A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Jane Ilce. -> Ponto de encontro entre Europa, Ásia e África. -> Foco de tensões geopolíticas. -> Berço das três religiões monoteístas mais importantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Jane Ilce. -> Ponto de encontro entre Europa, Ásia e África. -> Foco de tensões geopolíticas. -> Berço das três religiões monoteístas mais importantes."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Jane Ilce

2 -> Ponto de encontro entre Europa, Ásia e África. -> Foco de tensões geopolíticas. -> Berço das três religiões monoteístas mais importantes do mundo : Cristianismo, Judaísmo e Islamismo. -> Maior concentração de jazidas de petróleo do mundo. -> Conflitos pelo controle de recursos hídricas já que a região é desértica.

3

4 Situa-se na confluência entre três continentes e dispõe de rotas e passagens de grande valor estratégico : -> Canal de Suez -> sob controle do Egito, liga o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo. -> Estreito de Ormuz -> rota de navios petroleiros que distribuem para outros continentes o petróleo extraído na região.

5

6

7

8 -> relevo -> planaltos erodidos, planícies na porção ocidental e dobramentos modernos na porção oriental. -> Entre as planícies destaca-se a da Mesopotâmia entre os rios Tigre e Eufrates, que nascem na Turquia e correm na região do Iraque. -> Os planaltos, de origem sedimentar, apresentam muito petróleo.

9

10 -> Os climas áridos e semi-áridos predominam. -> Nas áreas montanhosas do Irã e do Afeganistão apresentam clima de montanha. -> A aridez, com poucas chuvas e o tipo de relevo são responsáveis pela escassez de água no Oriente Médio. -> Apenas se destacam os rios Tigre, Eufrates e Jordão. -> Por isso, o controle sobre os recursos hídricos.

11 -> Em 1914 empresas britânicas, francesas, estadunidenses e holandesas começaram a explorar petróleo em terras iranianas e no Egito e, mais tarde no Iraque e na Arábia Saudita. A região era colônia de potências européias. -> Após a 2ª Guerra Mundial, o petróleo ganhou força com o desenvolvimento da indústria petroquímica e o aumento da frota automotiva e aeronáutica no mundo.

12 Com o fim das colônias, os países do Oriente Médio se independeram e as empresas estrangeiras foram perdendo o domínio sobre as jazidas de petróleo na região. Surge então a OPEP – Organização dos Países Produtores de Petróleo.

13 Em 1960, governos dos países do Oriente Médio passaram a defender maior participação nos lucros obtidos pelas empresas que exploravam petróleo em seu território. Inicialmente aumentam os impostos. Mais tarde, se unem para a formulação de uma política comum de preços e cotas de exploração, evitando a superprodução e a queda de preços. Surge assim a OPEP, fundada pela Arábia Saudita, Irã, Kuait, Venezuela e Iraque.

14 Por causa da dependência da maioria dos países do mundo em relação ao petróleo a OPEP se tornou uma organização muito poderosa. Atualmente, mais de 60% das reservas conhecidas de petróleo estão no Oriente Médio. Entre os maiores produtores estão : Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos e Kuait.

15 1º Choque do petróleo : países árabes aumentam o preço do barril de petróleo como forma de retaliação às grandes potências pelo apoio dado a Israel na Guerra de Yom Kippur. O preço do barril de petróleo passa de U$2,00 para U$12,00

16 Surge inicialmente em decorrência da Revolução Islâmica no Irã, em 1979 quando o aiatolá Khomeini obriga a uma ampla renegociação dos contratos de exploração das companhias estrangeiras residentes no país. No ano seguinte eclode a Guerra Irã-Iraque, desencadeada em 1980 (durará até 1988) por Saddam Hussein contra o novo regime xiita do Irã (com o apoio dos Estados Unidos, que armam o Iraque, inclusive com armas de destruição em massa.

17 Acontece a partir da invasão do Kuait, um dos maiores produtores de petróleo por Saddan Hussein em 1991, iniciando a Guerra do Golfo. produção deste país do mercado. quando os Estados Unidos expulsam os iraquianos do Kuait. Saddan responde queimando os poços de petróleo, provocando enorme elevação nos preços do petróleo e enorme prejuízo por causa dos desastres ecológicos que acontecem por causa da queima do petróleo.


Carregar ppt "Prof. Jane Ilce. -> Ponto de encontro entre Europa, Ásia e África. -> Foco de tensões geopolíticas. -> Berço das três religiões monoteístas mais importantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google