A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUADRO ENERGÉTICO Jim Wygand-Presidente Singular Strategies Ltda. Risk Management and Strategic

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUADRO ENERGÉTICO Jim Wygand-Presidente Singular Strategies Ltda. Risk Management and Strategic"— Transcrição da apresentação:

1 O QUADRO ENERGÉTICO Jim Wygand-Presidente Singular Strategies Ltda. Risk Management and Strategic

2 EVOLUÇÃO DO PREÇO DE PETRÓLEO

3 QUESTÕES GEOPOLÍTICAS : Consolidação pós-guerra, Bretton Woods, Marshal Plan, contenção de comunismo, intervenções norte-americanas – Irã, América Central, Coreia, Vietnam : Consolidação pós-guerra, Bretton Woods, Marshal Plan, contenção de comunismo, intervenções norte-americanas – Irã, América Central, Coreia, Vietnam : As primeiras multis, ditaduras na América do Sul, sub- desenvolvimento, Mercado Comun Europeu, LAFTA, boom de commodities, primeira crise de petróleo, Proácool : As primeiras multis, ditaduras na América do Sul, sub- desenvolvimento, Mercado Comun Europeu, LAFTA, boom de commodities, primeira crise de petróleo, Proácool : Volatilidade e queda nos preços de commodities e petróleo, derrota dos EUA em Vietnam, produtos mundiais e outsourcing, segunda crise de petróleo, fim das ditaduras militares na América do Sul, crise financeira de dívida externa, início da década perdida no Brasil, tigres Asiáticos : Volatilidade e queda nos preços de commodities e petróleo, derrota dos EUA em Vietnam, produtos mundiais e outsourcing, segunda crise de petróleo, fim das ditaduras militares na América do Sul, crise financeira de dívida externa, início da década perdida no Brasil, tigres Asiáticos : Colapso da União Soviética, mundo unipolar, políticas econômicas heterodoxas, derrota da inflação no Brasil, globalização : Colapso da União Soviética, mundo unipolar, políticas econômicas heterodoxas, derrota da inflação no Brasil, globalização presente: recuperação dos preços de commodities, eleição do Lula, consolidação da economia global, Doha Round, guerra contra terrorismo, aumento do preço do petróleo, o fenômeno do etanol e bio-diesel.2000-presente: recuperação dos preços de commodities, eleição do Lula, consolidação da economia global, Doha Round, guerra contra terrorismo, aumento do preço do petróleo, o fenômeno do etanol e bio-diesel.

4 DRIVERS ENERGÉTICOS Mudança na composição e volume da demanda de petróleo.Mudança na composição e volume da demanda de petróleo. Não há escassez de recursos físicos energéticos mas há pressões de demanda e problemas com o uso de reservas já conhecidas.Não há escassez de recursos físicos energéticos mas há pressões de demanda e problemas com o uso de reservas já conhecidas. A demanda está prevista a crescer 50% nos próximos 25 anos.A demanda está prevista a crescer 50% nos próximos 25 anos. Falta infraestrutura, capacidade de refino, e distribuição.Falta infraestrutura, capacidade de refino, e distribuição. O problema do petróleo não é de oferta física e sim, de turbulência política e geopolítica além de constrangimentos ambientais.O problema do petróleo não é de oferta física e sim, de turbulência política e geopolítica além de constrangimentos ambientais. Perda de influência geopolítica dos EUA, esp. no Oriente Médio.Perda de influência geopolítica dos EUA, esp. no Oriente Médio. Dependência de petróleo dos EUA.Dependência de petróleo dos EUA. Volta da Rússia como player geopolítica.Volta da Rússia como player geopolítica. Crescimento dos emergentes.Crescimento dos emergentes. Desvalorização do dólar.Desvalorização do dólar. Distribuição geográfica/política da produção de petróleo.Distribuição geográfica/política da produção de petróleo. Crise financeira nos EUA.Crise financeira nos EUA.

