização Vs terceirização Retomada do quantitativo da empresa De 33 mil em 2001 p/ 37 mil hoje Investimento no setor petróleo e geração de emprego As compras governamentais e a Petrobras

13 OUTRAS QUESTÕES EM DEBATE
Continuidade dos blocos – unitização – pólo Santos; Mudanças no capital social da Petrobras; Aumento do capital em cerca de US$100 bilhões; Questionamento do limite das 200 milhas da costa brasileira; Gargalos de infra-estrutura – máquinas, equipamentos e mão de obra; Mudanças na distribuição dos recursos dos royalties e participações especiais. Petroquímica – Petrobras vai investir US$ 1,1 bilhão até 2010 Ênfase em novos projetos Conclusão do Pólo gás-químico RJ Unidade de Polipropileno Complexo Ácido Acrílico – SAP Unidade de Fenol Pólo Gás-Químico Fronteira com Bolívia Política Econômica e BR Meta Superávit BR: US$ 7 bilhões Congelamento das negociações O setor petróleo e a geração de empregos Primeirização Vs terceirização Retomada do quantitativo da empresa De 33 mil em 2001 p/ 37 mil hoje Investimento no setor petróleo e geração de emprego As compras governamentais e a Petrobras


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO NA FUP MUDANÇAS NO MARCO REGULATÓRIO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO NO BRASIL Henrique Jäger (Subseção da FUP) Cloviomar Cararine (Subseção do SINDIPETRO-NF)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google