A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ásia. ÁSIA FÍSICO HIDROGRAFIA ÁSIA POLÍTICO ÁSIA SETENTRIONAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ásia. ÁSIA FÍSICO HIDROGRAFIA ÁSIA POLÍTICO ÁSIA SETENTRIONAL."— Transcrição da apresentação:

1 Ásia

2 ÁSIA FÍSICO

3 HIDROGRAFIA

4 ÁSIA POLÍTICO

5 ÁSIA SETENTRIONAL

6 Zona Glacial Ártica (Rússia). Climas polar e subpolar. Floresta de coníferas – intensamente explorada para obtenção de madeira e celulose. Tundra ao norte. Vegetação rasteira e resistente às baixas temperaturas.

7 ÁSIA SETENTRIONAL – TAIGA (Coníferas)

8 ÁSIA SETENTRIONAL – TUNDRA

9 ÁSIA SETENTRIONAL Extensos rios (Ob, Ienissei e o Lena). Geração de energia elétrica em seus trechos de planalto ao sul. Parte significativa dos cursos dágua permanecem congelados durante o ano. Região ocupada por campos de exploração de petróleo e gás, além de grandes plantações agrícolas que se beneficiam do solo TCHERNOZION.

10 SUDESTE ASIÁTICO

11 Península da Indochina – localizada entre o Golfo de Bengala e o Mar da China Meridional. Península Malaia, entre o Estreito de Málaca e o Mar da China. Arquipélago da Insulíndia, que se estende do Oceano Índico ao Oceano Pacífico Países continentais (Vietnã, Laos, Camboja, Tailândia, Mianmar, Malásia e Cingapura) Países insulares (Indonésia, Brunei, Filipinas e Timor Leste)

12 SUDESTE ASIÁTICO Os baixos planaltos e as planícies são as formas de relevo predominantes. Formação montanhosas, sobretudo,na Indonésia. Predomínio dos climas tropical e equatorial, favorecendo a presença de florestas exuberantes. A Insulíndia abriga a indonésia, onde há grande incidência de vulcões.

13 SUDESTE ASIÁTICO A Malásia, Cingapura, Tailândia e Indonésia, apresentaram elevado crescimento econômico nas décadas de 1970 a 1990, impulsionado pela expansão das transnacionais japonesas e dos EUA. Motivos: - baixo custo da mão de obra e matérias-primas. Capital estrangeiro investido em modernização e educação. Novos Países Industrializados.

14 ÁSIA CENTRAL

15 Composta por cinco países situados a leste do Mar Cáspio: Cazaquistão, Turcomenistão, Tadjiquistão, Uzbequistão e Quirquistão. A região apresenta relevo de planície e planaltos no leste, além de montanhas na divisa com o Oriente Médio (Irã e Afeganistão). A vegetação é constituída basicamente por estepes e espécies típicas de áreas desérticas, em função de predomínio do clima seco.

16 ÁSIA CENTRAL Os rios SYR DARIA E O AMU DARIA, são destaques na rede hidrográfica da região, que é rica em cursos dágua temporários. Região marcada por conflitos favorecem o surgimento de economias e estruturas sociais precárias. Tadjiquistão e o Uzbequistão, países que ocupam, respectivamente, o 126º (0,622) e o 115º (0,654).

17 ÁSIA CENTRAL A exploração do petróleo na Bacia do mar Cáspio é uma perspectiva para o desenvolvimento da região. Os recursos são responsáveis pelo impulso que está ocorrendo nas economias do Cazaquistão e do Turcomenistão, que dividem o controle da bacia do Cáspio com a Rússia, o Irã e o Azerbaijão.

18 ORIENTE MÉDIO

19 Arábia Saudita, Iraque, Síria, jordânia, Líbano, Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos, Catar, Barein e kuwait. O relevo é constituído, em grande parte, por planaltos circundados por montanhas. Planícies entre o litoral e conjuntos montanhosos. Entre os rios Tigre e Eufrates, destaca-se a Planície da Mesopotâmia.

20 ORIENTE MÉDIO Os climas predominantes são o árido e o semiárido. Presença de deserto. População concentrada em cidades como Damasco na Síria e Riad na Arábia Saudita, localizadas em pontos onde existe maior oferta dágua.

21 ÁSIA MERIDIONAL

22 Índia, Sri Lanka, Paquistão, Nepal, Butão e Bangladesh. Apresenta três grandes unidades de relevo: a Cordilheira do Himalaia, o Planalto do Decã e a Planície Indo-Gangética. A Cordilheira do Himalaia situada na fronteira da China com a Índia, o Nepal e o Butão. Mais de 2 mil km de extensão.

23 ÁSIA MERIDIONAL O Planalto do Decã, situado na porção centro-sul da Ásia Meridional. Bastante erodido, suas alturas não ultrapassam 2 mil metros. A Planície Indo-Gangética, situada entre a Cordilheira do Himalaia e o planalto do Decã. O clima é o tropical, sujeito ao regime de monções. Florestas tropicais nas áreas úmidas e de Savanas, nas áreas semiúmidas

24 ÁSIA MERIDIONAL A Índia possui a economia mais importante da região e é possuidora de grandes desigualdades sociais. Desenvolvimento não reflete, na mesma proporção, as melhorias no IDH. Centros tecnológicos em parceria com os EUA e o Japão.

25 ÁSIA DE MONÇÕES

26

27 EXTREMO ORIENTE A China, Japão, Coreia do Norte, Coreia do sul, Taiwan e a Mongólia. No Japão, o relevo é caracterizado pela presença de montanhas recentes, com destaque para o Monte Fuji, com altura superior a 3 mil metros. Possui mais de 200 vulcões. Sofre constantes abalos sísmicos, em função de situar-se na área da falha geológica conhecida como Círculo do Fogo.

28 EXTREMO ORIENTE Climas subtropical e temperado, com influência das monções no Japão e na península da Coreia, favorecendo o desenvolvimento de florestas Subtropical e Temperada. No oeste da China predominam os climas frio de montanha e desértico. Bom nível de desenvolvimento. A região abrange uma das maiores potências econômicas do planeta (Japão) e o país de crescimento mais acelerado do século XXI (a China).

29 EXTREMO ORIENTE A Coreia do Sul e Taiwan também se destacam positivamente pelas suas economias. A Coreia do Norte, república socialista, conserva uma rígida economia planificada. A Mongólia, socialista até 1990 e atualmente um Estado democrático, continua a ser um país subdesenvolvido, cuja população vive da agricultura e do pastoreio.

30 CÍRCULO DO FOGO

31 MAR DE ARAL Cazaquistão e Uzbequistão. Até 1960 = Km².

32 MAR CASPIO Maior lago do mundo. Água Salgada. 371mil Km². Países: Russia, Cazaquistão, Turquemenistão, Irã e Azerbaijão.

33 PASSAGENS MARÍTIMAS ESTRATÉGICAS As passagens marítimas estratégicas possuem grande importância geopolítica e estratégica. Rotas do comércio mundial, fontes de disputas e de iniciativa de controle territorial pelos Estados e, ultimamente, por piratas modernos.

34

35 Estreito de Ormuz

36 Estreito de Málaca

37 Estreito de Bering

38 Golfo de Áden


Carregar ppt "Ásia. ÁSIA FÍSICO HIDROGRAFIA ÁSIA POLÍTICO ÁSIA SETENTRIONAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google