5 PETRÓLEO-QUEM COMPRA E QUEM VENDE Compradores (% do mercado): EUA – 25%EUA – 25% China – 8%China – 8% Japão – 7%Japão – 7% Alemanha – 3%Alemanha – 3% Rússia – 3%Rússia – 3% Índia – 3%Índia – 3% Korea – 3%Korea – 3% Canadá – 3%Canadá – 3% França – 2%França – 2% México – 2%México – 2% Resto do Mundo – 41%Resto do Mundo – 41% Vendedores (% das reservas): Arábia Saudita – 23%Arábia Saudita – 23% Irã – 11%Irã – 11% Iraque – 10%Iraque – 10% Kuwait – 8%Kuwait – 8% EAU – 8%EAU – 8% Venezuela – 6%Venezuela – 6% Rússia – 6% (72% até aqui)Rússia – 6% (72% até aqui) Kazakhstan – 3%Kazakhstan – 3% Líbia – 3%Líbia – 3% Nigéria – 3%Nigéria – 3% EUA – 2%EUA – 2% Resto do Mundo – 17%Resto do Mundo – 17%

6 QUEM ESTARÁ COMPRANDO? Taxa de crescimento da demanda Dois-terços (67%) do total do crescimento da demanda originam na China e no resto do mundoDois-terços (67%) do total do crescimento da demanda originam na China e no resto do mundo A participação de cada um destes dois grupos separadamente é mais que o dobro da participação dos EUA no crescimento da demanda.A participação de cada um destes dois grupos separadamente é mais que o dobro da participação dos EUA no crescimento da demanda.

7 BRASIL Brasil não está blindado mas, sim relativamente mais protegido.Brasil não está blindado mas, sim relativamente mais protegido. Auto-suficiente em produção de petróleo mas deficiente em refino, geração, e distribuição.Auto-suficiente em produção de petróleo mas deficiente em refino, geração, e distribuição. Continuará a importar derivados.Continuará a importar derivados. Investimento necessário estimado no Brasil no período : US$ 470 bilhões distribuído como segue abaixo:Investimento necessário estimado no Brasil no período : US$ 470 bilhões distribuído como segue abaixo: –Eletricidade: 55% Geração:50%Geração:50% Transmissão:50%Transmissão:50% –Petróleo: 28% Exploração:74%Exploração:74% Refino:26%Refino:26% –Gas: 10% Exploração: 55%Exploração: 55% LNG:9%LNG:9% Distribuição:36%Distribuição:36% –Bio-combustível: 7% Qual será o ambiente financeiro e político neste período?Qual será o ambiente financeiro e político neste período?

8 POR QUÊ NÃO FALEI DE ETANOL? Não requer comentários porque:Não requer comentários porque: –Brasil é claramente o líder mundial em termos de custo de produção e o segundo maior em termos de volume. –Automóveis flex-fuel asseguram uma camada de blindagem energética. (70% das vendas agora). –O futuro dependerá das pesquisas com celulose. –Bio-diesel requer 15% de etanol na sua formulação. –Os riscos energéticos para o Brasil são de curto e médio prazo. Nestes períodos, o etanol terá o seu papel assegurado – nem que seja uma bolha.

9 RECOMENDAÇÕES Prepare-se para uma crise política/energética no futuro próximo – criar scenários.Prepare-se para uma crise política/energética no futuro próximo – criar scenários. Comece criar alternativas AGORA.Comece criar alternativas AGORA. Melhorar e fortalecer fluxo de caixa.Melhorar e fortalecer fluxo de caixa. Atenção para os custos.Atenção para os custos. Analisar e mapear processos.Analisar e mapear processos. Atenção para situação financeira de clientes.Atenção para situação financeira de clientes. Estejam preparados para um aumento no preço de caipirinhas.Estejam preparados para um aumento no preço de caipirinhas.


Carregar ppt "O QUADRO ENERGÉTICO Jim Wygand-Presidente Singular Strategies Ltda. Risk Management and Strategic"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google